CDU Reúne com Escolas de Samba

 

Confirmando-se o cenário que já se pré-figurava há alguns anos, as antigas instalações do Ramada foram recentemente demolidas, obrigando as muitas escolas de samba e grupos de carnaval a encontrar locais alternativos para a prossecução da sua meritória actividade.

O Carnaval representa um verdadeiro marco de identidade cultural do concelho de Ovar, que não se esgota apenas nos mêses de Fevereiro e Março. Através dos diversos grupos e escolas que lhe dão corpo e alma, o Carnaval torna-se também um importante motor de criatividade artística. Ao longo de todo o ano, centenas de homens e mulheres de todas as idades unem-se à volta de um projecto comum e vão construindo, ano após ano, o Carnaval de Ovar num ambiente de saudável convívio fraternal.

Dando o justo relevo a esta importante instituição que é o Carnaval e preocupada com a situação dos vários grupos e escolas que ficaram, momentaneamente, sem local de trabalho, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU decidiu promover um conjunto de reuniões com os diversos intervenientes, no sentido de tomar o pulso à situação, que nos parece preocupante.

Neste quadro, o Representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, José Costa, esteve no passado dia 26 de Novembro (Quarta-feira) reunido com a Direcção da Escola de Samba "Costa de Prata".

Da reunião sobressaiu a necessidade do Carnaval ser objecto de maior atenção ao longo da totalidade do ano e não apenas nas semanas que antecedem a grande festa. O Carnaval representa um marco importante da cidade de Ovar. Um marco cultural e turístico que representa também importantes receitas para o município. Apesar dos apoios que existem por parte da fundação, são evidentes as múltiplas dificuldades por parte daqueles que ao fim ao cabo são os actores principais da festa: as escolas e os grupos.

A maior parte deles não têm espaço próprio, dependendo normalmente da boa vontade de terceiros. A promessa de construir instalações na zona industrial (uma boa solução) tarda em ser concretizada.

Outro aspecto que também mereceu reparos da Direcção da Costa de Prata é a falta de representatividade dos Grupos e das Escolas nos órgãos da Fundação do Carnaval, designadamente na Comissão Organizadora onde certamente poderiam dar um importante contributo. A Fundação mereceu também alguns reparos. A promoção do Carnaval tem-se resumido ao anúncio do Carnaval nas semanas antecedentes e o programa de animação tem também pecado por alguma falta de imaginação.

No final da Reunião, José Costa, que registou cuidadosamente as opiniões emitidas, agradeceu a dipsonibilidade da Escola de Samba Costa de Prata em receber a CDU e prometeu intervir sempre que possível, em defesa daqueles que são de facto a  mola impulsionadora do Carnaval.

Entretanto, outras reuniões se seguirão com outros grupos, procurando assim ficar com uma ideia mais rigorosa da situação.

 

Ovar, 27 de Novembro de 2003

A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU