CDU preocupada com hospital de Ovar



Na sequência  das recentes notícias vindas a público nos últimos dias  sobre uma eventual gestão centralizada dos Hospitais de Ovar, Oliveira de Azemeis e S. João da Madeira, a partir da Administração SA do Hospital da Feira, José Costa, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Ovar reuniu, na passada quarta-feira dia 7 de Abril, com o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ovar, visando esclarecer melhor a situação.

Durante a reunião, José Costa, em nome da CDU, exprimiu um conjunto de preocupações, que têm a ver com a política geral de saúde e com as suas eventuais consequências nefastas ao nível local, como parece ser este o caso. Com efeito, o que está à vista de todos são severos constrangimentos orçamentais, uma obsessão com a diminuição de despesas e com a obtenção de receitas próprias, que conduz a situações de discriminação e negação de direitos dos utentes, ameaça a autonomia de intervenção dos profissionais de saúde e põe crescentemente em causa a segurança e a qualidade dos cuidados prestados.

A farsa montada recentemente à volta do pretenso sucesso dos hospitais SA  (nada foi dito, curiosamente, sobre as restantes estruturas prestadoras de cuidados de saúde) demonstra bem a determinação do governo em atacar o Serviço Nacional de Saúde na sua componente universal e tendencialmente gratuita, recorrendo sistematicamente a medidas de produtividade altamente discutíveis e que não se coadunam em nada com a indispensável qualidade dos serviços que a população exige e merece.

Da parte do Presidente do Conselho de Adminitração do Hospital de Ovar, e perante as perguntas sobre o futuro do Hospital, das suas valências e  de uma possível subordinação ao Hospital da Feira, todas as respostas foram no sentido de não existir, para já, nenhuma informação concreta e oficial da tutela relativamente áquelas eventualidades. Depois de ter tomado posse na Segunda-feira, o mesmo mostrou, perante a delegação da CDU, composta também por Eduardo Granja, eleito na Assembleia de Freguesia de S. João, grande determinação em defender todas as valências do Hospital e resolver algumas questões prementes como sejam a falta de médicos, que limita fortemente o bom  funcionamento do Hospital. Haja vontade da Sra Ministra das Finanças em deixar abrir concursos para admissão de novos médicos, pois, para além das carências existentes, também a Pediatria, pelo facto de muitos pediatras já terem uma idade avançada, poderá também entrar brevemente em rotura. Pela parte de José Costa e da CDU, o assunto será seguramente levado à Assembleia Municipal, para além de outras medidas possíveis que se vierem a tornar necessárias para a defesa do nosso Hospital.


Ovar, 8 de Abril de 2004
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU