Climbing
Brazil

Livros
Recomendados
Manuais Técnicos
Histórias de Aventuras
Catálogos de Vias
Outros Livros
Videos

Esta é uma lista de livros que eu li e dos quais gostei. Aqueles que estão em inglês podem ser comprados via Internet (procure pelas livrarias na página de Links do Climbing Brazil). No final, descrevo também alguns vídeos de escalada.

Maurício Grego - mgrego@oocities.com


Manuais Técnicos  Para Cima!

Com Unhas e Dentes, do Sérgio Beck, é um bom manual de escalada, e também o único em português. Completo e atualizado, pode ser adquirido nas lojas de equipamentos ou diretamente do autor. Os telefones são (011) 217-7137 e (011) 294-6596.

Mountaineering - The Freedom of the Hills - o Freedom é, na minha opinião, o melhor manual de montanhismo do mundo. Cobre todos os tópicos, desde escalada artificial em rocha até travessias sobre geleiras. É publicado por The Mountaineers, o segundo maior clube de montanhismo dos Estados Unidos, com sede em Seattle, no estado de Washington.

Big Walls da série How to Rock Climb (Chockstone Press) - é um livro muito bom sobre escalada de big wall. Os autores são o John Long e o John Middendorf, duas feras no assunto. O Middendorf tem um site na Internet específico sobre big wall (veja na seção de Links do Climbing Brazil).

The I Hate to Train Performance Guide for Climbers, da Nancy Prichard é outro volume interessante a mesma série (How to Rock Climb, da Chockstone Press). É um pequeno guia de treinamento para quem não tem muito tempo para isso. A Nancy é aquela loira com chapéu de caubói que aparece escalando em Hueco Tank no vídeo Moving Over Stone II.

How to Climb 5.12, do Eric Hörst, também da série How to Rock Climb (Chockstone Press) - Se você é escalador esportivo, esse é o seu livro. O Hörst aborda em detalhes seu método de treinamento para atingir os graus superiores da escalada. Antes que você pergunte, eu li o livro, mas não escalo 5.12, o que mostra, mais uma vez, que nenhum livro faz milagres. É preciso treinar, treinar, treinar e escalar muito para chegar lá. Ainda assim, considero esse um bom livro.

Ice World, de Jeff Lowe (ed. The Mountaineers), é o melhor manual de escalada em gelo que conheço. Lowe aborda tanto escalada alpina como em cachoeiras congeladas. Ele conta a história do desenvolvimento dessas modalidades, explica como funciona a graduação de vias em gelo e descreve em detalhes as técnicas e os equipamentos envolvidos. No final, apresenta uma visão geral de algumas das melhores áreas de escalada em gelo do mundo.

Wilderness Search and Rescue, do Tim Setnicka, é a bíblia do resgate em montanha. É publicado pelo Appalachian Mountain Club, de Boston. Com 640 páginas, ele praticamente esgota o assunto. Aborda desde como procurar uma pessoa perdida na mata até como usar o helicóptero num resgate em parede. Apesar de ser um livro antigo (anos 70?), os princípios expostos nele continuam valendo. O Tim trabalhou durante muito tempo na equipe de resgate de Yosemite. No livro, ele conta muitas histórias de resgates espetaculares na Sierra Nevada. Só elas já valem a leitura.


Histórias de Aventuras  Para Cima!

Everest: Viagem à Montanha Abençoada, do Thomaz Brandolin (Ed. L&PM), conta a história da primeira (e única, até hoje, janeiro de 1998) expedição brasileira à montanha mais alta do mundo, realizada em 1992. É um capítulo importante da história do montanhismo brasileiro. O relato do Thomaz oferece lições preciosas a quem pretende organizar uma empreendimento desse tipo. Ex-sócio do CEU, ele é também autor do livro Sozinho no Pólo Norte, em que fala sobre uma travessia solitária no gelo polar.

