( http://www.oocities.org/RainForest/Vines/5011 )
Site voluntário em defesa dos Animais
Sempre amei os animais, mas amava como a maioria das pessoas, achava bonitinho, sentia pena dos abandonados, gostava de fazer um carinho, etc... mas apenas isso. Não parava para pensar em quanta crueldade há por trás dos laboratórios, matadouros, circos, rodeios e de alguns "lares". Algumas vezes vendo agressões à animais nas ruas fui em defesa deles. Quase que intuitivamente essas coisas me incomodavam.
Bastante tempo depois, percebi que ao ver reportagens sobre touradas, caçadas, me sentia muito triste, com um aperto no coração e um nó na garganta. Ao ver animais abandonados nas ruas, tinha vontade de resgatá-los e quando não podia ou não conseguia, me sentia culpada. Pensei em organizar um abrigo para esses animais... mas isso era quase impossível, pois não sendo do "ramo", sou arquiteta, seria mais difícil ainda pois necessitaria de veterinários, arranjar voluntários, terreno, funcionários e para isso dependeria de um enorme investimento, o que não tornava o projeto viável.(Este sonho ficará arquivado por um tempo).
Com o advento da Internet, vi que seria possível realizar parte desse sonho: divulgar o que penso, o que acontece por debaixo dos panos, protestar através de e-mails, solicitar reportagens à TVs, revistas, jornais, reclamar com políticos e entrar em contacto com pessoas que pensem e sintam da mesma forma. E assim foi elaborado esse site. No princípio com poucas páginas (lá no começo de 1995), sem conhecer ninguém. Hoje (em 2000) com bem mais de 40 páginas e muitos, muitos amigos que foram chegando aos poucos.
Mudando um pouquinho de assunto, mas não fugindo da idéia, gostaria de falar também um pouco sobre como parei de comer carne: Nunca fui muito ligada em carne, quando criança fui praticamente obrigada pelo pediatra à comê-la sob a ameaça de tomar "injeções de carne"... (?!?!). Porque naquela época achava-se que isso era necessário para uma boa saúde. Criança tem que comer carne.( Coisas de antigamente!). Comi durante muitos anos, mas sempre pouca quantidade, sempre me incomodou ver carne crua, sangue. Por duas vezes tentei parar: a primeira, lendo um artigo sobre saúde, a segunda , quando assisti a uma reportagem sobre um matadouro no RJ. Nas duas vezes acabei voltando após algum tempo, por dificuldades, por falta de opções, por trabalhar fora, por falta de um conhecimento maior, etc, etc... acho até que não era o momento. Até que fui me interando cada vez mais sobre a crueldade que está por trás de um simples bifinho, aí realmente foi de vez. Não sinto a menor falta, só consigo olhar para um bife, frios ou o que quer que seja, como um pedaço de um animal assassinado. Não venho aqui fazer apologia do vegetarianismo, apesar de achar que vai ser a salvação do mundo e que no futuro, todos serão vegetarianos, ou pelos motivos que me tornei, ou simplesmente por não haver mais opção - veja pág. "pelo meio ambiente". Acho que isso deve partir de cada um, com real convicção.
Voltando à HP, espero realmente estar colaborando de alguma forma com os animais e informando as pessoas. Foi tudo feito com muito carinho através de pesquisas, leituras e conversas. Sei que às vezes basta um "toque" para que as pessoas percebam o que realmente acontece a sua volta e se eu conseguir dar esse "toque" em alguém, esse site terá valido à pena!*
É preciso falar por aqueles que não podem falar por eles mesmos!!
Um abraço,
Lenita Ouro Preto
* E como valeu! Hoje depois de 5 anos, muitas coisas realizamos juntos, muitas ainda estamos tentando, outras divulgando, tudo em conjunto com uma quantidade enorme de amigos que chegaram através desse site...e continuam chegando!
Copyright © 1996 Lenita Ouro Preto
Last update: 06 OUT 98 / 23 JUN 200
Webmaster: lenitaop@oocities.com