Todo computador, ao ser desenvolvido, recebe algumas opções de gráficos, som, conexões externas, etc. que devem ser suficientes e úteis para a maioria dos usuários. Se for necessário aprimorar algumas dessas características, o usuário deve procurar um periférico específico que fará o que ele quer no seu computador, como as famosas placas de vídeo e de som no PC. No MSX não é muito diferente, embora possua em seu projeto original um processador de sons melhor que o de muitos micros, o som produzido pode ficar incomparavelmente melhor com um cartucho para isso. Dando uma pequena olhada no mercado, podemos encontrar um cartucho com projeto 100% nacional, com uma qualidade fantástica e totalmente compatível com o padrão mundial do MSX. Estamos falando do FM SOUND STÉREO, desenvolvido pela Tecnobytes e que já aparece como um grande sucesso.
Este cartucho apresenta características que o diferencia de quaisquer outros existentes no mercado do MSX. Para começar, ele é um produto inédito, pois todas as outras placas de som para MSX funcionam com apenas um canal de áudio, enquanto este possui dois canais independentes que fazem o estéreo real. Para se ter uma idéia da diferença que este recurso faz, basta comparar um filme passando no cinema, que tem som de todos os lados, e um filme passando numa TV monofônica. Não só por esta novidade, mas a qualidade é muito superior aos FM’s japoneses e similares, que parecem ter um som muito abafado. Com o FM SOUND, o computador passa a nos envolver com belíssimas trilhas sonoras de jogos e demos, além do uso dos programas próprios para compor músicas. Outra coisa importantíssima é que este incrível e inédito cartucho foi totalmente desenvolvido no Brasil, mostrando a capacidade de nossos profissionais na área. Por isso mesmo, o FM SOUND STÉREO tem sua patente requeira junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) garantindo assim à Tecnobytes um aparato legal e uso exclusivo do FM SOUND STEREO.
O PRODUTO
O cartucho FM SOUND STEREO é montado na conhecida embalagem plástica tipo cartão 80 colunas, possuindo dois conectores frontais RCA que permitem que este seja conectado a entrada auxiliar de seu equipamento de som e uma chave para ativar ou não a saída do som do PSG pelo FM SOUND. Esta é muito útil quando se deseja ouvir apenas o som de alta fidelidade do FM SOUND, deixando de lado alguns “zumbidos” inconvenientes do PSG. É claro que o FM SOUND STEREO vai ficar muito melhor se ele for ligado em um (bom) aparelho de som, mas ele pode ser usado também no próprio speaker mono do micro. Espero que os felizes compradores do FM SOUND STEREO não façam isso, pois fica tão sem graça quanto o cartucho FM-PAC japonês...
O manual do cartucho é bem elaborado e completo, mostrando desde a instalação do cartucho no computador, até a programação dele pelo MSX-MUSIC e em Assembly, explicando detalhadamente todos os registros e portas de acesso do OPLL (chip de som FM), com direito a vários programinhas exemplo em Basic.
Além disso, acompanha o pacote um disquete com mais de 60 músicas prontas em Basic para o novo usuário delirar com o FM SOUND STEREO.
O MSX-MUSIC
A Panasonic antes de ter lançado no mercado japonês o FM-PAC lançou apenas o PAC (Pana Amusement Cartridge), em português “Cartucho de entretenimento Panasonic”, que servia apenas para gravar ranking, estágio, número de vidas, etc., de no máximo 8 jogos, para isto contava com um programa gerenciador gravado em ROM e uma S-RAM (Statistic RAM) que alimentada por uma bateria que garantia que os dados não se perdessem mesmo com o micro desligado.
Quando surgiu o FM
(isso lá pelos idos de 1988) a
Panasonic uniu o FM mais o PAC nascendo assim o famoso FM-PAC. Portanto, o
FM-PAC nada mais é do que o MSX-MUSIC mais o PAC. Aqui vale ressaltar que o
brasileiro tem uma mania, que no mínimo é engraçada, de dar o mesmo nome a
produtos semelhantes como por exemplo:
Qualquer palha de aço é BOMBRIL, toda lâmina de barbear é
GILETTE e todo cartucho de FM é FM-PAC.
Bom, para você que comprou um cartucho de FM, que lhe foi vendido como um FM-PAC, ai vai uma dica: para ter certeza que seu cartucho é realmente um cartucho FM-PAC, digite o seguinte comando no Basic:
CALL FMPAC
Se aparecer um menu na sua tela em japonês tocando uma musiquinha do jogo ASHGUINE (megarom MSX 2) realmente você tem um FM-PAC, mas se nada disso acontecer, e o Basic lhe retornará uma mensagem (syntax error) você tem apenas o MSX-MUSIC.
Mas não fique triste, pois o FM-PAC há muito tempo não é mais fabricado no Japão. Com o surgimento do MSX 2+, o PAC foi descontinuado, e o MSX-MUSIC (que é o que realmente importa) foi padronizado, passando a vir embutido nos novos micros como o MSX TURBO R. Podemos verificar que o pessoal da Tecnobytes não colocou o PAC no cartucho por motivos bem simples, pois este recurso além de ser opcional, só é utilizado por alguns joguinhos, o que serviria para encarecer o produto final para quem pretende usar o cartucho para aplicações profissionais.
