"O Corre-Caminho" e uma Lenda Ligada ao Natal

 

O Corre-Caminho (Anthus berthelotti) é uma pequena ave existente nos arquipélagos da Madeira e Canárias, não se encontrando em mais parte alguma do Planeta. No entanto esta ave é diferente nos dois arquipélagos, chamando-se cientificamente Anthus berthelotti madeirenesis a exis­tente na Ilha da Madeira, uma subespécie da exis­tente nas Canárias. Nas Ilhas Desertas temos a espécie do arquipélago vizinho, pelo que podemos afirmar que no nosso arquipélago temos as duas aves.

A subespécie madeirense tem o bico mais comprido do que a das Canárias; de resto a plumagem é praticamente igual. Apresenta um comportamento característico que deu origem ao seu nome: corre à frente das pessoas, só levantando voo para ganhar terreno, voltando a correr mais à frente.

As gentes do campo deram-lhe "o nome de melrinho de Nossa Senhora", criando a lenda que "o Corre-Caminho” tivesse acompanhado a Sagrada Família na fuga da Santa Terra para o Egipto, na missão de lhes apagar as pegadas da areia, para desnortear a perseguição do Rei Herodes”.[i]

 

 



[i] in "Guia de Campo das Aves do Parque Ecológico do Funchal e do Arquipélago da Madeira"- Duarte B. Câmara