Oração do Juma

Allah diz no Cur'ane: "Ó crentes! Quando for feito o chamamento (azan) para o sallah no dia de Juma (sexta-feira), ide depressa para a recordação de Allah, e deixai o negócio. Isto é melhor para vós, se soubesseis! E quando o  Sallah acabar, dispersai-vos pela terra e procurai a graça de Allah. E lembrai-vos muito de Allah para que possais ter sucesso e prosperidade. (Cap.62, vers.9-10)."

Tariq Ibn Shihab narra que o Profeta (S.A.W.) disse: "O Sallah congregacional de Juma é obrigatório para todos os muçulmanos, excepto para o escravo, a mulher, a criança e o doente." 

O Profeta (S.A.W.) diz: "Quem deixar três Jumas consecutivos por desleixo, Allah vai selar o seu coração." (Relato de Ashabus-Sunan)

O Profeta (S.A.W.) disse: "Perante Allah, sexta-feira é o dia mais excelente e mais distinto entre os dias da semana. É tão virtuoso que até supera o Idul-Fitre e o Idul-Adhá. A sua superioridade é devido aos seguintes méritos: 1-Allah criou Adam numa sexta-feira; 2-Enviou-o para a terra (como seu Khalifa), numa sexta-feira; 3-Adam faleceu numa sexta-feira; 4-Nela há uma hora abençoada, durante a qual Allah dá à pessoa tudo o que esta Lhe pede desde que não seja Harám; 5-O quiyámah (fim do mundo) ocorrerá numa sexta-feira. (Relato de Ibn Mája)

O Profeta (S.A.W.) disse: "Quem toma banho na sexta-feira e purifica-se completamente, utiliza óleo e perfume, a seguir vai ao Massgid e toma o seu lugar, sem empurrar ou incomodar as pessoas, e depois faz o Sallah, a seguir escuta atenciosamente o Khutba, esse terá todos os seus pecados cometidos perdoados, desde a sexta-feira passada." (Relato de Al Bukhari e An-Nassai)