Eutifron

 

Questões éticas no mundo contemporâneo ( Nazismo)

Epistemologia (Teoria do conhecimento)

 

http://pages.madinfo.pt/filosofia/index.html

 

Glossário

 

A/B/C/D/E/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/S/T/UVW/XYZ

 

 

A

Academia
Escola fundada em Atenas por Platão, por volta do ano 386 a. C., e que permaneceu activa até 529 d. C. Deve o nome ao facto de estar localizada no ginásio dos jardins do herói Academos.
Acidente
Característica acessória de um ser ou ente, que não é determinante para a sua definição. Por exemplo, ser africano, asiático ou europeu são características acidentais de um ser humano, não contribuem para o tornar mais ou menos humano. Opõe-se à essência.
Acomodação
Na psicologia genética de J. Piaget, dá-se esta designação ao processo psicofisiológico pelo qual as estruturas cognitivas vão modificar-se em função das experiências do meio. É uma acção do sujeito no sentido de se submeter às exigências exteriores, adequando-se ao meio.
Adler, Alfred
Médico e psicanalista austríaco, discípulo dissidente de Freud (n. 1870 – m. 1937). Rejeitando o "pansexualismo" de Freud nas motivações inconscientes, deu relevo ao sentimento de inferioridade e à tendência inconsciente para a compensação.
Agostinho de Hipona (Santo)
Teólogo e filósofo dos primeiros tempos do cristianismo (n. 354 – m. 430), procurou conciliar a filosofia grega, sobretudo a de Platão, com a religião cristã. Na sua filosofia assume relevância a vontade, que leva a valorizar o homem, responsável pelo mal e pelo bem, agente livre da história. Obras: Confissões, A cidade de Deus.
Analítica (Filosofia)
Corrente filosófica do século XX, predominante sobretudo nos países anglo-saxónicos, caracterizada por preocupações de análise lógica da linguagem e das proposições utilizadas na linguagem vulgar e científica. Revela influências da lógica matemática, do empirismo e do positivismo. Alguns dos seus principais representantes são Frege, Russell, Moore, Carnap, Wittgenstein, Quine.
Anaxágoras de Clazómenas
Filósofo pré-socrático (n. 500 – m. 428 a. C.). Para além dos elementos materiais (a água, o ar, etc.) postulados por outros filósofos anteriores e contemporâneos, defendeu a existência de outro tipo de princípio unificador e ordenador, a Inteligência ou Nous, de natureza espiritual. Cf. Sócrates e os pré-socráticos.
Anaximandro de Mileto
Ver Mileto (Escola de).
Anaxímenes de Mileto
Ver Mileto (Escola de).
Anselmo de Cantuária (Santo)
Filósofo e teólogo medieval (n. 1033? – m. 1109). Procurou conciliar a fé com a razão, buscando uma compreensão racional das verdades reveladas: Credo ut intelligam (creio para compreender). É célebre o seu argumento ontológico acerca da existência de Deus. Obras: Monologion e Proslogion.
 Antístenes
Filósofo grego (séc. V – séc. IV a. C.), discípulo de Sócrates, fundador da escola cínica. Afirmava que a felicidade baseava-se na virtude e esta no conhecimento. Negava a existência de universais.
Apel, Karl Otto
Filósofo alemão (n. 1924), que procura superar o cientismo redutor contemporâneo, através de uma "transformação da filosofia" capaz de enfrentar as críticas contemporâneas ao filosofar. Obras: Transformação da filosofia, Semiótica transcendental como filosofia primeira.
Aristóteles
Filósofo grego, nascido em Estagira, na Macedónia e falecido em Eubeia (n. 384 – m. 322 a. C.). Foi discípulo de Platão durante vinte anos, na escola que este fundara, a Academia, mas afastou-se dela após a morte do mestre tendo fundado depois a sua própria escola, o Liceu. É um génio enciclopédico, abarcando todo o conhecimento do seu tempo e criando novas ciências, como a lógica. Opôs-se à teoria platónica das ideias e fomentou o estudo da natureza, mas as suas concepções sobre o movimento e sobre cosmologia influenciaram negativamente o progresso da ciência até ao Renascimento, dada a enorme influência exercida sobre os filósofos medievais. Algumas obras: Organon, Retórica, Ética a Nicómaco, Física, Metafísica, História dos animais, Da alma, Política, etc.
Assimilação
Na psicologia genética de J. Piaget, é o processo psicofisiológico pelo qual se incorporam os dados das experiências aos esquemas sensório-motores e aos esquemas operatórios existentes. É uma acção de integração do meio nas estruturas do sujeito.
Averróis
Considerado o maior filósofo do Islão (n. 1126 – m. 1198), é famoso sobretudo pelas teses que certos pensadores medievais adoptaram com base na sua obra: a supremacia da razão sobre a fé, a eternidade e necessidade do mundo e a identidade do intelecto em todos os homens, o que punha em causa a imortalidade individual e a liberdade.
Avicena
Médico e filósofo árabe (n. 980 – m. 1037), cuja influência, em conjunto com a de Averróis, foi grande no pensamento medieval cristão. Formado no aristotelismo e no neoplatonismo, procurou conciliá-los com a religião islâmica.
Axiomatização
Estabelecimento dos primeiros princípios ou axiomas a partir dos quais se podem derivar ou inferir as outras proposições de uma teoria.