Voltar


Logo Ab:norm

Ab:norm Banda: Ab:norm
Estilo: Brutal Modern Death Metal
Origem: Alemanha
Entrevista cedida por: Michael (Baixista)
Realizado em: 09/2002
Por: Flávvio
Somente dísponivel no Web-Zine

ESTEJA PREPARADO PARA A MÚSICA DA NOVA GERAÇÃO. O AB:NORM É AGORA UMA DAS MAIS INOVADORAS, INTELIGENTES E INSANAS BANDAS DE DEATH METAL. SE VOCÊ ANSEIA POR ALGO NOVO, LEIA OU MORRA!!!
Bem, todas as coisas por trás do Ab:Norm são muito inovadoras. Letras, artes, composições com um approch único na hora de escrever etc. Como vocês definiriam seu som e como vocês conceberam essa destrutiva agressão sonora?
(Michael) Nós amamos tocar música progressiva com um extremo som brutal, estruturas de sons complexas e arranjos. Esse é o estilo que chamamos de: "Música da Nova Geração".

Quem é o principal compositor no Ab:Norm? Suas influências devem ser as mais diferentes...
(Michael) Isso é certo, temos muitas influências e são muito experimentais. Embora nós temos o cuidado em "soar como nossa própria banda", nós não tentamos chupar outras bandas da cena. Quero dizer... ouvimos outras bandas mas não somos uma cópia chata. Martin escreve a maioria de nosso material que mais tarde nasce em nossa sala de ensaio. Martin e eu produzimos todos os sons juntos em meu Macintosh. Depois praticamos os sons com o baterista Gianni. Se os sons estão prontos, Felix terminará com o seu vocal gutural "demoníaco".

Vocês tocam um Death Metal muito pesado, técnico e brutal, mas suas composições tem uma identidade muito pessoal. O que vocês acham sobre o cena Death Metal atual?
(Michael) Por que uma banda não pode tocar um Death Metal pesado, técnico e brutal e ainda ter uma identidade própria? Existem muitas bandas boas de Death Metal com suas próprias interpretações do gênero.

Eu acho que vocês são uma das bandas de Death Metal mais inteligentes e me deixe dizer o porque. Vocês tiveram a idéia criativa de disponibilizar o seu álbum "Inside", completo e com capa que pode ser impressa para download gratuito em seu web-site. Vocês perceberam que dessa forma muitas pessoas tem contato com seu som, e se eles apreciarem o mesmo, certamente comprarão seus álbuns no futuro (por exemplo: aqui no Brasil muitas pessoas que ouviram seu som ficaram muito impressionadas e estão ansiosas pelo próximo...). Quem teve essa grande idéia?
(Michael) Obrigado, essa idéia foi minha. Em por o álbum completo Ab:norm na Internet, assim fãs de música brutal mundial tem a oportunidade em ouvir o que estamos fazendo. Isso foi claro para nós no começo, que a música do AB:NORM sempre teria que estar um passo a frente e que também haveria um pequeno ganho comercial. Alguém realmente precisa de uma gravadora hoje em dia? Nós produzimos tudo por conta própria e colocamos na Internet, mas claro isso seria bom para ter a possibilidade de um selo forte comandando a promoção e produção. O futuro do AB:NORM não depende de uma negociação de gravação. Se nós não acharmos uma gravadora para o próximo álbum, disponibilizaremos ele para download de novo.

E a sua gravadora? O que acharam disso?
(Michael) Nada, nós somos divididos com as gravadoras Show No Mercy Records e a Skyscraper Music Canadá.... Me deixe explicar: Show No Mercy Records foi fundada por um grande amigo nosso para nos ajudar a começar. Infelizmente, por causa dos compromissos com negócios dele, não pode continuar com a SNM. Essa é a razão porque estamos sem gravadora agora. Seremos eternamente gratos com ele, porque ele possibilitou o lançamento de 1000 cópias de "Inside". Skyscraper Music Canada queria lançar 1000 cópias com vídeo bonus para o mercado americano. Preparamos tudo, você sabe. capa em "Inglês", parte multimídia para nada, porque isso foi abandonado por eles e até hoje não temos explicação ou razão conhecida do porque?

Felix, foi por um longo tempo o vocalista do Crematory. Ele tem um vocal poderoso e intenso, e isso se encaixou perfeitamente no AB:NORM. Como entraram em contato com ele?
(Michael) Sim, exatamente, Felix se encaixa perfeitamente no AB:NORM. Felix e eu somos amigos faz 15 anos. Naquela época ele estava cantando com o Crematory e o perguntamos se estaria interessado em se juntar conosco. Ele pensou mais ou menos 5 minutos e se juntou ao AB:NORM. A atual line-up estava completa.

Você sabe como está sendo a repercussão do AB:NORM aos fãs antigos do Crematory.
(Michael) Eu acho que o AB:NORM não é compatível com o Crematory. Os dois estilos são muito diferentes e você não pode compará-los. Devemos conquistar novos fãs e não tomar posse dos antigos fãs do Crematory.

E os shows... Estão planejando algo?
(Michael) Faremos alguns pequenos shows na Alemanha. Mas primeiramente queremos nos concentrar em produzir nosso próximo álbum.

Nos diga sobre as novas composições. O que realmente podemos esperar delas?
(Michael) Bem, tocamos dois sons novos chamados "Eugenic" e "Blue Rain" ao vivo e as pessoas realmente gostaram dos novos. Eu acho que o novo material é mais variado e tem mais maturidade. Os sons são umas misturas de extremos blast-beats, grooves e partes atmosféricas doom. Pretendemos lançar o álbum no verão de 2003.

Muito obrigado pela atenção. A palavra é sua.....
(Michael) Muito obrigado pelo seu Ab:norm interesse e pela entrevista. Estamos sempre abertos para sugestões. Sendo assim, assinem nosso guestbook e façam download da porra do nosso álbum. Grind on......

Diga-nos seus 10 álbuns favoritos.
(Michael)
1. Death - Individual Thought Patterns
2. Slayer - South of Heaven
3. Suffocation - Pierced from Within
4. Slayer - Reign in Blood
5. Crowbar - Broken Glass
6. Fredrik Thordendal's Special Defects - Sol Niger Within
7. Naket City - Torture Garden
8. Carcass - Symphonies of Sickness
9. Voivod - Killing Technologie
10. Meshuggah - Destroy Erase Improve

Contato: Felix Stass - Hauptpostlagernd - 67059 Ludwigshafen - Germany
ab:mail: michael@ab-norm.de

  • www.ab-norm.de