Contemporânea

Página da disciplina de História Contemporânea da UDESC
Criada em maio de 2001
Responsável pela criação e manutenção:
Profa: Janice Gonçalves


PLANO DE ENSINO

2007/1

 

 

Disciplina: História Contemporânea II
Curso: História
Departamento: História
Carga horária: 60 h/a
Créditos: 4
Turno: vespertino
Horário das aulas: 3as. (13h30 às 15h10) e 4as. (15h20 às 17h)
Professora: Janice Gonçalves

Ementa:
A Guerra Fria. Descolonização e revolução. A “era de ouro” capitalista. O desmantelamento do “socialismo real”. “Nova ordem mundial”, “globalização” e pós-modernidade. Outras dimensões de contestação: feminismo, pacifismo, ambientalismo e direitos civis.

Objetivos:
Objetivo geral: Discutir aspectos históricos fundamentais do período pós-1945, partindo do tempo presente e tendo como especial referência nove eixos temáticos: globalização, hegemonia, tecnologia, mídia, consumo, trabalho, revolução, descolonização, contestação.
Objetivos específicos:
- Estimular a reflexão sobre questões significativas para o historiador da contemporaneidade, tais como: a maior proximidade em relação ao objeto de estudo; a multiplicidade e o grande volume de fontes documentais disponíveis; o lugar ocupado pelos eventos nos procedimentos de periodização; as tensões entre o discurso historiográfico e os demais discursos sobre a história construídos na contemporaneidade.
- Exercitar a utilização de fontes documentais (textos jornalísticos, textos literários, caricaturas, imagens fotográficas, filmes, peças musicais, depoimentos orais etc), discutindo suas potencialidades e os desafios teórico-metodológicos que envolvem sua seleção e análise.

Conteúdo programático:

UNIDADE 1: Globalização

A "era de ouro" do pós-1945. A crise capitalista dos anos 1970 e seus desdobramentos: desregulamentação, flexibilização, interconexão. Tensões entre o global e o local: desequilíbrios políticos, desigualdades econômicas, exclusão e conflitos sociais.

UNIDADE 2: Hegemonia

O mundo bipolar do pós-45 (EUA X URSS). A "nova ordem mundial" dos anos 1990. A articulação de blocos econômicos regionais. Novos inimigos: os EUA e a “guerra contra o terror”.

UNIDADE 3: Tecnologia

Tecnologias de extermínio: indústria, ciência e guerra. As novas tecnologias de informação e comunicação: velocidade, desterritorialização, simultaneidade, interatividade. Biotecnologia.

UNIDADE 4: Mídia

Meios de comunicação, Guerra Fria e censura. Imagem, “sociedade do espetáculo” e universo midiático. Modernidade/ pós-modernidade.

UNIDADE 5: Consumo

Mercado, mercadorias e consumo. Publicidade, propaganda e marketing: o mundo das “marcas”. Consumidores e cidadãos.

UNIDADE 6: Trabalho

Fordismo e modelo flexível. Neoliberalismo, direitos trabalhistas e movimento operário.

UNIDADE 7: Revolução

Caminhos e descaminhos da Revolução Russa: a URSS e o bloco soviético. A Revolução Chinesa. A América Latina e os projetos de revolução à direita e à esquerda. Revolucionar a política ou a cultura? A Revolução Iraniana.

UNIDADE 8: Descolonização

A África e a Ásia no momento atual. Os movimentos de independência/descolonização na África e na Ásia. Descolonização, Guerra Fria e revolução.

UNIDADE 9: Contestação
Os jovens e os movimentos culturais e políticos pós-1945. Feminismo, pacifismo e ambientalismo. As propostas de "desenvolvimento sustentado". Movimentos pró-democracia e por direitos civis. Movimentos anticapitalistas e antiautoritários nos anos 1990 e nos inícios do século XXI

 

Metodologia:
Aulas expositivas dialogadas, com discussão/análise de artigos e estudos sobre os temas abordados na disciplina; oficinas de análise de documentos pertinentes à disciplina. Utilização de equipamentos de apoio como retroprojetor, tv/aparelho de vídeo/dvd, aparelho de som, data-show.

Avaliação:
1)
Oficinas de análise de documentos do período estudado (Em grupo; previstas dez oficinas. Critério de avaliação: participação. Peso: 50%)
2) Comentário (escrito) de um dos documentos do período estudado a serem analisados e discutidos em seminário (Individual; a entrega do comentário deverá ser efetuada na aula prevista para discussão do texto; previstos cinco seminários. Critérios de avaliação: qualidade da pesquisa sobre o autor e sobre o contexto de produção do documento; pertinência, consistência e coerência dos comentários; clareza e e precisão da redação. Peso: 25%)
3)
Proposta de oficina de análise de documentos do período pós-1945 (A ser elaborada individualmente; entrega a ser efetuada até o final do mês de maio. Critérios de avaliação: pertinência, consistência e coerência da proposta; clareza e precisão da redação. Peso: 25%).

