"BRASILEIRO, GAÚCHO, UM GÊNIO DIFERENTE:
LANDELL DE MOURA"
Meu caro amigo Ivan:
Honrado com o convite para fazer a apresentação do livro que escreveste sobre o nosso admirável Monsenhor Roberto Landell de Moura, quero assinalar que o li, com o maior prazer, em meu computador, aonde o deixaste gravado.
Como integrante do Grupo de Estudos Padre Landell de Moura, juntamente com o cientista Otto Albuquerque e a Prof. Vânia Maria Abatte, rejubilamo-nos, assim como todos os demais admiradores do genial inventor, primeiro radioamador do mundo, pela excelente contribuição que fazes, no sentido de reparar a injustiça que vem sendo feita, deixando essa figura de exponencial valor, quase que no esquecimento, principalmente em seu Estado natal.
Pesquisador incansável, meticuloso ao extremo, conseguiste reunir e apresentar de forma abundante e agradável, não apenas os dados biográficos e a extensa árvore genealógica do insigne Monsenhor Landell de Moura, mas, também, os estudos técnicos desenvolvidos para que chegasse às notáveis descobertas científicas que o fizeram atingir a glória de ser reconhecido internacionalmente como inventor do rádio, transmitindo e recebendo a palavra falada à distância, sem o uso de fio, bem como do telégrafo e do telefone igualmente sem fios, fato ocorrido há mais de um século atrás.
E isso é demonstrado praticamente, ao apresentares as patentes originais registradas nos Estados Unidos da América do Norte, já que não as registrariam como invenções se elas não fossem constituídas por circuitos inéditos.
Além disso, transcreves em tua magnífica obra detalhes desconhecidos de seu dia-a-dia religioso, descrevendo sua piedosa dedicação aos carentes e sua aversão às beatas, conseguindo entremear, com rara habilidade, trechos de conversas e curiosas passagens, como o caso da sonâmbula e a pormenorizada explicação científica dada por Landell de Moura.
Bem, meu caro Ivan, fizeste um trabalho exaustivo, minucioso, com inúmeras passagens inéditas, contribuindo positivamente para um maior conhecimento do genial Monsenhor Landell de Moura, realmente um gênio diferente.
Meus efusivos cumprimentos
Gen. Ex. RUY DE PAULA COUTO
Presidente do Conselho Consultivo da Liga da Defesa Nacional - RS
Conselheiro da Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura - FEPLAM
Radioamador - PY3RY.
Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
e-mail: ivanr@cpovo.net