Causas do Conflito
O ataque a Pearl Harbor foi o resultado da tensão,que já durava
anos entre os EUA e o Japão. Em resposta a invasão da Mandchúria,na China,em 1937,e a iminência de uma expansão
imperial japonesa,o presidente Franklin D.Roosevelt determinou
o embargo de petróleo ao Japão em Julho de 1941.Outras sanções foram impostas após o país invadir a Indochina Francesa em 1941.O governo Roosevelt determinou que o fim do embargo dependia da retirada das tropas japonesas da China e Indochina
Francesa e repudiasse o pacto com a Axis Tripartite assinado no dia 27 de Setembro de 1940 com a Alemanha e a Itália.
O Japão negou,exigindo que os EUA primeiro terminasse o embargo de óleo,vital para a máquina de guerra de Tokyo.Nenhum dos dois lados cedeu às exigências.
Se a aliança Axis avançasse,em poucos meses os EUA poderia ficar isolados,sem aliados ou mercado para exportação.Além disso,as cidades americanas poderiam tornar-se vulneráveis a ataques aéreos inimigos.
Os japoneses tentaram em vão conseguir um acordo com o governo das Índias Orientais Holandesas para o fornecimento e petróleo,e decidiram negociar mais uma vez com os EUA para tentar o rompimento do embargo,no verão de 1941. As negociações falharam,e houve endurecimento na atitude de ambas as partes.
No final de 1941,parecia que a guerra seria inevitável,e os dois lados apressaram seus preparativos bélicos.Um embaixador japonês foi enviado a Washington em novembro,a fim de apresentar uma última oferta aos EUA. O Japão é acusado de forjar essas negociações para ganhar tempo e se preparar ao ataque-surpresa. Essa tese ganhou força porque no momento em que os dois países romperam relações diplomáticas,as aeronaves japonesas já estavam prontas para atacar Pearl Harbor.

                               
       texto tirado da Revista made in Japan
                                               
Made in Japan Web Site
Back to Home