No Ar Rarefeito (Into Thin Air, Villard Books), do Jon Krakauer conta a história das muitas mortes que aconteceram no Everest na temporada de 1996. É ótimo. Quando comecei a ler, não conseguia mais parar.

Eiger Dreams (Anchor Books) é outro livro muito legal do mesmo autor. Nele, o Krakauer reúne uma série de relatos de experiências pessoais dele. Na minha opinião, entre os aventureiros que escrevem livros, o Krakauer é o que escreve melhor. Ele é editor contribuinte da revista Outside.

Camp 4, do Steve Roper, é um livro sobre a vida em Yosemite nos anos 60 - quando foram feitas as grandes conquistas no El Capitan e no Half Dome. O Roper acompanhou essa história de perto e participou dela. É outro livro do tipo não-consegui-mais-parar-de-ler-até-terminar.

Mountaineering in Patagonia, do Alan Kearney (Claudcap), conta a história das grandes conquistas na Patagônia e ainda dá dicas para quem pretende escalar lá. Inclui alguns croquis de vias. O Kearney, que é guia credenciado pela American Mountain Guides Association, conquistou uma via na Torre Central del Paine.

Tuching the Void de Joe Simpson (ed. Harper and Row), conta a dramática história do acidente sofrido pelo autor durante a conquista de uma via no Peru. Depois de tentar um auto-resgate, seu companheiro Simon Yates acabou cortando a corda que unia os dois para que não caíssem ambos dentro de uma greta. Considerado morto, Joe conseguiu sair da greta sozinho e arrastar-se até o campo-base. Esse livro é leitura obrigatória para qualquer escalador de alta montanha. Nele, fica clara a importância de conhecer técnicas de auto-resgate e primeiros socorros, e de levar equipamento em abundância nesse tipo de escalada.


Catálogos de Vias  Para Cima!

Não incluí, nesta lista, os catálogos americanos (com exceção do 50 Classics). Eles são muitos e a escolha depende basicamente de onde você vai escalar. Se estiver interessado, procure por eles no site da Adventurous Traveller Bookstore (veja na página de Links).

Manual de Escaladas da Pedra do Baú, escrito pelo Eliseu Frechou, inclui dezenas de vias na melhor área de escalada do estado de São Paulo. Mais informações no próprio site do Eliseu.

Guia de Escalada do Cuscuzeiro, do Maurício "Tonto" Clauzet, descreve as escaladas dessa singular torre de arenito próxima à cidade de Analândia, no interior de São Paulo. Veja mais detalhes no site do Tonto.

O Guia de Escaladas da Região da Urca, de Flávio Daflon e Delson de Queirós, descreve as vias da área de escalada mais popular do Rio de Janeiro, incluindo os morros da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar. Pode ser encontrado em lojas de equipamento. Mais informações na Companhia da Escalada.

Serra dos Órgãos - Alpinismo e Caminhadas, de Cláudio Nagy (ed. Brasiliense), é um pequeno guia para ascensões ao Dedo de Deus, Verruga do Frade, Agulha do Diabo, Cabeça de Peixe e Dedo de Nossa Senhora. Também descreve a travessia Petrópolis-Teresópolis.

Aconcágua, a Climbing Guide, do R. J. Secor (Ed. The Mountaineers) - é o melhor guia que conheço para ascensões no Aconcágua. Inclui descrições de praticamente todas as vias.

50 Classic Climbs of North America, de Allen Steck e Steve Roper (Sierra Club Books). Escaladores esportivos passam longe desse livro, decididamente dirigido a quem gosta de escalada tradicional. As vias listadas são longas, espetaculares e de dificuldade moderada. Há muitas em estilo alpino, muitas classic free a algumas de big wall. São escaladas para não esquecer jamais.


Outros Livros  Para Cima!

