Epístola de Barnabé

Carta com ritmo forte e intenso, de uma eloqüência inigualável, ainda que com linguagem pouco rebuscada, possui elucidações magníficas de trechos do Antigo Testamento, e nos traz ensinamento cristãos válidos para todos os tempos.  Apesar do nome que a epístola leva, é improvável que o próprio Barnabé, companheiro de Paulo, tenha escrito esta Carta.

 

Capítulo I

Salve, a vós irmãos e irmãs, no nome do Senhor Jesus Cristo, que nos amou em paz!  Percebendo que os frutos divinos da justiça abundam em vós, regozijo-me excessivamente e sobremaneira em vosso espírito próspero e virtuoso, pois tendes com efeito recebido o dom espiritual em vós enxertado.  Pelo que também me alegro em meu íntimo ainda mais, na esperança de ser salvo, pois percebo verdadeiramente em vós o Espírito que emana do amor do nosso rico Senhor.

O grande desejo de ver-vos enche-me de admiração ao vosso respeito.  Disto estou persuadido, e totalmente convencido em minha própria mente, que desde que conversei convosco passei a entender muitas coisas, porque o Senhor me tem guiado no caminho da justiça.  Assim, estou também preso à mais rigorosa obrigação de amar-vos acima de minha própria alma, pois grande é o amor e a fé que habita no meio de vós, enquanto aguardam com esperança a vida que Ele prometeu.

Tendo isso em vista, pois, devo incomodar-vos e falar um pouco daquilo que eu mesmo recebi, ser-me-á grande recompensa ministrar a tais espíritos, eu logo me apressei para vos escrever para que, juntamente com vossa fé, pudésseis ter conhecimento perfeito.

As doutrinas do Senhor, pois, são três: a esperança de vida, seu início e fim.  Pois o Senhor nos fez conhecer pelos profetas assim as coisas do passado como as do presente, dando-nos também as primícias do conhecimento das coisas que hão de vir, as quais, à medida que vemos ser cumpridas, uma a uma, devemos ainda com mais abundante fé e elevação de espírito nos aproximar dEle com reverência.

Assim, eu, não como vosso mestre, mas como um de vós, vou expor algumas coisas, pelas quais, nas circunstâncias atuais, sereis ainda mais jubilosos.

Continua...

J. Marques

Página principal

Suas perguntas, sugestões, observações, e críticas serão bem vindas.  Envie a sua mensagem para marques_brazil@hotmail.com