Clemente de Roma
Introdução
Clemente é mais conhecido pela sua Epístola aos Coríntios, tida por muitos como Escritura Sagrada até o 4º século. Em sua carta, Clemente nos dá uma boa visão de como era organizada a Igreja Primitiva, no que cria, e como vivia. Clemente urge aos coríntios a cessar suas prática imorais e arrepender-se de sua vida vã.
Sua vida
Pouco se sabe sobre sua vida e obra. Clemente foi bispo de Roma até aproximadamente o ano de 101 A.D. (Anno Domini - ou Era do Senhor). Clemente, em sua Carta aos Coríntios, apela para a restauração da paz, harmonia e ordem naquela Igreja. Em sua época, Clemente estava atuando como o cabeça da Igreja. Sua carta revela a estatura de crente que era e traz à tona a autenticidade da vida cristã.
Sua morte
Não se sabe ao certo quando ele morreu, certamente no início do segundo século. Acredita-se que Clemente Romano foi vítima da perseguição durante o governo de Domiciano. Ele e outros diversos cristãos foram mortos pela fé que professavam.
Conclusão
É comum ver-se na história dos irmãos a resistência e força desses homens e mulheres, assim os que ocupavam posições importantes na Igreja, como também os mais simples. Clemente é mais um exemplo de fé e perseverança que deve inspirar a nós, a posteridade, a viver uma vida de fé mais firme, e menos cambaleante.
J. Marques
Suas perguntas, sugestões, observações, e críticas serão bem vindas. Envie a sua mensagem para marques_brazil@hotmail.com