Plano de Ensino de Teoria da História I
(2007/1)

 

TEORIA DA HISTÓRIA

 

 

 

Disciplina: Teoria da História I
Curso: História
Semestre: 2007/1
Fase: 2ª. (Vespertino)

Ementa:
Discursos sobre o tempo e as temporalidades. Mito, memória e história da Antigüidade Clássica ao advento da modernidade.

Horário das aulas: terças, das 16h10 às 17h50; quintas, das 13h30 às 15h10.

Objetivos:
Objetivo geral:
Discutir aspectos das relações entre História, Mito e Memória, tendo em vista experiências históricas situadas nos períodos conhecidos como “Antigüidade” e “Idade Média”.
Objetivos específicos:
- A partir das experiências historiográficas da Antigüidade greco-romana e da Cristandade medieval, estimular a reflexão acerca de procedimentos historiográficos fundamentais, tais como: a constituição da relação sujeito/objeto (no caso, da relação entre o narrador da história com a história, simultaneamente enquanto processo histórico e narrativa); a construção da relação passado/presente (com a identificação de permanências e rupturas nos processos históricos aí envolvidos); a adoção de critérios de periodização; a seleção e a análise de fontes documentais; os procedimentos de construção da escrita historiográfica.
- Exercitar a utilização de fontes documentais dos períodos estudados, discutindo suas potencialidades e os desafios teórico-metodológicos que envolvem sua seleção e análise, bem como aproximando os graduandos da vivência de situações de investigação histórica.

Conteúdo programático:

UNIDADE 1: História e Memória: em torno da relação passado/presente

História, Memória e representação do passado. Memória, Lembrança, Rememoração. Memória e Tradição. Memória, Oralidade e Escrita. Memória e Documento.

UNIDADE 2: História e Mito: em torno da questão da narrativa

Sociedades "históricas" e "a-históricas": formas de auto-representação das sociedades e compreensão do tempo. Narrativa histórica e narrativa mítica. A estrutura dos mitos.

UNIDADE 3: História, Mito e Memória na Antigüidade Clássica

Mitologia e historiografia na Antigüidade Clássica. A historiografia da Antigüidade Clássica: sua relação com o "Outro" e com as fontes documentais; história como "história contemporânea"; relações entre história e oratória, história e biografia, história e política.

UNIDADE 4: História, Mito e Memória na Cristandade Medieval
Religiosidade cristã e concepção de tempo: tempo circular da liturgia, tempo linear da cronologia, tempo linear da escatologia. Criação, Encarnação e Juízo Final: conexões entre o divino e o humano, o celeste e o terrestre na Europa da Idade Média. Os historiadores cristãos e a história eclesiástica. Historiadores e cronistas: escrever a história de personagens poderosos e ilustres. História e lenda: a literatura cavalheiresca. Historiadores e viajantes: narrativa histórica e representação do maravilhoso em fins da Idade Média.

Metodologia:

Aulas expositivas dialogadas, com discussão/análise de artigos e estudos sobre os temas abordados na disciplina; oficinas de análise de documentos pertinentes à disciplina. Utilização de equipamentos de apoio como retroprojetor, tv/aparelho de vídeo/dvd, aparelho de som, data-show.

Avaliação:

1) Verificação de aprendizagem relativa aos textos de referência das aulas (individual; permitida a consulta de anotações pessoais e dos textos de referência; critérios de avaliação: Pertinência, consistência e coerência dos comentários; clareza e precisão da redação; peso: 25%).

2) Exercício (individual) de análise de documentos referentes aos temas estudados (a ser realizado em conjunto com a disciplina de História medieval; critérios de avaliação: Pertinência, consistência e coerência dos comentários; clareza e precisão da redação; peso: 25%)

3) Oficinas de análise de documentos (previstas dez oficinas) (critério de avaliação: participação; peso: 50%)


Bibliografia

1. BÁSICA:

Textos de referência das aulas:

1.       LE GOFF, Jacques. Passado/presente. In: -. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994. p.203-231.

2.       VERNANT, Jean-Pierre. Aspectos míticos da memória. In: -. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p.107-131. [ed. orig. em francês: 1965]

3.       VEYNE, Paul. Quando a verdade histórica era tradição e vulgata. In: -. Acreditaram os gregos nos seus mitos? [Lisboa]: Edições 70, 1987. p.17-28.

4.       HARTOG, François. O olho e o ouvido. In: -. O espelho de Heródoto: ensaio sobre a representação do outro. Ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. p.273-314.

5.       GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da História e as lágrimas de Tucídides. Margem, S.Paulo [PUC-SP], mar.1992, n.1, p.9-28.

6.       MOMIGLIANO, Arnaldo. História e biografia. In: FINLEY, Moses I. (org.). O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: Editora da UnB, 1998. p.181-210.

