Glossário de
Escalada em
ROCHA Climbing Brazil
Dicas Práticas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Este vocabulário lista os principais termos técnicos usados em São Paulo. Em alguns casos, indico também os termos eqüivalentes empregados em outros estados brasileiros ou em outros países. Se você tiver algo a acrescentar ou corrigir nesta lista, escreva para mgrego@oocities.com.

Veja também:


Academia de escalada - Lugar onde há muros artificiais de escalada. Em inglês, climb gym.

Aderência - Escalada sobre rocha lisa, sem agarras, usando apenas a aderência entre a sapatilha e a rocha e entre as mãos e a rocha

Agarra - Saliência na rocha; pode-se segurar ou pisar nela

Alumahead - Veja head

Ancoragem - Qualquer um dos dispositivos usados para prender o sistema de segurança, o escalador ou a corda de rapel à rocha

Ancoragem fixa - Aquela que é instalada pelo conquistador (na escalada tradicional) ou pela pessoa que equipou a via (na escalada esportiva) e não mais retirada. Em geral, é feita com grampos ou pitons.

Ancoragem móvel - Aquela que é colocada por um dos escaladores e retirada pelo outro. Em geral, é feita com entaladores.

Ancoragem natural - Ancoragem montada apenas com uma fita, atada a uma árvore ou a um bico de pedra, por exemplo.

Angle - Piton feito com uma chapa metálica dobrada em U.

Aproximação - Deslocamento do escalador até o início da escalada.

Ascensor - Dispositivo que, quando engatado na corda, permite que ela deslize através dele apenas em uma direção. Serve para deslocamento em corda fixa, para içamento de cargas e para auto-segurança.

Assegurador - Aquele que dá segurança.

ATC - Air Traffic Control, descensor e dispositivo para segurança fabricado pela Black Diamond.

Auto-segurança - Técnica de segurança que não depende de uma segunda pessoa para manejar a corda. Usada na escalada em solo.

Auto-seguro - É como os paranaenses chamam a solteira.

Auto-resgate - Conjunto de técnicas que permitem, a uma equipe de escaladores, abandonar a via numa situação de dificuldade anormal - chuva, neve, uma pessoa ferida, desabamento, perda de material etc. É conhecimento obrigatório para todos os que praticam a escalada de vias longas.

Para Cima!


Baby Angle - Angle pequeno.

Backtie - Em situações de movimentação em corda fixa (típicas da modalidade big wall), é o nó de backup que prende o escalador à corda para segurá-lo caso os ascensores se soltem.

Backup - Ponto de ancoragem adicional que só recebe carga se um dos outros pontos se soltar.

Ball Nut - modelo de SLWD comercializado pela Lowe.

Bandoleira - Dispositivo feito com fitas e usado para carregar o material de escalada pendurado nos ombros. Em inglês, rack.

Belay monkey - Na escalada esportiva, é a pessoa que não escala - só dá segurança para o escalador que está trabalhando a via.

Beta - Dicas sobre uma via. Running beta é quando alguém vai dando dicas à medida que o escalador sobe.

Big wall - Modalidade de escalada praticada em grandes paredões verticais, com uso intenso de progressão em artificial e pernoite na parede.

Bigbro - Dispositivo de ancoragem de formato tubular, para uso em off-width.

Birdbeak - Micropiton cujo desenho lembra a cabeça de um pássaro. A Black Diamond fabrica um modelo equivalente chamado Pecker.

Bivaque - Em escalada, é o pernoite na parede, seja num patamar ou num portaledge.

Blob - o mesmo que head

Bong - Angle enorme, hoje totalmente em desuso

Boulder - Bloco de pedra com alguns poucos metros de altura. Modalidade de escalada praticada sem corda e sempre perto do chão.

Bouldrier - No Rio de Janeiro, é como é chamada a cadeirinha de escalada comum. Em outros lugares, designa um tipo de cadeirinha que prende o escalador pelas coxas e também pelo peito.

Bugaboo - Knifeblade grande.

BWP - Body Weight Placement, ancoragem que não suporta choque, apenas o peso do escalador; é usada apenas em escalada artificial.

Para Cima!


Cadeirinha - Dispositivo feito com fitas que prende o escalador pelas coxas e pela cintura. É na cadeirinha que é presa a corda de segurança.

Cam - Veja SLCD.

Camalot - Modelo de SLCD fabricado pela Black Diamond.

Cam-Hook - Dispositivo de ancoragem para fendas estreitas e rasas (BWP). Mantém-se no lugar graças ao esforço de torção provocado pelo peso do escalador.

Chaminé - Fenda larga o bastante para que o escalador entre inteiro dentro dela. A escalada é feita pressionando-se as duas paredes da chaminé simultaneamente em direções opostas.

