CDU visita Sargaçal e S. Vicente Pereira



José Costa, da CDU, com a Junta de Freguesia de S. Vicente Pereira!Uma delegação da CDU, encabeçada por José Costa, representante daquela coligação na Assembleia Municipal de Ovar, reuniu esta semana com as Juntas de Freguesias de Válega (na Terça-feira) e S. Vicente Pereira (na Sexta), concluindo assim um ciclo de visitas dedicado aos problemas habitacionais, no qual a CDU percorreu a totalidade das freguesias do Concelho.

No que toca a S. Vicente Pereira, onde, felizmente, as carências habitacionais não são tão relevantes como em outras freguesias, apesar da existência de alguns casos pontuais, o principal desafio está em criar habitação para jovens casais da terra que muitas vêzes têm sido obrigados a adquirir casa em outras freguesias vizinhas. Segundo palavras do Sr. Presidente da Junta, o facto de não ser permitida a construção em altura representa um forte entrave que impede uma oferta a preços competitivos. Por outro lado, o apoio à auto-construção poderia também representar uma excelente solução.

A freguesia de Válega, em contrapartida, apresenta um conjunto de situações de pobreza aguda onde famílias continuam a viver em condições infra-humanas. Além disso, o parque habitacional encontra-se, em muitos casos, em avançado estado de degradação. Paradoxalmente a freguesia possui vários terrenos para construir, tendo já disponibilizado alguns à Câmara para o efeito.

Outro aspecto que também foi objecto de análise foi a zona do Sargaçal (ver foto), que representa um verdadeiro exemplo do que tem sido o planeamento urbano desta Câmara Municipal. Os prédios vão nascendo sem qualquer nexo, num terreno mal infra-estruturado, sem equipamentos, sem saneamento e onde as fossas transbordam sempre que chove com mais intensidade.

A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU, através do seu representante na Assembleia Municipal, propôs o agendamento de um ponto específico sobre política de habitação na próxima reunião do dia 10 de Outubro, onde estas como outras questões serão levantadas numa intervenção de fundo e onde a Câmara Municipal será seguramente confrontada com as suas responsabilidades e com as suas promessas, a maioria por cumprir.



Ovar, 4 de Outubro de 2003
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU