Primeira Epístola de Clemente aos Coríntios

Clemente de Roma escreve aos Coríntios para exortá-los a uma vida de santidade.  Convoca-os ao arrependimento e ao cessar de contendas e imoralidades.

 

Capítulo I

A Igreja de Deus que está em Roma, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que são chamados em santificação pela vontade de Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, Graça a vós outros, e paz, do Deus Todo-Poderoso, por meio de Jesus Cristo vos seja multiplicada.

Caros irmãos, devido a acontecimento calamitosos repentinos e sucessivos, os quais nos aconteceram, sentimos ter demorado demasiadamente em voltar nossa atenção aos pontos sobre os quais nos consultaste, mas principalmente com relação aquela sedição vergonhosa e detestável, totalmente repugnante aos eleitos de Deus, os quais umas poucas pessoas audaciosas e auto-confiantes incitaram a tal ponto de loucura, que vosso venerável e ilustre nome, digno de ser universalmente amado, sofreu tão grande dano.

Pois, quem habitou entre vós e não encontrou vossa fé abundante em frutos de virtude tal qual como no princípio fostes estabelecidos? Quem não admirou vossa sobriedade e moderação da vossa piedade em Cristo? Quem não proclamou a magnificência da vossa hospitalidade habitual? E, quem não se regozijou sobre vosso perfeito e bem-fundado conhecimento? Pois fizestes todas as coisas sem acepção de pessoas, e caminhastes sob a meritória direção de Deus, sendo obedientes àqueles que governavam sobre vós, e concedendo a devida honra aos presbíteros entre vós.

Vós chamastes os jovens para serem de sóbria disposição e de ânimo sério; vós instruístes vossas esposas a fazer todas as coisas de forma irrepreensiva, produzindo-lhes assim uma consciência pura de respeito aos seus maridos e dedicada aos seus deveres; e vós as ensinaste que vivendo sob o comando da obediência, deveriam cuidar dos negócios domésticos convenientemente, e ser de todas as maneiras notadamente discretas.

Continua...

J. Marques

Página principal

Suas perguntas, sugestões, observações, e críticas serão bem vindas.  Envie a sua mensagem para marques_brazil@hotmail.com