CDU reúne com grupos de Carnaval



Tal como se tinha comprometido no início do ano e após uma compreensível pausa, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU retomou uma linha de trabalho, então iniciada sobre o Carnaval, reunindo, desta vez, com os "Pierrots".

O encontro teve lugar na respectiva sede e contou com a participação de vários elementos da direcção deste grupo, de Manuela Mourão, representante da CDU na Junta de Freguesia de Ovar e de Miguel Viegas, da Coordenadora da CDU.

Sendo certo que o Carnaval Vareiro continua a marcar pontos em termos de qualidade, como ficou este ano mais uma vez amplamente demonstrado nos vários dias de cortejo, também não é menos verdade que existem diversos aspectos que poderiam ser melhorados. Aspectos de promoção e divulgação do Carnaval Vareiro, questões de organização da fundação ou do próprio cortejo, ou, ainda, as tremendas carências em infra-estruturas de apoio, constituem, apenas, algumas das críticas proferidas na reunião e partilhadas por outros intervenientes.

No que aos "Pierrots" diz respeito, de acordo com o que a Prof.ª Manuela Mourão pode registar, todos concordam amplamente na urgência em promover melhor e mais antecipadamente o Carnaval, seja como evento propriamente dito, seja como marca passível de captação de patrocínios, que poderiam reverter para os grupos. Sobre a tão badalada Aldeia do Carnaval, também existe consenso, muito embora haja algum receio quanto à localização anunciada. A não existência de um museu do carnaval mereceu também amplos reparos.

Quanto ao Carnaval propriamente dito e às múltiplas iniciativas que o rodeiam,  foram focados dois aspectos principais. Em primeiro, lugar nota-se ainda alguma falta de apoio logístico, por exemplo, no final do cortejo ou, ainda, nalgumas das várias iniciativas de apresentação do Carnaval. O segundo aspecto tem a ver com a classificação, que tanta polémica dá todos os anos. Ficou a interrogação se terá chegado o momento de encontrar outra forma de classificação, que contemple, eventualmente, uma participação do público, que já chegou a ser ponderada. Uma coisa é certa, com um maior envolvimento dos grupos e  das escolas, designadamente através das sua inclusão na Comissão Executiva da Fundação, seguramente que muitos dos aspectos focados poderiam melhorar.


 

Ovar, 13 de Março de 2004
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU