Ora Bolas - Mais ColisõesÉ curioso quando acontecem coisas que não são esperadas pelo senso comum...A ciência é cheia de exemplos assim. Um deles é muito fácil de fazer, além de apresentar resultados no mínimo impressionantes... Arrume duas bolas, uma grande e uma pequena (por exemplo, uma de basquete e outra de tênis). Coloque a menor embaixo da maior, conforme a figura, e deixe-as cair... O que você espera acontecer? O que realmente acontece?
![]() (Um conselho a ser seguido: se você realmente realizar o experimento em casa, tome cuidado com os objetos mais próximos, e caros - como objetos de arte, equipamentos em geral ou recordações. Por experiência própria do autor, é bom evitar pequenas tragédias ao brincar com bolas dentro de casa). Fim do parêntesis (acredite, necessário!). Agora inverta a posição do lançamento das bolas: deixe a menor em cima da maior, e solte (e cuidado com o que houver no teto!)
![]() Se você realmente seguiu à risca as instruções, presenciou um experimento bastante aproximado de um choque elástico! Um choque elástico ocorre quando a energia de um objeto (ou sua quantidade de movimento, ver Colisões com moedas) é transmitida integralmente - totalmente - de um a outro objeto. É o que acontece com uma boa aproximação neste caso. A bola menor até consegue transmitir sua energia (chamada de cinética) à bola maior - dizemos que a energia foi transferida de uma bola à outra, ou ainda que a energia está se conservando! Mas existe outra coisa que se conserva: a quantidade de movimento (ou seja, o produto entre a massa e a velocidade). É esta outra lei de conservação (a da quantidade de movimento) que se observa neste experimento: no primeiro caso, a bola menor tenta transferir o produto desta quantidade 'estranha': massa x velocidade para a bola maior. O que se percebe é que a bola maior capta esta 'quantidade', e como ela já tem massa grande, desenvolve uma velocidade pequena. Já no segundo caso, a bola maior transfere uma maior quantidade de movimento por ter uma massa muuiiiito grande! E como a bolinha de tênis tem massa pequena, desenvolve uma velocidade enorme!!!!! Ou seja: para uma mesma quantidade de movimento, massa e velocidade são grandezas inversamente proporcionais: enquanto uma cresce, a outra diminiu! Taí um experimento bacana!
Ano III, 2001 Marcio NascimentoTodos os Direitos Reservados para a Educação do Brasil. Última Modificação em 7/11/2001 |