Rock & Roses, editado por Mikel Vause (Mountain N'Air Books) é uma coleção de textos escritos por mulheres escaladoras. Lendo-o, dá para perceber que a visão feminina da escalada é mesmo diferente da masculina. As mulheres falam muito de acidentes, morte, tristeza - assuntos que nós, homens, geralmente preferimos evitar. O livro tem histórias imperdíveis, como a da primeira escalada feminina no El Capitan, narrada pela Sybille Hectell, uma endiabrada escaladora que pintou e bordou (só no sentido figurado) no Yosemite dos anos 70.

The Games Climbers Play (Menasha Ridge Press) tem uma centena de artigos sobre escalada nos anos 60, organizada pelo editor e escalador inglês Ken Wilson. O artigo de abertura é o famoso ensaio do Lito Tejada Flores que leva o mesmo título que o livro. De resto, tem de tudo. Desde relatos de escalada até dicas sobre como beber whisky na banheira sem derramar água na garrafa.


Vídeos  Para Cima!

Moving Over Stone - apresentado pelo genial Doug Robinson, veterano de grandes conquistas em Yosemite, é o melhor vídeo de escalada que conheço. Dirigido aos iniciantes, apresenta exclusivamente técnicas de progressão em rocha. As cenas se passam em Yosemite (é claro!), Smith Rocks, Canyonlands (na verdade Indian Creek) e outros lugares espetaculares. Entre os escaladores estão feras como Lynn Hill, Stefan Glowacz e Peter Croft. Como o vídeo foi feito no início dos anos 90 (ou seria final dos 80?), a parte de treinamento está um pouco desatualizada. Ainda assim, é ótimo.

Moving Over Stone II - este foi filmado cinco anos depois do primeiro Moving Over Stone e é tão bom quanto ele. A apresentadora, dessa vez, é a Lynn Hill em pessoa. Só para o caso de você ter tido uma amnésia repentina ou ter passado os últimos anos perdido dentro de uma caverna, a Lynn é aquela mulher que escalou a vai The Nose, no El Capitan (Yosemite) totalmente em livre, uma façanha até hoje jamais repetida. O vídeo aborda o desenvolvimento da escalada esportiva e sua importância para as outras modalidades em que se divide o esporte. A cena inicial, onde o veteraníssimo TM Herbert contracena com seu filho Tommy Herbert, é ótima. Tem também o Tod Skinner escalando vias esportivas em Hueco Tank (com proteção móvel), o Peter Croft solando vias alpinas na Sierra Nevada, o Rand Grandstaff fazendo uma conquista tradicional em Red Rock Canyon e belas cenas de bouldering.

On The Rocks - Este vídeo antigo (anos 80?) continua sendo um dos meus prediletos. Tem entrevistas com algumas das lendas vivas da escalada nos Estados Unidos - gente como Warren Harding (o conquistador da The Nose) e John Gill (que introduziu o carbonato de magnésio na escalada). Se você tiver a sorte de conseguir uma cópia - elas sumiram do mercado há muito tempo - não perca essa chance.

The Art of Leading - Apresentado pelo John Long e com participação do Ron Kauk, este é um vídeo bem didático sobre técnicas de progressão, proteção e manejo de corda na escalada livre tradicional. A maioria das cenas de escalada foi filmada em Joshua Tree, na Califórnia. As piadinhas são ridículas e o vídeo, apesar de não ser tão espetacular quanto os outros, vale pelo seu conteúdo didático dirigido aos iniciantes.

On Ice - este é sobre a escalada em cascatas de gelo. Tem algumas instruções didáticas, apresentadas pelo Alex Lowe (um dos melhores nessa modalidade) e muitas cenas chocantes filmadas nas Montanhas Rochosas do Canadá e dos Estados Unidos. É uma excelente introdução à escalada em gelo.

Climbing Brazil Geocities Yosemite
© - Esta página foi criada por Maurício Grego. Se você tiver algo a acrescentar ou corrigir, escreva-me. Página atualizada em nov/98.