7.       CAIRE-JABINET, Marie-Paule. O período medieval: uma história cristã. In: -. Introdução à historiografia. Bauru, SP: EDUSC, 2003. p.17-48.

8.       BIGNOTTO, Newton. O círculo e a linha. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e História. S.Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Companhia das Letras, 1992. p.177-189.

9.       KAPPLER, Claude. Viagens e mentalidades. In: Monstros, demônios e encantamentos no fim da Idade Média. S.Paulo: Martins Fontes, 1994. p.53-87.


Obras de autores dos períodos estudados:

HERÓDOTO. Histórias. Trad. Mário G. Kury. Brasília: Ed. da UnB, 1985.

HESÍODO. Teogonia. Trad. Jaa Torrano. 3 ed. S.Paulo: Iluminuras, 1995.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias (primeira parte). Introd., trad. e coment. Mary de Camargo Neves Lafer.  3 ed. S.Paulo: Iluminuras, 1996.

HOMERO. A Ilíada (em forma de narrativa). Trad. e adap. Fernando C. de Araújo Gomes. 16 ed. S.Paulo: Ediouro, s.d. (Clássicos de bolso).

HOMERO. A Odisséia (em forma de narrativa). Trad. e adap. Fernando C. de Araújo Gomes. 16 ed. S.Paulo: Ediouro, s.d. (Clássicos de bolso).

TROYES, Chrétien de. Perceval ou o Romance do Graal. S.Paulo: Martins Fontes, 1992.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso - Livro I. Trad. e apres. Anna Lia A. de Almeida Prado. S.Paulo: Martins Fontes, 1999.

XENOFONTE. Ciropédia. Trad. João Félix Pereira. Rio de Janeiro: W.M.Jackson, 1964. (Clássicos Jackson, 1).


Coletâneas:

FUNARI, Pedro Paulo A. Antigüidade clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas (SP): Ed. da Unicamp, 1995.

HARTOG, François (org.). A História de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

NOVAK, Maria da Glória et al (orgs.). Historiadores latinos: antologia bilíngüe. S.Paulo: Martins Fontes, 1999.

 


2. COMPLEMENTAR

Obras de referência e de caráter geral:

ARIÈS, Philippe, DUBY, Georges (dir.). História da vida privada. S.Paulo: Companhia das Letras, 1990. v.1 ("Do Império Romano ao ano mil") e v.2 ("Da Europa feudal à Renascença").

COMELIN, P. Mitologia grega e romana. S.Paulo: Martins Fontes, 1993.

GRIMAL, Pierre. A mitologia grega. S.Paulo: Brasiliense, 1982.

Estudos, ensaios, artigos:

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. S.Paulo: Perspectiva, 1972.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: -. Magia e técnica, arte e política. S.Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas, 1) p.197-221.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 6 ed. S.Paulo: Cia. das Letras, 1998.

CASSIN, Bárbara et al. Gregos, bárbaros, estrangeiros: a Cidade e seus Outros. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. (Coleção TRANS).

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

DETIENNE, Marcel. A invenção da mitologia.  2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, Brasília: Ed. da UnB, 1998.

FINLEY, Moses I. (org.). O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: Editora da UnB, 1998.

HARTOG, François. O espelho de Heródoto. Belo Horizonte: Ed.da UFMG, 1999.

HARTOG, François. Os antigos, o passado e o presente. Brasília: Ed. da UnB, 2003.

HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. S.Paulo: Verbo, Ed. da Universidade de S.Paulo, 1978.

KAPPLER, Claude. Monstros, demônios e encantamentos no fim da Idade Média. S.Paulo: Martins Fontes, 1994.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido – Mitológicas 1. S.Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, S.Paulo, n.10, dez.1993, p.7-28.

NOVAES, Adauto (org.). Tempo e História. S.Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Cia.das Letras, 1992.

PASTOUREAU, Michel. No tempo dos cavaleiros da Távola Redonda: França e Inglaterra, séculos XII e XIII. S.Paulo: Círculo do Livro, Cia. das Letras, 1989. (A vida cotidiana)

PERNOUD, Régine.  Idade Média: o que não nos ensinaram. 2 ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994.      

PIRES, Francisco Murari. Mithistória. S.Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, 1999.

ROMILLY, Jacqueline de. História e razão em Tucídides. Brasília: Ed. da UnB, 1998.

SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória. São Paulo: Editora UNESP, FAPESP, 1999. (Seminários & Debates).

TÉTART, Philippe. Pequena história dos historiadores. S.Paulo: EDUSC, 2000. (História)

THOMAS, Rosalind. Letramento e oralidade na Grécia antiga. S.Paulo: Odysseus, 2005.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. 3 ed. S.Paulo: Difel, 1981.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

VIDAL-NAQUET, Pierre. O mundo de Homero. S.Paulo: Cia. das Letras, 2002.

 

 

 Página atualizada em 27 de fevereiro de 2007 

 Retornar à página principal de "Teoria da História"