Plano de Ensino de Prática Curricular:
Patrimônio Cultural I (2007/1)

 

Patrimônio Cultural

 

 

 

Disciplina: Prática Curricular: Patrimônio Cultural I
Curso: História
Semestre: 2007/1
Fase: 4ª. (Noturno)
Carga horária: 60 h/a
Professoras: Janice Gonçalves e Maria Teresa Santos Cunha

Ementa:
Me
mória, história e contemporaneidade. A constituição de “lugares de memória”. Instituições custodiadoras de acervos: bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação. A trajetória histórica das ações de preservação de bens culturais. Patrimônio cultural, identidade e poder. Patrimônio cultural e turismo. Patrimônio cultural e ensino de História. Elaboração de projeto em instituição vinculada à preservação do Patrimônio Cultural.

Horário das aulas: segundas-feiras, das 18h10 às 21h40.

Objetivos:
Objetivo geral:

Problematizar as relações entre história e patrimônio cultural, estimulando a reflexão acerca dos processos de constituição de “lugares de memória” e enfatizando as ações de preservação de bens culturais no Brasil, bem como o papel dos historiadores e dos acervos no registro das experiências históricas e nos processos sociais de construção de memórias, de modo a criar condições para a elaboração de um Projeto em instituição vinculada à preservação do patrimônio cultural.
Objetivos específicos:
- Apresentar a área de preservação do patrimônio cultural como campo de possível atuação profissional de graduados em História;

- Criar condições para que os futuros profissionais de História possam desenvolver, em instituições custodiadoras de acervos, ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural, envolvendo identificação, levantamento, organização ou difusão de bens  materiais e/ou imateriais;

- Proporcionar aos graduandos do Curso de História o contato com profissionais e instituições da área de preservação do patrimônio cultural, através de palestras, oficinas e visitas aos campos de exercício da prática curricular;

- Orientar a elaboração de projetos (por equipes) a serem desenvolvidos no semestre seguinte, na disciplina de “Prática curricular – Patrimônio Cultural II”, junto a instituições vinculadas à preservação do patrimônio cultural.

Conteúdo programático:

UNIDADE I: Memória, história e contemporaneidade

(A presentificação do passado: mídia, tecnologia, turismo e consumo. Memória e “lugares de memória”: dimensões materiais e simbólicas dos bens culturais. Noções e concepções de patrimônio cultural. Patrimônio cultural, pós-modernidade e “presentismo”).

UNIDADE II: Artes de guardar: das políticas às práticas e aos objetos

(Colecionismo e entesouramento. O universo dos acervos: arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação. Escritas ordinárias e objetos-relíquia: o privado e o público. Arquivos institucionais e arquivos pessoais: fronteiras e intersecções).

 

UNIDADE III: Dos “monumentos históricos” ao “patrimônio cultural”

(A preocupação com a preservação de vestígios do passado. O Estado e a preservação de bens culturais: a criação de normas legais e procedimentos técnicos de proteção; a constituição de um corpo de especialistas. Cartas patrimoniais e organismos internacionais. Preservação do patrimônio cultural no Brasil: trajetória das ações; principais organismos de preservação; legislação de proteção; impasses e desafios).

 

UNIDADE IV: Patrimônio cultural, educação e ensino de História
(Ações de difusão do patrimônio cultural. O patrimônio cultural na sala de aula. Elaboração de projeto em instituição vinculada à preservação do patrimônio cultural.)

Metodologia:

- Aulas expositivas dialogadas, com discussão/análise de artigos e estudos sobre os temas abordados na disciplina, bem como utilização de recursos áudio-visuais (retroprojetor, data-show, aparelho de dvd/vídeo).

- Palestras com profissionais da área de preservação do patrimônio cultural.

- Apresentação de trabalhos realizados por alunos da disciplina em 2006/2.

- Oficinas tematizando aspectos das práticas de preservação do patrimônio cultural.

- Visitas a instituições de preservação do patrimônio cultural.
- Orientação para a elaboração de projetos em instituições de preservação do patrimônio cultural.

 

Avaliação:

1) Prova escrita (individual, com base em textos de referência das aulas; sem consulta; critérios de avaliação: Pertinência, consistência e coerência das considerações efetuadas; clareza e precisão da redação; peso: 25%).

2) Seminários sobre experiências de difusão do patrimônio cultural (cada aluno ficará incumbido da apresentação de  texto específico, devendo elaborar breve relatório de leitura; critérios de avaliação: Pertinência, consistência e coerência das considerações efetuadas; clareza da exposição – oral e escrita; peso: 25%)

3) Elaboração de projeto (em equipe) a ser desenvolvido em instituição de preservação do patrimônio cultural. (critérios de avaliação: pertinência do projeto (em relação à disciplina e à instituição); consistência quanto à fundamentação teórico-metodológica e quanto a exeqüibilidade; qualidade da redação; cumprimento das exigências formais de apresentação de um projeto acadêmico. Peso: 50%)


Bibliografia

1. BÁSICA:

Textos de referência das aulas:

1.       HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia Historia, Belo Horizonte, v.22, n.36, jul-dez.2006, p.261-273.

2.       NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, S.Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.

3.       ABREU, Regina. Um homem-semióforo e seus objetos-semióforos. Heranças e legados. In: -. A fabricação do imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, Lapa, 1996. p.43-55.

4.       MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.11, n.21, 1998, p.89-103.

5.       GOMES, Ângela de Castro. Nas malhas do feitiço: o historiador e os encantos dos arquivos privados. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.11, n.21, 1998, p.121-127.

6.       DEL PRIORE, Mary. Fazer história, interrogar documentos e fundar memória: a importância dos arquivos

      no  cotidiano do historiador. Revista Territórios e Fronteiras [PPGHistória/UFMT], v.3, n.1, 2002, p. 9-20.

7.       COSTA, Célia Maria Leite. As novas tecnologias e os arquivos pessoais: a experiência do CPDOC. In: ANTUNES, Benedito (org.). Memória, literatura e tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2005. p.73-83.

8.       MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio et all. Razões para guardar: a escrita ordinária em arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão [PPG Educação/UFRN] v.25,n.11, jan./abr 2006.p.40-60.

9.       CHOAY, Françoise. A consagração do monumento histórico (1820-1960). In: - A alegoria do patrimônio. S.Paulo: Ed. da UNESP, Estação Liberdade, 2001. p.125-173.

10.   GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A identificação do Brasil. In: - . A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, MinC/IPHAN, 1996. p.36-62.

11.   FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina, CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p.56-76.

12.   GARCÍA CANCLINI, N. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n.23, 1994, p.95-115.

13.   SILVA, Marcos Antonio da. Patrimônios históricos. In: História: o prazer em Ensino e Pesquisa. S.Paulo: Brasiliense, 1995. p. 39-60.

14.   MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, S.Paulo, Nova Série, v.2, p.9-42, jan./dez.1994.

15.   BELLOTTO, Heloísa L. Política de ação cultural e educativa nos arquivos municipais. Registro, Indaiatuba (SP), n.1, jul.2002, p.14-27.


2. COMPLEMENTAR

Ensaios, artigos, estudos

ABREU, Regina. A fabricação do imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, Lapa, 1996.

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (orgs). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ADAMS, Betina. Preservação urbana: gestão e resgate de uma história - patrimônio de Florianópolis.  Florianópolis, Ed. da UFSC, 2002.

ANTUNES, Benedito (org.). Memória, literatura e tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2005. p.73-83.

ARANTES, Antonio Augusto (org). Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. S.Paulo: Brasiliense, 1994.

BLOM, Philipp. Ter e manter: uma história íntima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. S.Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Cartas patrimoniais. Brasília:Ministério da Cultura,IPHAN,1995.(Cadernos de Documentos, 3)

CASTRO, Sônia R. de. O Estado na preservação de bens culturais: o tombamento. Rio de Janeiro: Renovar, 1991.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. S.Paulo: Ed. da UNESP, Estação Liberdade, 2001.

CHUVA, Márcia (org.). A invenção do patrimônio: continuidade e ruptura na constituição de uma política oficial de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/IPHAN, 1995. (Debates, 2)

COOK, Terry et alli. Arquivos, Documentos e Poder: a construção da memória moderna. Registro [Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba], Indaiatuba-SP, n.3, jul. 2004, p. 18-33.

DE MARCO, Edina (coord.). Um museu-palácio em Santa Catarina [Projeto Escolas no Museu]. Florianópolis:  Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa,  s.d.

FARIA Filho, Luciano Mendes de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a História da Educação. Campinas-SP: Autores Associados; Bragança Paulista-SP: Universidade de São Francisco, 2000.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, IPHAN, 1997.

FONSECA, Tania Mara Galli e KIRST, Patrícia Gomes(org). Cartografias e devires: a construção do Presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. S.Paulo: AnnaBlume, FAPESP, SESC São Paulo,1997.

GASPAR, Madu. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.(Descobrindo o Brasil).

GOMES, Ângela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004.

GONÇALVES, Janice. Tais arquivos, quais memórias?. Registro [Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba], Indaiatuba-SP, n. 3, jul.2004, p. 34-42.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, MinC/IPHAN, 1996.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. S.Paulo: Vértice, Editora dos Tribunais, 1990.

HOBSBAWM, Eric, RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, Universidade Cândido Mendes, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro,2000.

IMAGENS DE UM PRESENTE: História e Memória de Florianópolis na passagem do século XX ao XX através do acervo iconográfico de José Arthur Boiteux, preservado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. CD-Rom. UDESC/FAPESC/CNPq/UFSC.

JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas-SP, Editora da Unicamp, 1990.

LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto história [PUC-SP], S.Paulo, n.17, nov.1998, p.63-201.

MILANESI,  Luís. Biblioteca. S.Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, Território Brasilis, 2002.

POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi - Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984. v.1, p.51-86.

PROUS, André. Arqueologia brasileira. Brasília: Editora da UnB, 1992.

RAMOS, Francisco Régis L.. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó-SC, Argos, 2004.

SANTOS, Silvana. Acervos privados. IN: MIRANDA,Wander Melo (org). A trama do arquivo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1995. p. 105-110.

SILVA, Zélia Lopes da (org). Arquivos, Patrimônio e Memória: trajetórias e perspectivas. S.Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

YÁZIGI, Eduardo (org). Turismo e paisagem. S.Paulo: Contexto, 2002.


Dossiês de periódicos:

Cadernos do CEOM [Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina], Chapecó-SC, n.21, jun.2005. (Dossiê: Museu: pesquisa, acervo, comunicação).

Cadernos do CEOM [Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina], Chapecó-SC, n.22, dez.2005. (Dossiê: Arquivo: pesquisa, acervo, comunicação)

Ciências & Letras [Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras], Porto Alegre, n.31, jan.-jun.2002. (Dossiê: Patrimônio e Educação)

Estudos Históricos [Fundação Getúlio Vargas], v.11, n.21, 1998. (Dossiê: Arquivos Pessoais)

___________.v.10, n.19, 1997. (Dossiê: Indivíduo, biografia, história).

___________. n.36, 2005. (Dossiê: Antropologia e Arquivos).

Pro-Posições [Faculdade de Educação – UNICAMP], Campinas – SP, v.16, n.1, jan/abr. 2005. (Dossiê: Cultura Escolar e Cultura Material Escolar:Entre arquivos e museus].

Revista do Arquivo Municipal [Depto.do Patrimônio Histórico], S.Paulo, v.200, 1992. (Dossiê: Memória e ação cultural)

 

Revistas eletrônicas:

CEDAP/UNESP/Assis, SP: Patrimônio e Memória: http://www.cedap.assis.unesp.br/pm4/home4.htm./

Centro de Preservação Cultural, USP: Revista CPC: http://www.usp.br/cpc/v1/

UNESCO: Museum International (versão em espanhol, on line):

http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=18160&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=-465.html

 

Para outras indicações e informações de interesse sobre a disciplina, consultar o seguinte endereço eletrônico: http://www.oocities.org/oficinadehistoria

 

 

 Página atualizada em 2 de abril de 2007