Família:  Cobitidae


Ordem: Cypriniformes

 

Nome vulgar: Verdemã

Nome científico: Cobitis taenia (nome dado aos Cobitideos da Europa), em Portugal considera-se a existência de duas espécies: Cobitis paludica (Verdemã do Sul), Cobitis calderoni (Verdemã do Norte)

 

Esta espécie, outrora mais numerosa, encontra-se actualmente muito dispersa em vários cursos de água dos países mediterrânicos. A sua existência nos países ibéricos diminuiu consideravelmente desde que foram generalizadas as introduções de outras espécies muito predadoras como o Achigã, a Perca e o Lúcio. Em Portugal a sua presença faz-se sentir nas bacias hidrográficas do Vouga, Mondego, Tejo, Sado, Mira e principalmente no Guadiana. A norte só em alguns afluentes da margem esquerda do Rio Douro, e mais raramente no Rio Cávado e Rio Minho, parece não aparecer no Rio Lima nem nos seus afluentes.

 

A Verdemã é um peixe muito sensível à contaminação das águas e a sua existência está seriamente ameaçada já que tem vindo a diminuir significativamente. Ainda por cima continua sendo procurada para servir de isco vivo (que em Portugal é proibido, não se pode pescar com peixe vivo), é um peixe mau nadador, por isso facilmente devorado pelos predadores e, segundo algumas estatísticas, existe uma grande desproporção entre machos e fêmeas, em favor destas.

 Habita nas zonas médias e baixas dos rios e albufeiras onde a corrente é fraca com fundos muito arenosos e com vegetação. Possui uma forma cilíndrica muito alongada e de escamas minúsculas e ovais, com uma boca pequena de onde se destacam 3 pares de curtos barbilhos, e debaixo dos olhos exibe uma pequena espinha que é utilizada para tentar defender-se. Apresenta coloração variada, conforme o meio, e com muitas manchas escuras em todo o corpo. Tem a capacidade de poder respirar o ar através de um intestino adaptado para tal.

 É um peixe de pequeno tamanho, normalmente não ultrapassa os 12 cm.

 

A sua alimentação baseia-se em minúsculos invertebrados que encontra na vegetação aquática, larvas de insectos e de diversos detritos orgânicos.

 Para além da grande inferioridade numérica dos machos, estes só possuem um período reprodutivo de pouco mais de 2 anos. A desova efectua-se entre Maio e Julho e cada fêmea poderá produzir um número variável de ovos entre 400 e 1.800.

 


 

 

Diferenciação entre macho e fêmea de verdemã.