Site dos Índices

    Livre-se das dívidas

     

    Quitar dívidas e reavaliar os hábitos de consumo são passos essenciais

     

    Se o orçamento já saiu do controle e as dívidas aumentam a cada dia, o ideal é procurar um jeito de quitá-las da forma menos pesada possível. Tente renegociar o débito, mas nunca faça isso sozinho. Lembre-se de que o funcionário com quem irá conversar é um profissional que lida com problemas iguais ao seu dezenas de vezes por dia.

    Peça a ajuda de um advogado ou de um economista que saiba fazer contas e esteja habituado a sentar-se numa mesa de negociações. Se a questão for o saldo devedor do cheque especial, tente trocar a dívida por outra linha de crédito, em que não haja cobrança de juros sobre juros. Se o problema for com uma prestação que ficou pesada demais, analise bem o contrato, reúna todos os recibos e tente, na pior das hipóteses, alongar o prazo de pagamento para reduzir o valor das prestações.

    “Nunca aceite propostas que impliquem aumento da taxa de juros inicial ou do valor a ser pago originalmente”, diz Marcos Silvestre, economista-chefe da Forex, uma empresa de São Paulo que presta consultoria financeira a famílias de classe média.

    “Renegociação só faz sentido se for para melhorar as condições do pagamento.”  Conheça seus hábitos  Com o orçamento equilibrado, ou seja, com as contas do mês cabendo no salário, faça uma avaliação de seus hábitos de consumo e de poupança.

    Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para fazer um orçamento doméstico realista ter noção dos próprios gastos. “Quem não controla as despesas sempre tem a impressão de que gasta menos do que realmente desembolsa”, observa Paulo Renato Steiner, diretor de produtos do HSBC Bamerindus.

    “Sem organização e sem planejamento, a pessoa se imagina com mais dinheiro do que realmente tem e gasta além do que pode.” Controlar as despesas e saber o destino do dinheiro uma providência que os especialistas recomendam tanto para quem está com as contas desorganizadas e pretende deixá-las em ordem quanto para quem está com as finanças em dia e pretende tirar mais proveito do dinheiro. A questão é: como fazer isso?