Chapeleta - Peça metálica que vai presa ao grampo de expansão. Possui um orifício para engate de um mosquetão.

Chockstone - Pedra entalada numa fenda. Dependendo da situação, a chockstone pode ser usada como ancoragem natural.

Circlehead - Veja head.

Conquista - Estabelecimento de uma nova via de baixo para cima, com segurança dada por baixo.

Copperhead - Veja head.

Costura - Cada um dos pontos de proteção intermediários por onde passa a corda. É também o nome de um conjunto de uma fita e dois mosquetões empregado para ligar a corda ao ponto de ancoragem, às vezes chamado de costura expressa (em inglês, quick draw).

Cordada - Equipe de escaladores (geralmente dois ou três) unidos entre si por uma ou mais cordas.

Croquis - Diagrama que representa a via. Um bom croquis deve indicar claramente o caminho a seguir na parede, o tipo de proteção a ser usado, o grau de dificuldade de cada trecho, os pontos de parada, eventuais patamares para bivaque e as possíveis vias de descida. Nos Estados Unidos, se diz topo.

Crux - Lance-chave, o lance mais difícil da via.

Para Cima!


Descensor - Dispositivo usado para descer deslizando pela corda, em rapel. Alguns servem também para segurança.

Drilled Angle - Angle martelado num buraco aberto com broca, geralmente em arenito. É uma má opção de ancoragem mas, mesmo assim, é comum no Sudoeste dos Estados Unidos.

Para Cima!


Enfiada de corda - Em vias mais longas do que o comprimento da corda, o guia escala até um determinado ponto e, então monta uma parada e passa a dar segurança para o participante, até que ele também chegue nesse ponto. Esse processo é repetido quantas vezes for necessário, até o final da via. Cada um dos trechos entre duas paradas é uma enfiada de corda. No Rio de Janeiro, chama-se esticão.

Entalada - Técnica que consiste em escalar entalando os dedos, as mãos, o punho ou os pés em fendas.

Entalador - Dispositivo de ancoragem que é instalado em fendas sem o uso de martelo. Há uma enorme variedade de desenhos e marcas de entaladores como, por exemplo, nuts, friends, tri-cams, hexcentrics, bigbros etc.

Equalização - Técnica que consiste em associar vários pontos de ancoragem de modo que a carga se distribua entre eles.

Equipar - instalar ancoragens (fixas ou móveis)

Escalada alpina - Modalidade praticada em montanha, sempre em vias longas e com eventual presença de gelo.

Escalada artificial - Técnica em que o escalador se apóia no equipamento para progredir. Veja também escalada livre.

Escalada limpa - Escalada com o uso apenas de proteção móvel.

Escalada livre - Técnica em que o escalador se apóia apenas nas saliências naturais da rocha para progredir. Veja também escalada artificial.

Escalada mista - Modalidade praticada em paredes rochosas parcialmente cobertas de gelo. A via inteira, incluindo os trechos de rocha, é escalada com equipamento para gelo.

Esticão - No Rio, significa enfiada de corda. Em Minas Gerais, significa um trecho sem proteção na via (runout).

Estribo - Escadinha, geralmente feita de fitas, em que o escalador apóia os pés na escalada artificial.

Para Cima!


FCU - Four-Cam Unit, modelo de SLCD fabricado pela Metolius.

Flash - Na escalada esportiva, é quando o escalador consegue subir uma via inteira, com segurança por baixo, sem cair, sem se apoiar nas ancoragens para descansar e sem ter ensaiado a via previamente.

Free solo - Escalada feita sem a corda de segurança em situações em que uma queda levaria provavelmente à morte do escalador.

Friend - Modelo de SLCD fabricado pela Wild Country.

Para Cima!


Grampear - Instalar um grampo na rocha.

Grampo - Dispositivo de ancoragem permanente que é instalado num furo aberto com broca na rocha.

Grampo de expansão - O modelo mais usado no mundo. É formado por uma bucha metálica que se expande durante a instalação, prendendo-se fortemente à rocha. Existe em vários tamanhos, adequados a diferentes tipos de rocha. Os melhores são de aço inoxidável.

Grampo P - Grampo de fabricação artesanal, em forma de P, encontrado apenas no Brasil. É muito usado por ser barato, resistente e ainda permitir a passagem direta da corda pelo olhal para descida em rapel. Mesmo assim, seu uso não é recomendável por dois motivos: 1- sendo um produto artesanal, não passa por nenhum controle de qualidade, o que significa que pode haver falhas no material, especialmente na solda; 2- seu olhal para engate é largo demais, o que pode provocar a abertura acidental do mosquetão durante uma queda do escalador. Quando se prende uma costura expressa num grampo P, é obrigatório inverter o mosquetão superior para evitar esse problema.

