Tectônica de Dobramento

Uma dobra é formada de duas partes: a côncava ou sinclinal, e a convexa, ou anticlinal; as linhas de maior e menor altura da dobra denominam-se charneiras anticlinal e sinclinal. Os pontos inclinados que as unem são os flancos; plano axial é o que une as charneiras de todas as camadas que constituem a dobra; eixo da dobra é a intersecção do plano axial com a superfície horizontal; direção da dobra, é a de seu eixo ou do seu plano axial.
As dobras podem ser classificadas segundo o seu plano axial em dobras retas ou simétricas, quando o seu plano axial é reto ou inclinado. Quando o plano axial for quase horizontal teremos dobra deitada. Uma série de dobras de flancos paralelos e igualmente inclinados constitui as dobras isoclinais. Quando o esforço exercido sobre os estratos da crosta ultrapassa o seu limite de elasticidade, as camadas dobram-se e o empurrão segue a direção da força, fazendo com que um dos flancos se estire e adelgace até se romper, produzindo uma dobra falhada. A associação de dobras compõe as grandes cordilheiras de dobramentos, como os Alpes, os Pirineus, Serra Nevada, o Himalaia, os Andes, etc., que nada mais são que sedimentos depositados em antigos mares fortemente comprimidos e dobrados pelo fenômeno orogenético até emergirem do fundo e formar os mais altos maciços montanhosos.

Exemplos

Esquerda: Sedimentos horizontais; Direita: Anticlinal e Sinclinal simétricos.

Esquerda: Anticlinal e Sinclinal assimétricos; Direita: Dobra inclinada (Anticlinal).

Esquerda: Dobra falhada; Direita: Dobra falhada com correção.

Formações

As dobras estão entre as mais difundidas e prontamente identificaveis de todas as formações rochosas. Dá-se o nome de dobras às formas onduladas que as rochas estratificadas podem assumir ao serem curvadas ou deformadas. Há dois tipos básicos de dobras geologicas. as camadas que foram forçadas a adquirir a forma geral de arco são chamadas de anticlinais; já as que formam depressões na superfície da Terra são chamadas de sinclinais.

Dobra1

Dobra2

À Esquerda: Exemplo classico de anticlinais em formação de domo, na cadeia Sheep, Wyoming (EUA). À Direita: A erosão nos estratos circundantes de rochas revelou o perfil de uma dobra anticlinalem arenito, xisto e rochas de assoreamento laminados.

Dobra3

Dobra4

À Direita: Hartland Point, Devon (Inglaterra), um penhasco de rocha sedimentar com dobras em forma de V (ou em asna). À Esquerda: Sinclinal na ilha de Mull (Escócia). Estas camadas foram forçadas para cima pela pressão das rochas visinhas.

Sugestões

antonio.neves@usa.net