O radioamadorismo tem sido sua paixão desde que tinha 14 anos. Naquele tempo, 1956, seu pai, o antigo PY5EG, era muito ativo em todas as bandas desde 1942 e muito entusiasmado com a operação em DX. Normalmente ficava com seu pai por horas, durante a noite ou feriados, ajudando-o a organizar os Log's e a verificar os QSL's.
Sua mãe era também radioamadora desde 1944 e também muito ativa, principalmente em bandas inferiores. Quando seu pai faleceu, em maio de 1958, solicitou à LABRE a reserva do indicativo de chamada PY5EG porque naquele tempo a operação de rádio era permitida somente aos maiores de 18 anos. Quando completou l8 anos, fez exames e obteve o PY5EG de volta. Isso foi em maio de 1960.
Muitos amigos de seu pai (PY5AO, PY5GA, PY5DB, PY5DX, PY5AM, PY5DG...) o estimularam muito e se tornou um fanático pelo radioamadorismo, especialmente DX.
Sendo um admirador de DX e assistindo a alguns CQWW, começou a adquirir um amor especial pela competição através de contestes. No início de 1962 começou a participar em algumas competições nacionais e, em 1963, pela primeira vez, participou de um CQWW SSB CONTEST. Foi uma experiência fantástica e desde então nunca deixou de trabalhar em competições internacionais importantes.
A seguir está uma relação de seus melhores resultados como operador individual.
PY5EG - ATILANO DE OMS SOBRINHO - PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL
COMPETIÇÃO MUNDIAL - CQWW CONTEST
1981 Campeão Mundial em 10 metros (Record S.A.) ZZ5EG 1982 Vice-Campeão Mundial em 40 metros ZZ5EG 1986 Campeão Mundial em 40 metros ZY5EG 1987 Campeão Mundial em 15 metros (Record Mundial) PY5EG 1991 Campeão Mundial em 10 metros (Record Mundial) ZV5A 1992 Campeão Mundial em 10 metros (Record Mundial) ZX0F
COMPETIÇÃO MUNDIAL WPX
1977 Campeão Mundial em 15 metros PY5EG 1981 Campeão Mundial em 10 metros (Record Mundial) ZZ5EG 1983 Campeão Mundial em 20 metros (Record Mundial) ZY5EG 1986 Campeão Mundial em 20 metros (Record Mundial) ZY5EG 1988 Campeão Mundial em 10 metros (Record Mundial) ZY5EG 1992 Campeão Mundial em 20 metros (Record Mundial) ZW5B 1995 Campeão Mundial em 15 metros (Record Mundial) ZW5B
WAEDC CONTEST 4 vezes Campeão Mundial - de 1980 a 1990
Single All Várias vezes ganhador do CQ-M USSR CONTEST, ARRL e outros.
A CQ MAGAZINE designou PY5EG para o Hall da Fama, entre todos os radioamadores ao redor do mundo participantes de competições mundiais.
O Contest Hall of Fame foi criado em 1930 e foi conferido até o presente, a menos de 20 radioamadores ao redor do mundo que foram reconhecidos por seus desempenhos em competições, estimulando desenvolvimento de atividades de radioamadorismo, ética e qualidade de operação.
No meio ambiente do radioamadorismo, o Prêmio Hall of Fame é conhecido como o Prêmio Nobel para atividades de radioamadorismo e tem significado, durante as últimas seis décadas, o prêmio mais importante, aspirado por todos que participam dessa atividade. Esse reconhecimento foi um dos mais importantes estímulos para sua atividade de radioamador.
Graças ao desenvolvimento aprimorado da atividade no Hemisfério Norte, todos os radioamadores anteriormente premiados com o Hall of Fame pertencem àquela parte do mundo. PY5EG - Atilano de Oms Sobrinho foi o primeiro representante do Hemisfério Sul a receber tal honraria.
Atilano vive numa zona rural, a cerca de 20 Km do centro de Curitiba, capital do Estado do Paraná, a 100 Km do Oceano Atlântico, num planalto a 900 metros acima do nível do mar. Sua casa está próxima à estrada que liga Curitiba com o litoral. É um bom lugar para operação de radioamadorismo.
Sua propriedade tem amplo espaço para antenas e tem oito torres com os seguintes sistemas:
FAIXA COMPRIMENTO DO BOOM ALTURA DA TORRE OBSERVACÕES 10 metros 12 metros 18 metros 7 over 7 stack 15 metros 18 metros 24 metros (W2PV) 8 over 8 stack 20 metros 20 metros 30 metros (W2PV) 6 over 6 stack 40 metros 20 metros 30 metros (W2PV) 4 elementos 80 metros 36 metros (W2PV) 4 elementos KLM 160 metros V Invertida 6 metros 15 metros 11 elementos
Recepção
Estação Caçadora TH11 Altura da torre 24 metros Satélite Sistema KLM 2 beverage para recepção 160 e 80 metros MoonBounce 1 Parabólica 6 metros
Rádios que utiliza atualmente:
YAESU FT1000 + Alpha 77 DX
YAESU FT 1000MP + TL 922
YAESU FT 847
Material auxiliar:
Caixas de comutação para antenas modelo TOP TEN e DX ENGENEERING
Programa de Log PLUS V3, DX4WIN
Programa de Competição WRITE LOG e K1EA
DX TELNET
Está usando essa estação para a maioria das competições através de indicativos de chamada como ZW5B, ZV5A, ZZ5EG, ZY5EG, ZX5A, PY5EG, especialmente para operação Multi-Single. Praticamente todos os membros do Grupo Araucária DX, brasileiros e extrangeiros têm usado a estação.
Considera um dos maiores problemas na América do Sul ainda a pequena atividade durante competições internacionais. Entende que nossa participação está se tornando mais importante, mas seu crescimento é muito lento! Pensa que um esforço maior deveria ser feito para motivar numa facção agressiva a participação dos sul-americanos em competições.
Um dos maiores objetivos do nosso Grupo Araucária DX é estimular a criação de outrosClubes de Radioamadores no Brasil para multiplicar e otimizar a participação brasileira. Nossas entidades oficiais, não somente no Brasil, mas por toda a América do Sul, não demonstram um esforço real para incentivar a competição radioamadorística. Pensa que os Grupos de Competição e Clubes deveriam fazê-lo.
Atilano de Oms Sobrinho - PY5EG gosta dos parâmetros do CQWW. O CQWW inclui todos os desafios mais importantes para um participante. A necessidade de buscar zonas para multiplicadores e países, a velocidade nos pile-up's e, naturalmente a estratégia de tempo e a operação da competição são os aspectos mais importantes de uma competição e o CQWW tem todas as regras necessárias para testar conhecimento e habilidade de cada participante.
A felicidade de participar de um conteste, num esforço de vários operadores e o desejo de desenvolver um time de grandes operadores no Brasil e, ao mesmo tempo, o desejo de montar uma super estação no Brasil, o levou a formar um Grupo de Competição em Curitiba-PR. Teve a sorte de ter alguns operadores de primeira classe, alguns especialistas em antenas e em reparos e manutenção de equipamentos e, naturalmente, o ingrediente principal: "motivação". Esses fatos coincidentes facilitaram a criação do Grupo Araucária DX. Assim, em 1981, PY5EG, PY5CC, PY5CA, PY5TT, PY5ZBA (N5FA) e PY5ZBU decidiram criar o Grupo Araucária DX.
No princípio, PY5EG - Oms tomou a responsabilidade de coordenar o Grupo. PY5ZBU - Don assumiu a área tecnológica, incluindo manutenção dos equipamentos e projetos de antenas. PY5CA - Maia coordenou o programa de log e N5FA - Jim com a ajuda fantástica de PY5CC - Peter tem atuado como o real motivador para implantar nossa estação de competição e parque de antenas. O inesquecível amigo PY5TT - Ton que faleceu em 1993, era responsável pela implantação das instalações (obras civis e infraestrutura) da estação de competição.
Um bom carro sempre exige um bom motorista! Assim, nossa estação de competição operada principalmente por N5FA, PY5CC e PY5EG recebeu, como convidados, muitos operadores fantásticos como: OH2BH, N6ZZ, LU8DQ, LU6ETB, ZP5JCY, N6TJ, N6AA, OH2MM, N6KT, YU1RL, CT1BOH, YT1AD, JH1AJT, W6NV.
Em 1992 decidiu-se erigir uma grande estação de competição na Ilha de Fernando de Noronha. Com a extraordinária colaboração do amigo e membro do Grupo Araucária DX, PY0FF - André e todos os outros membros do nosso Grupo, pode-se dizer hoje que realmente tem-se uma estação muito boa e competitiva. Ali normalmente é usado o indicativo de chamada ZX0F, obtendo alguns resultados extremamente bons.
Da Ilha de Fernando de Noronha ganharam várias competições Multi-Single e Single-All e muitos Single-Band.
O conjunto de antenas ZX0F tem o seguinte sistema:
80 metros 3 elementos Force 12 a 24 metros de altura
40 metros 3 elementos Force 12 a 24 metros de altura
20 metros 5 over 5 stack Yagi a 24 metros de altura
15 metros 5 over 5 stack Yagi a 18 metros de altura
10 metros 7 over 7 stack Yagi a 18 metros de altura
Caçadoras TH6, 2 elementos 40 metros e beverages.
Recentemente, em 1997, depois de operar alguns contestes juntos, decidiu ter o Araucária DX, o Grupo de Santa Catarina. O Grupo Araucária DX tem agora a Seção Paraná e a Seção Santa Catarina, liderada pelo amigo, o notável operador PP5JR - Sérgio Lima de Almeida.
Sérgio - PP5JR coordena a ereção de uma nova super estação de competições no Estado de Santa Catarina , na serra da Boa Vista. O local é realmente esplêndido: a 1200 metros acima do nível do mar, no alto da montanha, já com cinco torres e o objetivo de operar um Multi-Multi. Pretende-se ter a estação pronta para um Multi-Multi no próximo CQWW SSB, em outubro vindouro.
Seu sonho é expandir as fronteiras do Grupo Araucária DX para outros estados no Brasil.
Colaboração de Peter Zoch Sprengel - PY5CC Matéria publicada na Home Page www.radioamador.com/ilustres/py5eg.asp
Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
e-mail: ivanr@cpovo.net
| Retorna | Recomende esta pagina a um amigo | imprimir esta pagina | |
Publicado em 11 de junho de 2005
Atualizado em 02 de setembro de 2005