Carta do Papa à Dom Carlos
Venerável Irmão

Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro
Arcebispo Metropolitano de Niterói

"Com Maria, a Mãe de Jesus", desempenhaste durante longo tempo, precisamente, cinco lustros, o Ministério Apostólico. Com efeito, Venerável Irmão, alcançaste dignamente tua meta singular, com honra e glória.

Nós certamente desejamos ser contados entre as testemunhas de tuas honras. Assim sendo, através desta Carta, apressamo-nos a apresentar, antecipadamente, nossos cumprimentos festivos pelo vigésimo quinto aniversário de ordenação episcopal que, dentro em breve, será celebrado merecidamente.

A imensa cidade e comunidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que te recebeu em seu seio ainda criança, depois te viu consagrado Bispo na Igreja Catedral, pronto e preparado para exercer com eficácia a missão. Depois, por nossa vontade, foste para a Sé de Campos, para aí desenvolver planos e projetos, a serem colocados em prática para a salvação dos fiéis. Por fim, há dez anos, também por nossa deliberação recebeste o governo da Igreja de Niterói.

Neste local, notáveis ensinamentos de teu espírito episcopal são difundidos por toda parte. Superadas não poucas dificuldades, te entregas com eficácia ao trabalho de conciliação dos fiéis. Em comunhão com a Sé Apostólica, te esforças por cuidar dos Ministros Sagrados e dos próprios fiéis. Pelos cânticos e pelas poesias levas esplendor e eficácia à Sagrada Liturgia e à Catequese. Os Irmãos no Episcopado que te rodeiam, elegeram-te (no passado) presidente desta região, reconhecendo tuas qualidades e proeminência.

Aprouve-nos dizer essas coisas para que seja justamente reconhecido teu múnus episcopal, o qual será especialmente comemorado com esta grande festa, que, felizmente, coincide com o evento do Magno Jubileu.

Imploramos, com fervorosa prece, do Divino Pastor e da Celeste Mãe, que o teu munífico pastoreio seja recompensado, enquanto com grande afeição de ânimo te enviamos especialmente, Venerável Irmão, uma copiosa Bênção Apostólica, extensiva a todos os teus fiéis.

Cidade do Vaticano, 10 de novembro do ano de 2000.

Vigésimo terceiro do nosso Pontificado.

João Paulo II

Leia também:

Notícias Mar/2001

Mais recente carta de João Paulo II



 

Voltar à página principal