ACERVO |
memóriasonline
Home Novidades Acervo
|
Alunos do último ano da Faculdade Anhembi Morumbi desenvolveram um livro ilustrado, cd-rom, cartazes e outros materiais sobre a antiga Cia. O site do Memórias foi uma das principais referências para a concretização do projeto. Confira abaixo a entrevista com o estudante Fábio Goulart, um dos componentes do grupo.
Memórias: Como surgiu a idéia e por que rever a Vera Cruz? Fábio: A idéia surgiu em novembro de 1998 quando ouvimos falar que a Vera Cruz iria voltar a produzir filmes. Como nós, estudantes universitários temos tudo a ver com a cultura, sobretudo a cultura brasileira e principalmente o cinema nacional, resolvemos fisgar esse tema que, após pesquisa de campo, foi constatado que era de grande interesse de nosso público alvo: estudantes de comunicação em geral, cineastas e cultuadores do cinema. O histórico da Vera Cruz é muito interessante e revelou muitos nomes e títulos de filmes que ainda hoje são refilmados e se encontram nas locadoras de vídeo, além do fato de existir pouco material sobre este tema. M: Por quantas pessoas é formada a equipe que produziu os produtos? F: O
grupo Epopéia é formado por (ex)alunos do último ano (4 M: Qual o resultado do trabalho? O que pretendem fazer daqui para frente? F: O resultado foi um estudo profundo sobre o histórico da Vera Cruz baseado na tese de Maria Rita Galvão especialista no assunto e autora do livro Burguesia e Cinema: O caso Vera Cruz (além de muitas outras fontes), e a concretização real de todos os nossos produtos: Livro histórico ilustrado, CD-ROM, Calendário comemorativo (50 anos), Áudio Visual (com 3 retroprojetores), Bloco de Anotações, Kit-Imprensa, Cartazes, Banners e nossa apresentação que se deu no dia 04/11/99 (um dia após a data de 50 anos da Vera Cruz). Nossa meta era transformar esses produtos acadêmicos em produtos reais, no entanto encontramos uma grande dificuldade no acesso de imagens tanto pelo MIS que possui 80% do acervo de fotos da Vera Cruz, quanto por parte da TV Cultura que cobra por quase tudo que é consultado. O grande problema em tornar esse projeto viável são os direitos autorais de imagens (que não possuímos) e a obstrução de informações do MIS que está envolvido no projeto Vera Cruz e que deve considerar nosso trabalho acadêmico um concorrente para o Projeto Nova Vera Cruz. M: Qual a importância de Memórias On Line nesse projeto? F: Memórias foi nosso primeiro contato com informações sobre a Vera Cruz. Um site que desde sua inauguração teve nosso acesso para consultas (pois está sempre atualizado), para novidades e até mesmo para apoiar nosso projeto. O site faz parte de nosso projeto e consta em nossa bibliografia como se fosse uma "participação especial". * Reprodução da capa do livro criado pelo grupo Epopéia. A obra da capa, Asas da imaginação, pertence à Alice Vilhena.
[volta] |