Deus falou
"1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo."Hb 1:1,2
Introdução
Aparentemente, uma dessas duas coisas está acontecendo: ou Deus não mais fala com o homem, ou o homem não consegue mais ouvir a voz de Deus (se por não querer, não gostar, não entender, ou não poder, isso importa pouco). As Escrituras, entretanto, afirma que Deus falou e ainda fala, talvez, agora, de forma mais veemente.
Deus falou
Isto é grande! "Deus falou", diz o autor de Aos Hebreus. Ele falou quando perguntou a Adão: Gn. 3:9 "Onde estás?" . O homem havia pecado, Deus sabia disso, mas, como se não o soubesse, perguntou: "Onde estás?". O ressoar desta pergunta, feita há milhares de anos atrás, está bem presente hoje. Deus, mesmo sabendo da tua condição, te pergunta: "Onde estás? Por que te escondes de mim? Fiz eu algum mal para ti? É do teu pecado que deves te esconder. Quanto a mim, que posso resolver o teu problema, apresenta-te, e não te escondas!". A voz desse Deus que "falou" é deveras intensa, pois, mesmo após tanto tempo "fala" tão fortemente ao coração do homem! O que respondes a Ele? Adão respondeu: "... escondi-me, porque tive medo de ti..." Deus respondeu querendo dizer: "Por que tiveste medo de mim? Fiz eu algum mal para ti? Planejei eu alguma cilada para ti? Eu te amo, és a jóia da minha criação, te perdoarei, não te abandonarei.". Assim diz o Senhor a esta geração.
Deus falou de novo
Onde está teu irmão? A sua resposta será como a de Caim? Ele sabia onde seu irmão estava, e em que situação se encontrava, mas fingiu não saber (isso lhe traria compromisso) quando disse: não sei. Sou eu por acaso guarda do meu irmão? Você é responsável pelo seu irmão, pelo seu próximo, por essa razão Deus pergunta hoje para você: onde está teu irmão. Ama o teu próximo como a ti mesmo, disse Deus. Assim estava Ele dizendo: cuida dele, como de ti mesmo. Mas nos esquivamos, como se não soubéssemos quem seja o nosso próximo. Depois de Caim, Jesus, o Filho de Deus traz a mesma mensagem de novo ao homem (quem sabe o homem tivesse aprendido depois de milhares de anos desde Caim). Mas, o homem lhe pergunta: quem é o meu próximo? E Jesus lhe conta a parábola chamada de "o bom samaritano". Com isso Ele respondia: o teu próximo é aquele que precisa de ti (e não precisa perguntar se ele é amigo ou inimigo, se é rico ou pobre, se é feiticeiro ou adora a Deus, se...), importa apenas que é um ser humano que necessita da tua ajuda como um que representa Deus aqui.