Bibliografia

1. Básica

Textos de referência das aulas

1. SEVCENKO, Nicolau. Aceleração tecnológica, mudanças econômicas e desequilíbrios. In: -. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. S.Paulo: Cia. das Letras, 2001. (Virando séculos, 7). p.23-58 e 133-134.

2. WALLERSTEIN, Immanuel. Os Estados Unidos e o mundo: as Torres Gêmeas como metáfora. Estudos avançados, São Paulo, v.16, n.46, 2002, p.19-36.

3. MAIOCCHI, Roberto. Fat man e Little boy; A espiral da Guerra Fria; Cronologia. In: -. A era atômica. São Paulo: Ática, 1996. (Século XX). p.21-55 e 151.

4. ALBAGLI, Sarita. Da biodiversidade à biotecnologia: a nova fronteira da informação. Ciências da Informação, Brasília, v.27, n.1, p.7-10, jan.-abr. 1998.

5. LÉVY, Pierre. A virtualização da economia. In: -. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996. (Trans) p.51-70.

6. FONTENELLE, Isleide Arruda. Sanduíches de fantasia: a construção da imagem de marca. In: -. O nome da marca: McDonald’s, fetichismo e cultura descartável. S.Paulo: Boitempo, 2002. p.177-197.

7. HARVEY, David. Do Fordismo à Acumulação Flexível. In: -. A condição pós-moderna. S.Paulo: Loyola, 1991. p.135-162.

8. MAZOWER, Mark. Tubarões e delfins: a falência do comunismo. In: Continente sombrio: a Europa no século XX. S.Paulo: Companhia das Letras, 2001. p.354-385 e 438-440.

9. FERRO, Marc. Independência ou revolução. In: -. História das colonizações. S.Paulo: Cia. das Letras, 1996. p.300-345.

10. RIDENTI, Marcelo. 1968: rebeliões e utopias. In: REIS FILHO, Daniel Aarão et al. (orgs.). O século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.3. ("O tempo das dúvidas"), p.133-159.

 

Textos dos seminários:

 

1. Trecho do diário da viagem de John Steinbeck à União Soviética, feita em companhia do fotógrafo Robert Capa, em 1947. In: STEINBECK, John. Um diário russo. Fotos de Robert Capa. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p.56-85. [publicado originalmente em 1948].

2. Fragmento de “Discurso sobre o colonialismo”, de Aimé Césaire, originalmente publicado em 1955.

3. Relatório sobre a construção de situações e sobre as condições de organização e de ação da tendência situacionista internacional, elaborado por Guy Debord e apresentado na conferência de fundação da Internacional Situacionista de Cosio d’Arroscia, em julho de 1957. JACQUES, Paola Berenstein (org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.p.43-59.

4. Discurso de Martin Luther King proferido em Memphis, Tenessee, em 3 de abril de 1968. In: KING, Martin Luther. Um apelo à consciência: os melhores discursos de Martin Luther King. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. p.157-171.     

5. Discurso [parte final] de Mikhail Gorbachev proferido no Kremlin, em 2 de novembro de 1987, na sessão solene comemorativa do 70º. aniversário da Revolução de Outubro. In: GORBACHIOV, Mikhail. Outubro e a Perestroika: a Revolução continua. Rio de Janeiro: Revan, 1987. p.57-77.


Obras de referência ou de caráter geral:

 

ARIÈS, P., DUBY, G. (org.). História da vida privada. S.Paulo: Cia. das Letras, 1991. v.5.

BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. 5 ed. Brasília: Ed. da UnB, S.Paulo: Impr. Oficial, 2000. 2v.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX, 1914-1991. S.Paulo: Cia. das Letras, 1996.

REIS FILHO, Daniel A. et al. (orgs.). O século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v.3.

VIZENTINI, Paulo Fagundes. História do século XX. 2 ed. Porto Alegre: Novo século, 2000.

 

2. COMPLEMENTAR

Estudos, ensaios, artigos:

 

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. S.Paulo: Cia. das Letras, 1989.

ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX. Rio de Janeiro: Contraponto; S.Paulo: Ed. da UNESP, 1996.

ASH, Timothy G. Nós, o povo: a revolução de 1989 em Varsóvia, Budapeste, Berlim e Praga. S.Paulo: Cia. das Letras, 1990.

BALAKRISHNAN, Gopal (org.). Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BLACKBURN, Robin (org.). Depois da queda: o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

BOURDIEU, Pierre (org.). A miséria do mundo. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CATTANI, Antonio David (org.). Trabalho e tecnologia: dicionário crítico. 2 ed. Petrópolis: Vozes, Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999.

DELMAS, Claude. Armamentos nucleares e Guerra Fria. S. Paulo: Perspectiva, 1979. (Khronos, 10)

FERRO, Marc. História das colonizações. S.Paulo: Cia. das Letras, 1996.

