MÚSICA

Amor com amor se paga: verdade ou mentira? Verdade - média. E ódio, com ódio se paga? Não necessariamente, pois às vezes se é odiada por inveja, e nem por isso odiamos de volta; a rigor, quando se está em temporada de muita grandeza - o que não é sempre -, podemos até ignorar que quem nos odeia existe.
Outro dia alguém perguntou a uma amiga: "Por que você gosta de fulana?" E ela, que nunca havia pensado no assunto, respondeu: "Porque ela gosta de mim". Simples, e se pudéssemos só gostar de quem gosta da gente, a vida seria infinitamente mais simples.
Entre homem e mulher, as coisas funcionam de maneira diferente. Uma mulher desejada por muitos homens não pode retribuir esse sentimento à altura, mas um gostar legal, que inclui uma certa admiração, um certo interesse, uma certa curiosidade sobre sua vida, ou melhor, sobre sua pessoa - bem, a esse tipo de sentimento ninguém fica indiferente (e isso não é traição, ou melhor: é só uma traiçãozinha).
Temos todos uma necessidade profunda de sermos gostados e somos capazes de qualquer coisa para que nos dêem o que de mais precisamos: afeto.
Como é bom quando alguém se interessa por nós, ri de nossas histórias, se lembra de perguntar se encontramos o livro que estávamos procurando, se melhoramos da gripe. Precisamos de atenção como se precisa de ar para respirar, e para que uma grande relação se estabeleça, tudo passa pelo interesse que, no fundo, é o grande sinal do gostar.
Faz parte da boa educação ser atenciosa e prestar atenção no que o outro está falando, sem aquele ar de estar louca para a história acabar logo. Mas existe um outro tipo de atenção que vai bem além: é a atenção verdadeira, que só acontece quando existe afeto - o real afeto. A coisa mais importante da vida é saber que algumas pessoas - que nem precisam ser muitas - gostam de você, só por você ser como é. Que elas ficam felizes quando te encontram, quando você telefona, por você existir, enfim. Ah, é muito bom ter quem goste da gente.
Ser odiada não é bom, mas muito pior é ser tratada com indiferença.
Afinal, todos temos algumas idéias sobre nós mesmos; algumas boas, outras péssimas. Por mais seguras que possamos parecer, no fundo nos achamos meio bobas, que nada que fazemos tem importância e que temos um monte de defeitos.
Existem pessoas que nos olham como se fôssemos transparentes; não se interessam por nada que se diz e nos olham como se não existíssemos. Essas pessoas deixam muito claro que para elas a gente não tem a menor graça - razão suficiente para fazer qualquer um se sentir um nada; e tem pior?
Nessa hora precisamos lembrar, mesmo com algum esforço, que não somos - ninguém é - tão nada assim; e que talvez o problema seja do outro, que não consegue dar atenção não a nós, especialmente, mas a ninguém.
Pessoas assim não sabem o quanto a vida fica mais rica quando se pensa no outro, se pensa em todos e em tudo, o que é a única maneira de pertencer a este mundo.
O ruim é que elas conseguem, com sua indiferença, nos ferir mais do que de qualquer outro jeito.
Porque às agressões, afinal, já estamos acostumados.

Danuza Leão

Preciosa contribuição da amiga Fatima Quemelo

Reflexões Virtuais Reflexões Virtuais Reflexões Virtuais



Seu E-Mail:

Seu Nome:

E-Mail do Seu Amigo:




Formato Para Impressão


Página Principal