Voltando ao nosso MSX-MUSIC, ele é resultado da padronização criada pela PANASONIC em 1988, que estende o Basic MSX adicionando vários novos comandos para o uso do som de alta fidelidade FM. Alguns dos novos comandos são úteis e fáceis de usar, que até eu, que nunca me interessei pela criação de música no MSX, consegui usar os sons FM e até montar algumas musiquinhas. As extensões do Basic tipo “call” permite ao usuário criar instrumentos, mudar a afinação deles, selecionar instrumentos já existentes, entre outras coisas (ver tabela com os comandos do MSX-MUSIC).
O MSX-MUSIC é muito versátil, permite criar um instrumento editando apenas 8 bytes com suas características sonoras. Isso quer dizer que temos cerca de 256^8 (elevado a oito) instrumentos possíveis. Acho que deve ser o suficiente, certo? Assim como o FM SOUND STÉREO é totalmente compatível com o FM japonês a nível de comandos Basic, é compatível também no hardware, utilizando o poderoso processador de áudio OPLL. O FM SOUND STÉREO traz embutido um poderoso e versátil sintetizador de 9 canais capaz de gerar uma infinidade de sons com uma qualidade e realismo nunca antes visto no MSX. Além de trabalhar em conjunto com o PSG expandindo assim o número total de canais para 12, (9 canais FM + 3 canais PSG). Ainda no MSX-MUSIC o usuário tem a sua disposição 5 peças de bateria (bumbo, tom-tom, caixa, cimbalo e contra-tempo) e 64 instrumentos musicais, sendo que um pode ser redefinido pelo usuário. Com muita facilidade é possível utilizar pianos, guitarras, violinos, flautas e muitos outros instrumentos que já vem programados.
No FM SOUND STÉREO é possível montar uma verdadeira orquestra simultânea dentro de sua casa, como por exemplo:
Canal 1 - Piano 1Pronto! Você agora pode programa-los separadamente, colocando arranjos diferentes em cada instrumento. Sem falar que você ainda pode usar os 3 canais do PSG, que embora não tenha a qualidade de um FM, passam a ser mais versáteis pois podem contar com os mesmos comandos do MSX-MUSIC.
Por seguir à risca os padrões estabelecidos no exterior, o FM SOUND STÉREO conta com muitos programas que aproveitam suas capacidades sonoras de alta fidelidade. Existem mais de 100 jogos que utilizam o som FM, dando um realismo incrível com suas completas trilhas sonoras.
Os demos europeus para MSX 2 e MSX 2+ são verdadeiras sessões de hipnose! Conseguem misturar imagens geradas no vídeo do MSX com sons e músicas que vão desde Enigma até Jean Michel Jarre, em composições lindíssimas!
Antes que o leitor usuário de MSX 1 desista do cartucho, é bom lembrar que este funciona em qualquer micro da linha MSX, e além de dispor dos sofisticados comandos do MSX-MUSIC, tem programas como o MUSICA e o OPLL DRIVER para criação musical. Mas realmente o grande favorecido com o FM SOUND STÉREO é o usuário dos micros MSX 2 e MSX 2+, já que programas como o SYNTH SAURUS combinam os recursos sonoros com as possibilidades gráficas desses micros. Além dele existe também o FAC SOUNDTRACKER PRO, o MGSEL, STUDIO FM, MOON BLASTER, entre outros, e isso sem falar nas coleções de músicas. Enfim, dá para perceber que este cartucho é fora do comum, e é indispensável para os aficcionados em jogos e demos e para quem quer trabalhar com música no MSX.
Para os interessados, o FM SOUND STÉREO encontra-se a venda nos seguintes revendedores*:
TAKERU SOFTWARE – (021) 231-2335
COBRA SOFTWARE – (011) 819-2706
REDESOFT – (011) 463-1690
Veja abaixo alguns programas compatíveis com o FM SOUND STÉREO:
Jogos:
Animal Wars 2, Playball 3, Princess Maker,
Valis 2, Tetris 2, Supre Zelister, Pacmania, Feed Back, Arkamble Dragon, F1
Time Pilot, Jump Hero 2, Phantasy 3, Columbus, MID Garts, etc ...
Demos e Aplicativos:
Disk Station (todos), The Ultimate Rax Demo, FM
FAC Demo, Lighting Demo, Club Guide, Myadock, Saurus Lunch, etc ...
Veja ainda outros programas compatíveis com o FM SOUND STÉREO no anúncio da Tecnobytes desta edição.
O texto acima foi extraído da revista
MSX Top Class, número 2, de 1993.
* O artigo foi publicado na
revista em 1993. O cartucho ainda é fabricado, mas estas revendedoras não
vendem mais o cartucho. O cartucho é encontrado em www.tecnobytes.8k.com e vendido pela
própria Tecnobytes.