Image4.gif (8322 bytes)

 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

CHEFE DE GABINETE

 

Díli, 05 de Novembro de 2002

COMUNICADO

No dia 23 de Outubro, S.E. Presidente Kay Rala Xanana Gusmão, na sua palestra no Parlamento Nacional, cujo tema central foi a Política Nacional de Reconciliação, abordou o processo da história da luta de libertação e identificou algumas dificuldades no processo de reconciliação nacional.

Após esta palestra de uma hora e trinta e cinco minutos, algumas agências noticiosas selectivamente citaram alguns pontos proferidos sobre a UNTAET e a pessoa do Dr. Sérgio de Mello, dando a impressão de que S.E. Presidente Xanana Gusmão teria criticado o ex-Adminstrador Transicional, chefe da UNTAET e Representante Especial do Secretário Geral, por ter dificultado o processo de transição.

O Gabinete do Presidente da República vem, por este meio, esclarecer que as citações contidas nas reportagens sobre esta matéria, feitas com o intuito de dar a impressão de que S.E. o Presidente Xanana Gusmão teria usado a oportunidade no Parlamento Nacional para criticar o Dr. Sérgio Vieira de Mello, foram extraídas fora do contexto.

S.E. Presidente Xanana Gusmão, ao abordar a questão da necessidade premente de adoptar uma Política de Reconciliação Nacional, lembrou algumas dificuldades encaradas e deu, como exemplo, o princípio da UNTAET que determinava que todos os timorenses alistados como possíveis autores de crimes, iriam ser presos na fronteira, caso decidissem regressar a Timor-Leste.

Não foi intenção do Presidente Xanana emitir qualquer opinião que menosprezasse o papel e o apoio do Dr. Sérgio de Mello e do seu Gabinete no processo de reconciliação nacional.

Por isso, o Presidente da República lamenta a interpretação e reportagem errada das suas declarações e reitera a sua apreciação pelo apoio recebido do ex-Administrador da Transição e RESG, Dr. Sérgio Vieira de Mello, no processo de reconciliação nacional timorense por ele desencadeado no período da UNTAET.

......


| Home |

 

1