Monarquianismo
Surgimento
Crença surgida no segundo século de nossa era, rejeitava o trinitarianismo numa tentativa de resguardar a unidade de Deus. Para os seus seguidores, trinitarianismo era o mesmo que politeísmo. Tendo se tornado muito popular entre os cristãos da época.
Seu Ensino
A exemplo do arianismo, o monarquianismo chegou a dividir-se em duas grandes correntes: o adocionista, ou dinâmico, o qual afirmava que Jesus nem sempre foi Deus, mas era divinamente 'energizado', chamado de o Filho de Deus; e, o modalista, que também era chamado de sabelianismo ou patripaixonismo (o pai sofre) que afirmava que o Pai e o Filho eram apenas 'modos' ou 'formas' de um mesmo ser.
Há, em nossos dias, pensamento semelhantes ao monarquianismo. Essas novas formas dizem que Jesus era apenas um profeta, ou que Jesus era apenas um anjo de Deus, ou ainda um mensageiro especial. Em geral, isso acontece pelo zelo ao nome e integridade de Deus. Infelizmente, negam o que de mais preciso esse Deus que pensam "proteger" tem: Jesus Cristo. Devemos nós, os cristão, ter zelo semelhante, porém, com a unidade de Deus, o Pai e o Filho pelo Espírito Santo para que possamos mostrar ao mundo suas obras.
Repercussão
Tertuliano (criador da doutrina da Trindade) e Hipólito de Roma foram os maiores opositores deste movimento.
J. Marques
Suas perguntas, sugestões, observações, e críticas serão bem vindas. Envie a sua mensagem para marques_brazil@hotmail.com