Grampo de fixação por resina - É o melhor modelo hoje disponível, especialmente para uso em arenito, rocha em que os grampos de expansão não funcionam bem. O grampo, de aço inoxidável, é colado na rocha com uma resina especial.

Grigri - Dispositivo para segurança com corda fabricado pela Petzl. Permite, ao assegurador, soltar as mãos da corda sem comprometer a segurança do escalador.

Guia - Na escalada tradicional, é quem escala primeiro, montando o sistema de segurança.

Gym - Academia de escalada, lugar onde há muros artificiais.

Para Cima!


Hangdog - Na escalada esportiva, é o ato de ensaiar a via com segurança por baixo, caindo seguidas vezes.

Hardware - Todo o material metálico usado na escalada.

Haulbag - Saco usado para içar material em big wall.

Hauling - Içamento de material.

Head - Dispositivo de ancoragem (BWP) para escalada artificial, também chamado de blob. Possui uma cabeça de metal maleável presa a um cabo de aço com uma alça na ponta para engate de mosquetão. A cabeça é martelada e molda-se ao relevo da rocha, fixando-se a ela. Quando a cabeça é de alumínio, chama-se alumahead. Quando é de cobre, copperhead. Quando o cabo é circular - para uso em tetos - chama-se circlehead.

Heading - Escalada artificial com colocação de heads.

Headlamp - Lanterna de testa, equipamento obrigatório em vias longas.

Hex - Veja Hexcentric.

Hexcentric - Entalador formado por uma cabeça de alumínio em forma de prisma de base hexagonal irregular e um cordim. Em fendas horizontais, a cabeça é instalada de tal forma que a carga tende a fazê-la girar, travando-a mais fortemente.

Hook - Nome genérico para uma enorme variedade de ganchos metálicos usados para progressão em artificial (BWP).

Hueco - Buraco no arenito. Funciona como agarra e, às vezes, permite a colocação de proteção.

Para Cima!


Jumar - Marca dos primeiros ascensores a ser fabricados (na Suíça), nos anos 60. O nome virou sinônimo de ascensor.

Jumarear - Subir pela corda fixa com ascensores.

Para Cima!


Knifeblade - Piton para fendas bem finas (alguns milímetros), feito com uma chapa metálica dobrada em L.

Para Cima!


Lance-chave - O lance mais difícil da via, crux.

Limpar a via - Recolher o material de proteção instalado na via. Isso geralmente é feito pelo último escalador da cordada.

Livro de cume - Caderno deixado no cume de algumas montanhas para que os escaladores possam registrar seus nomes e comentários.

Lost Arrow - Piton com perfil em forma de T, para fendas horizontais bem finas.

Lycra monkey - Escalador esportivo.

Para Cima!


Magnésio - O pó branco usado pelos escaladores para secar os suor das mãos é o carbonato de magnésio, que a maioria das pessoas chama simplesmente de magnésio.

Malha rápida - Dispositivo semelhante a um elo de corrente que é fechado com um uma trava de rosca. Por ser mais barato do que um mosquetão, é às vezes empregado em ancoragens de rapel ou de parada. Há também modelos triangulares, trapezoidais e em forma de meia-lua, usados em espeleologia e outros esportes. Em francês, maillon rapide

Mosquetão - Anel metálico em forma de D ou O. Um dos lados possui um segmento móvel, o gatilho, que se abre para permitir a passagem da corda.

Mosquetão com trava - Aquele que possui uma trava com rosca ou de engate rápido para evitar a abertura acidental do gatilho

Mosquetão de base - Também chamado de mosquetão de parada, HMS ou UIAA, é um modelo grande, em forma de pera, útil nas ancoragens de parada e também para a montagem de segurança com o nó UIAA.

Muro artificial - Parede, geralmente de concreto ou madeira, com agarras artificiais para escalada.

Para Cima!


Nailing - Escalada artificial com colocação de pitons.

Nut - Entalador em forma de cunha.

Para Cima!


Off width - Fenda larga demais para uma entalada de punho e estreita demais para ser escalada em chaminé.

Oito - Descensor em forma de 8.

On sight - Na escalada esportiva, é quando alguém escala uma via na primeira tentativa, com segurança por baixo, sem cair, sem se apoiar na proteção para descansar, sem ter visto alguém escalando essa via antes e sem ter recebido um beta de outro escalador.

Oposição - Técnica de escalada em que o escalador pressiona a rocha com os pés numa direção enquanto puxa com as mãos na direção oposta. Outros nomes: layback, técnica Dülfer.

Para Cima!


Parada - Na escalada tradicional, é uma ancoragem reforçada onde o guia pára no final de uma enfiada de corda. As ancoragens de parada são a base de todo o sistema de segurança. Por isso, recomenda-se que elas sejam montadas com equalização em múltiplos pontos.

