Praia do Areinho




Requerimento enviado por José Costa ao Vereador Responsável da Câmara Municipal de Ovar pelo Ambiente, na sequência de uma visita realizada recentemente à Praia do Areinho por activistas da CDU.


             
Ex.mo Sr. Vereador do Ambiente
Prof. José Américo

Assunto: Praia do Areinho

Ex.mo Sr. Vereador

Visitei há dias a Praia do Areinho. Sendo esta praia bastante frequentada e reconhecida como Área Balnear pelo Ministério do Ambiente, penso que deve merecer a necessária atenção por parte de todos os autarcas, estejam ou não no exercício do poder.

Começo por referir a total ausência de informação ao público, que deveria ser obrigatória, mas que não consta nos paineis ali colocados para o efeito.

Assim:

- Não são publicitadas as análises à água feitas periodicamente pelo INAG;

- não são dadas quaisquer indicações em caso de acidentes;

- não são mencionadas várias situações de perigo, como sejam a presença abundante de medusas (mais conhecidas por alforrecas) ou o nível irregular do fundo, que pode levar a que banhistas desprevenidos possam perder pé rapidamente ou enterrar-se no lodo.

Acresce a estes factos que a Praia do Areinho não é vigiada, nem tem nenhum tipo de posto médico ou de primeiros socorros.

Outro aspecto que muito nos preocupa são as inúmeras descargas clandestinas, que continuam a ser feitas para a Ria, que são bem visíveis na maré baixa e que deveriam motivar uma intervenção mais firme por parte dos serviços do SMAS.

Pela quantidade de pessoas que frequentam este local, julgamos que também se justificaria plenamente a existência de um ecoponto, que serviria também as habitações envolventes.

Entrando, agora nos detalhes, tive também oportunidade de observar junto ao café, mesmo face à principal entrada da Praia, a existência de um cabo eléctrico descarnado a sair de uma estrutura que terá em tempos suportado um candieiro de iluminação pública, pelo que solicito desde já a sua atenção para esta situação.

Para finalizar, creio que a Praia do Areinho deveria mercer uma intervenção de fundo que pudesse remediar as consequências desastrosas das operações de dragagens de 1998, que transformaram todo aquele espaço num autêntico deserto de lodo assim que a maré começa a descer.

Não sei se a solução passa apenas por descarregar areia na Praia ou se necessita de outro tipo de intervenção. A este propósito, gostaria que me informasse se o projecto ESGIRA-MARIA contempla a Praia do Areinho e se está prevista alguma intervenção, a curto ou médio prazo, no âmbito daquele programa ou de outro qualquer.

 

Sem mais, despeço-me com estima e elevada consideração.

 

Ovar, 18 de Julho de 2004

José Costa
Representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar