O LAGESOLOS tem como raiz histórica
a criação, em 1991, do Grupo de Pesquisa em Erosão
de Solos e Movimentos de Massa, no Departamento de Geografia, do Instituto
de Geociências, da UFRJ. Ao longo dos últimos sete anos vem
sendo consolidada uma linha de pesquisa em erosão de solos e geomorfologia
experimental.
O Coordenador do Laboratório, Prof. Antonio J. T. Guerra, fez seu Doutorado no King's College London (Universidade de Londres), entre 1986 e 1991, sobre erosão de solos (Soil characteristics and erosion, with particular reference to organic matter content), e Pós-Doutorado, na Universidade de Oxford, sobre Formação de Ravinas. Desde o seu retorno, o grupo começou a se formar, contando atualmente com 18 membros, incluindo bolsistas, estagiários, mestrandos e doutorandos, sendo alguns deles professores de universidades brasileiras, todos engajados em projetos (mestrandos e doutorandos) e subprojetos (bolsistas e estagiários). A linha de pesquisa em erosão de solos vem sendo desenvolvida tanto em Petrópolis, local onde vêm sendo monitoradas duas estações experimentais, há quatro anos, como em Sorriso e Cáceres (MT), Manaus (AM), Natal (RN), Açailândia (MA) e Ilha Grande (RJ). Os projetos referentes aos municípios de outros estados brasileiros, estão sendo desenvolvidos por professores de outras universidades federais (mestrandos e doutorandos).
Ao longo desses sete anos, vários trabalhos foram publicados pelos membros da equipe. Temos participado de vários congressos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos e, recentemente, quatro capítulos sobre erosão de solos foram publicados em livros, pela Editora Bertrand.
Há quatro anos foi assinado um convênio com a Prefeitura de Petrópolis (Secretaria Municipal de Obras), que contratou dois estagiários do nosso Grupo de Pesquisa. Através desse convênio conseguimos montar duas estações experimentais e temos monitorado erosão de solos, pluviosidade e movimentos de massa que têm ocorrido no município.
Temos trabalhado em conjunto com professores da Universidade Federal do Pará em um projeto sobre a Origem e Evolução das Voçorocas, no município de Açailândia (MA), e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre Erosão dos Solos, na cidade de Natal.