Pierre Auguste Renoir


O sexto, de sete filhos de um alfaiate, Renoir nasceu em Limonges em fevereiro de 1841. Três anos depois a família muda-se para Paris.
Aos 13 anos de idade entra como aprendiz de pintor de porcelanas decorando pratos e vasos com motivos florais. Perde o emprego pois a fábrica fecha mas graças a seus dons naturais consegue outro emprego como decorador de reposteiros para um estúdio de decoradores.
Estuda na Escola de Belas Artes onde conhece Monet, Sisley e Bazille com os quais começa a pintar ao ar livre no bosque de Fontainebleau.
Expõe pela primeira vez em 1869, juntamente com Degas, Pissaro e Bazille e é a partir dessa época que aparecem as primeiras paisagens "impressionistas".
Em 1887 termina a famosa tela As Banhistas e a partir de 1888 começa a sua luta contra o reumatismo e uma paralisia facial que o fazem procurar locais menos frios para viver e trabalhar.
Alterna, a partir de então, estadas em termas para tratar da doença, verões em Paris e inverno no Mediterrâneo.
Pierre-Auguste Renoir foi considerado o impressionista exuberante, talvez porque a pintura, para ele, era em primeiro lugar e acima de tudo uma fonte de prazer.
A tela chama-se Gabriele e foi pintada em 1907. Se você quiser ver outras telas pintadas por Renoir clique Aqui ou Aqui