Participante - Na escalada tradicional, é quem escala em segundo lugar na cordada.

Pecker - Veja Birdbeak.

Pêndulo - Técnica de escalada artificial que consiste em pendular, preso pela corda, de modo a alcançar um fenda ou um patamar a uma certa distância.

Piton - Dispositivo de ancoragem que é martelado em fendas na rocha. Na escalada livre, o piton é usado, em geral, como ancoragem fixa. Na escalada artificial, também funciona como ancoragem móvel. O piton estraga as fendas. Por isso, seu uso como ancoragem móvel deve ser evitado sempre que possível. Há pitons em vários formatos e tamanhos diferentes, com nomes como Angle, Knifeblade, Lost Arrow, Bong, Birdbeak, Bugaboo etc.

Pitonagem - Escalada artificial com colocação de pitons. Em inglês, nailing.

Pitonar - Instalar pitons.

Portaledge - Barraca suspensa usada para dormir na parede.

Proteção - Em geral, esse termo se refere aos pontos de costura a ser utilizados na montagem do sistema de segurança.

Prusik - É o nome de um nó, do cordim usado para fazê-lo e também, supostamente, do escalador que o inventou.

Para Cima!


Quadcam - Modelo de SLCD fabricado pela Hugh Banner.

Para Cima!


Rack - Veja bandoleira.

Rad - Radical; nos Estados Unidos, é escalador esportivo.

Rapel - Descida pela corda. Em outros idiomas, se escreve rappel, com dois Ps. Em inglês britânico e em alemão também se diz abseil.

Rapelar - Descer em rapel.

Redpoint - Na escalada esportiva, é quando alguém escala uma via inteira com segurança por baixo, sem cair e sem se apoiar na proteção para descansar.

Runout - Trecho sem proteção na via.

Rurp - Realized Ultimate Reality Piton, piton com o tamanho e o formato de uma lâmina de barbear (das antigas) para uso em fendas horizontais muito finas (BWP).

Para Cima!


Saca-nut - Dispositivo para a remoção de entaladores. Também serve para limpar fendas obstruídas por terra ou neve.

Sapatilha - A sapatilha para rocha tem sola de borracha lisa e muito aderente. Há modelos diferentes para cada modalidade de escalada.

Segurança - Ato de fornecer ou recolher a corda presa ao escalador e, em caso de queda, travá-la rapidamente.

Segurança clássica - Técnica de segurança que dispensa o uso de aparelhos. Quase não é mais usada. A queda é freada pelo atrito da corda com o corpo do assegurador.

SLCD - Spring Loaded Camming Device, tipo de entalador que se prende à rocha por um sistema de abas rotativas tracionadas por molas. Há uma enorme variedade de modelos com nomes como Friend (o primeiro e o mais conhecido), Camalot, TCU, FCU, Alien, QuadCam etc. Nos Estados Unidos, também se diz cam. É comum chamar todos os SLCDs de Friends.

SLWD - Spring Loaded Wedging Device, tipo de entalador que se prende à rocha por um par de cunhas deslizantes tracionadas por molas. O modelo mais conhecido é o Ball Nut, da Lowe.

Software - São as fitas e cordas usadas na escalada.

Solo - Escalada solitária, com ou sem auto-segurança.

Soloist - Dispositivo de auto-segurança da Rock Exotica.

Solteira - Fita ou pedaço de corda usado para prender o escalador a uma ancoragem. No Paraná, é chamada de auto-seguro.

Para Cima!


TCU - Modelo de SLCD fabricado pela Metolius.

Tesoura - Técnica de progressão em chaminé larga em que a perna esquerda e o braço esquerdo apoiam-se na parede esquerda, enquanto a perna e o braço direitos pressionam a parede direita na direção oposta.

Thin nailing - Pitonagem em fendas muito finas.

Tirolesa - Travessia horizontal numa corda fixa.

Top rope - Sistema de segurança em que a corda que protege o escalado vem de cima, de modo que não há possibilidade de quedas com choque.

Topo - Veja croquis.

Trad - Nos EUA, é o escalador tradicional, não esportivo.

Trade route - Nos EUA, é uma via muito trafegada.

TriCam - Modelo de entalador comercializado pela Lowe.

Para Cima!


Vaca - queda severa.

Verglas - Camada fina de gelo sobre a rocha.

Via - O caminho por onde se escala. Em inglês, route.

Para Cima!


Z - Piton feito com uma chapa metálica dobrada em Z.

Para Cima!

.

Glossário
sobre Gelo
Modalidades
de escalada
Climbing Brazil
página inicial
Geocities
Yosemite

© - O texto e as fotos desta página são da autoria de Maurício Grego. Seus comentários e sugestões são bem vindos. Página atualizada em Dez/98.