ðHgeocities.com/joseavellar/decima_setima_pagina.htmlgeocities.com/joseavellar/decima_setima_pagina.htmldelayedxoÔJÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÈÀ‘§GOKtext/htmlpaõ0k§Gÿÿÿÿb‰.HFri, 06 Jun 2003 22:31:16 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *oÔJ§G
DICIONÁRIO DA VIDA
DESTAQUES



"...O conhecimento não traz
imediata solução,
mas ilumina o caminho,
indicando a direção!"
(A DESCOBERTA DA TERRA***PARTE6)

*

VEJA:


DICIONÁRIO DA VIDA

CANDIDATOS - POR QUE SÓ ALGUNS PODEM SER?

A MENTIRA NASCE DA VERDADE

CONTAS NO EXTERIOR - PELÉ TAMBÉM NÃO TEM!

FIDEL INCOMODADO - 0 REI DE CUBA NA MIRA DO PAPA

EVASÃO DE DIVISAS - MAIS DÓLARES DENTRO DO QUE FORA

*



A MENTIRA NASCE DA VERDADE

 

*** A verdade vem primeiro, tem vida própria. A mentira vem depois, nasce da necessidade de negar a verdade. Para vencer a mentira é preciso, antes de tudo, identificá-la; é preciso ver como se abusa para fins particulares de entidades respeitáveis como, Deus, Pátria, Liberdade, Democracia e outras. É necessário observar com atenção, por exemplo, como George W. Bush, em nome da liberdade e de um Deus que ele manipula como propriedade particular, mata e arruina milhares de iraquianos, amparado, ironicamente, pela "Operação Liberdade para o Iraque", enquanto Saddan Hussein, tratando Alá de igual para igual, convoca-O a salvar seu reinado, do qual milhões de outros filhos de Alá dariam tudo para se livrarem. (Joesp/at/)

 

*


PELÉ TAMBÉM NÃO TEM!

 

É incalculável o número daqueles que não têm contas no Exterior. Maluf não tem, a governadora Wilma de Faria não tem e agora surge Pelé dizendo que também não tem. 90% dos assalariados também não tem. É o caso de perguntar: como vivem essas ilhotas do Canal da Mancha e do Caribe - os "paraísos fiscais"? Possuem tão poucos habitantes que dá para contá-los nos dedos. Devem ser pessoas riquíssimas, pois se ninguém tem contas nesses valhacoutos de dinheiro sujo, só pode ser delas, os milhões de dolares depositados nos bancos internancionais lá estabelecidos, por sinal, os maiores do mundo. (Joesp/at/)

 

0 REI DE CUBA NA MIRA DO PAPA

 

Fidel Castro, que desde 1959 dirige Cuba qual um monarca medieval, se não está a curto prazo, ameaçado, começa a ser incomodado. Sua exibição de força nos últimos dias, executando três e prendendo dezenas, pode ter assustado muitos cubanos, reduzidos à impotência por quarenta anos de terror, mas, em contra-partida, frustra políticos e intelectuais de prestígio, atraídos por seu carisma e seu antiamericanismo estéril. Fato revelador: estudantes protestando nas ruas contra suas arbitrariedades, como aconteceu na Espanha. Mais ainda: o Vaticano está descontente com seu despotismo. É bom que ele ponha as barbas de molho! João Paulo II não é um cidadão indefeso contra o qual ele pode levar o povo à praça para ouví-lo xingar e gesticular imoderamente durante horas e horas, sem dar à vitima possibilidade de defesa. É difícil que possa tratar o papa com os mesmos xingamentos e gestos furiosos com que habitualmente agride seus adversários. (Joesp/at/)

 

MAIS DÓLARES FORA DO QUE DENTRO

A maior parte do dinheiro do mundo está fora dos países onde foi gerado. Transformado em dólares ele é enviado para a Suíça, Estados Unidos e outros "paraísos fiscais", todos eles, “laranjas” dos grandes bancos internacionais, principalmente, americanos, pois ninguém vai guardar dinheiro em cofres que não tenham por trás de si, poder efetivo para garantí-los. Pode parecer exagerado dizer que existe mais dólares fora, do que dentro de seus países de origem, afirmação que se aproxima da realidade se considerarmos que esses “paraísos fiscais” adredemente protegidos pelo sigilo, abrigam dinheiro das drogas, da jogatina, da prostituição, do tráfico de armas, do superfaturamento de todas as espécies, da enorme quantia de recursos públicos desviados pela alta burocracia estatal, qualquer que seja o regime de governo. Abrigam também muito dinheiro das grandes empresas americanas e de outros países ricos que os leva daqui para ali a fim de sonegar impostos e fugir a riscos imprevistos. Vimos como o abalo do 11 de setembro acabou revelando patifarias de empresas que até então eram tidas como exemplares. Os países atrasados são as maiores vítimas deste inescrupuloso intercâmbio de divisas. O capital que poderia ser localmente investido para reduzir a colossal disparidade entre pobres e ricos, vai especular lá fora, para gozo de seus “donos”. A desconfiança na moeda é tal e tão generalizado é o tráfico de divisas, que qualquer pessoa com um dinheirinho a mais, se sente tentada a enviá-lo para fora. Se no varejo o traficante pode correr algum risco, porque o dinheiro viaja com ele, denunciando-o, no atacado o desvio corre solto pelos caminhos apropriados. Dispõe de complexos esquemas no interior dos bancos, tão artificiosos que hoje ninguém mais teme a quebra do sigilo bancário. Por isso, de uns tempos para cá, os grandes perderam o medo, e, contra todas as evidências, eles mesmos se oferecem para abrí-lo, jurando que não têm um tostão lá fora muito menos contas bancárias. (Joesp/at/)

 

POR QUE SÓ ALGUNS PODEM SER?

 

Não há democracia sem dois direitos inseparáveis: o direito de eleger e o direito de ser eleito, de ser candidato. Nem o direito de eleger, assegurado em quase todas as constituições, existe na prática, pois, pressupondo ele, multiplicidade de candidatos, não pode existir onde exista apenas o partido único, como na Rússia de Stalin, na Itália de Mussolini e ainda hoje, na Coréia do Norte, em Cuba e em muitas outras nações. O direito de se candidatar ao exercício de qualquer cargo político, do mais baixo ao mais alto, embora subentendido nos sistemas pluripartidários, mesmo neles, é tão sabotado que se torna inatingível para 90% das pessoas. E se assim é nesses sistemas, no regime de partido único, tal pretensão é tida como um desafio intolerável. Já imaginaram alguém, estranho aos círculos palacianos, candidatando-se á sucessão de Fidel Castro? A democratização começa pela base. A ascensão a um cargo público escolhido por votação, deveria ser direito de qualquer cidadão. Mas a política se fez tão áspera, que, na prática, os melhores são alijados liminarmente pelo jogo sujo, para facilitar a ascensão dos inescrupulosos. Por que só alguns podem ser candidatos? (Joesp/at/)

 

Veja!
UM ANIMAL PROMISSOR
A DESCOBERTA DA TERRA
*
Pg. inicial
*
Pg. seguinte

***




DICIONÁRIO DA VIDA
compõe-se
de textos atualizados de
UM ANIMAL PROMISSOR (2a.Ed.) e
A DESCOBERTA DA TERRA (2a.Ed.)
(Registros 23.116 e 107.970 no
Escritório de Direitos Autorais.