FORRESTER, Vivianne. O horror econômico. S.Paulo: Editora UNESP, 1997.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5 e. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2005.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2005.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. S.Paulo: Loyola, 1991.

HERSEY, John. Hiroshima. S. Paulo: Companhia das Letras, 2002.

HIRST, Paul, THOMPSON, Grahame. Globalização em questão. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. S. Paulo: Cia. das Letras, 2000.

HOBSBAWM, Eric. Pessoas extraordinárias: resistência, rebelião e jazz. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. 2 ed., 7 reimpres. S. Paulo: Cia. das Letras, 2001.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, MAM-RJ, 2000.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2 ed. S.Paulo: Ática, 2002.

KURZ, Robert. O colapso da modernização. 5 ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. S.Paulo: Ed. 34, 1999. (Trans).

LUDD, Ned (org.). Urgência das ruas: Black Block, Reclaim the Streets e os dias de ação global. S.Paulo: Conrad, 2002. (Baderna).

MAZOWER, Mark. Continente sombrio: a Europa no século XX. S.Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MEIER, Andrew. Terra negra: uma viagem pela Rússia pós-comunista. São Paulo: Globo, 2005.

MEZETTI, Fernando. De Mao a Deng: a transformação da China. Brasília: Ed. UnB, 2000.

PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a Era das Tecnologias do Virtual. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999. (Trans)

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. (org.). Faces do fanatismo. S.Paulo: Contexto, 2004.

RASHID, Ahmed. Jihad: a ascensão do islamismo militante na Ásia Central. S.Paulo: Cosac & Naify, 2003.

REIS Filho, Daniel Aarão. Uma revolução perdida: a história do socialismo soviético. S.Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 1997.

SANTIAGO, Theo (org.). Descolonização. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. S.Paulo: Cia. das Letras, 2001.

SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: 4 séculos de história. S.Paulo: Cia. das Letras, 2000.

ZIZEK, Slavoj (org.). Um mapa da ideologia. 1 reimpres. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

VIEIRA, Maria Alice, GARCIA, Marco Aurélio (orgs.). Rebeldes e contestadores: 1968, Brasil, França e Alemanha. S.Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 1999.

 

Filmes:

Acossado (J.-L. Godard, 1959)
Anna dos 6 aos 18 (N. Mikhalkov, 1993)
Antes da chuva (M. Manchevski, 1994)
Apocalypse Now (F F. Coppola, 1979)
Asas do desejo (W. Wenders, 1987)
Baraka (Ron Fricke, 1992)
A Batalha de Argel (G. Pontecorvo, 1965)
Black Rain (S.Imamura, 1989)
Blow up (M. Antonioni, 1966)
Boa noite e boa sorte (G.Clooney, 2005)
O cachorro (C.Sorin, 2004)
Cães de aluguel (Q. Tarantino, 1992)
Chove sobre Santiago (H.Soto, 1975)
Uma canção para Carla (K. Loach, 1996)
China, o Império do Centro (João Moreira Salles, 1987)
A cicatriz (K. Kieslowski, 1976)
A classe operária vai ao paraíso (E. Petri, 1971)
Coisas belas e sujas (S. Frears, 2002)
Cortina rasgada (A. Hitchcock, 1966)
Um dia de fúria (J. Schumacher, 1993)
2001, uma odisséia no espaço (S. Kubrick, 1968)
Dr. Fantástico (S. Kubrick, 1964)
Farenheit 11 de setembro (M.Moore, 2004)
Gandhi (R. Attenborough, 1982)
Feios, sujos e malvados (E. Scola, 1975)
Hiroshima, mon amour (A. Resnais, 1959)
A história oficial (L.Puenzo, 1984)
Indochina (R. Wargnier, 1992)
A insustentável leveza do ser (P. Kaufman, 1988)
O início do fim (R. Joffé, 1989)
Interlúdio (A. Hitchcock, 1946)
JFK: a pergunta que não quer calar (O. Stone, 1991)
O jardineiro fiel (F.Meirelles, 2005)
Juventude transviada (N. Ray, 1955)
Leste-Oeste (R. Wargnier, 1999)
Matrix (Wachowski, 1999)
Minha adorável lavanderia (S. Frears, 1985)
Mississipi em chamas (A. Parker, 1988)
Nascido para matar (S. Kubrick, 1987)
Nove rainhas (F.Bielinsky, 2000)
11 de setembro (vários diretores, 2003)
Platoon (O. Stone, 1986)
Quando papai saiu em viagem de negócios (E. Kusturica, 1985)
Sem destino (D. Hopper, 1969)
O show de Truman (P. Weir, 1998)
O sol enganador (N. Mikhalkov)
O terceiro homem (C. Reed,  1949)
Terra de ninguém (D. Tanovic, 2002)
Testa de ferro por acaso (M. Ritt, 1976)
Trem da vida (R.Mihaileanu, 1998)
Uma vida iluminada (L.Schreiber, 2005)
Wall Street
(O. Stone, 1987)

 

Retorna à página-índice de História Contemporânea