Voltar


Logo Aurora Borealis

Ron Vento Banda: Aurora Borealis
Estilo: Black Metal.
Origem: USA.
Entrevista cedida por: Ron Vento (Vocal e Guitarra).
Realizado em: 07/2003
Por: Flávvio
Somente dísponivel no Web-Zine

OS DONOS DA ALVORADA ESTÃO DE VOLTA. O AURORA BOREALIS RECENTEMENTE LANÇOU SEU MAIS IMPRESSIONANTE E FANTÁSTICO ÁLBUM ATÉ O MOMENTO, O GRANDE "TIME, UNVEILED", VIA DIEHARD MUSIC. AQUI, O MANTENEDOR DAS LUZES RON VENTO ABRE SUA ALMA E NOS CONTA SOBRE TODOS OS SOFISTICADOS CONCEITOS DESSA GRANDE BANDA AMERICANA.
Olá Ron, como vai? Vamos começar falando sobre seu último ato, o grandioso "Time, Unveiled", que de longe é seu lançamento mais caótico e rápido até o momento. Você está 100% satisfeito com ele? E se pudesse, mudaria algo nele.....
(Ron Vento) Muito obrigado por suas palavras amáveis sobre o novo Cd, fico feliz que gostou. Trabalhamos realmente duro nele. Em estar 100% satisfeito, acho que nunca ficarei 100% satisfeito, caso contrário, já que fiz o Cd perfeito, deveria largar esse negócio, pois nunca farei nada melhor. O que eu mudaria se pudesse são os tons das guitarras, pois logo após que gravei o Cd, consegui uma nova mastreação para guitarra, e consigo sonoridades muito melhores agora. Elas soaram legais, mas com minha nova mastreação elas soam maravilhosas. Eu também não gosto da versão americana da capa, ela ficou parecida demais com um livro cômico em seu esquema de cores, as impressoras na verdade bagunçaram tudo, mas esses são na verdade as únicas coisas que consigo me lembrar.

Esse álbum continua a saga de "Northern Lights" em termos de composição (quero dizer com sentimentos frios e dark, como uma trilha-sonora). Esse é seu jeito de compor, como compondo uma narrativa épica?
(Ron Vento) Bem, talvez um pouco, mas só escrevo aquilo que estou sentindo no momento, todos os meus sons tem a mesma veia realmente, deve ser por isso que esse álbum se parece com Northern Lights. Não acho que o Aurora Borealis, focado naquele jeito mudará muito o estilo. Se eu precisar disso, montarei outra banda.

A produção de "Time,Unveiled" é maravilhosa. Parece que finalmente você conseguiu o som perfeito para sua banda. Esse processo tomou muito seu tempo e você é perfeccionista na hora de gravar?
(Ron Vento) Bem, realmente o que eu gravo agora destrói o som de Time, Unveiled. Como eu disse existem algumas coisas na produção que não gosto muito, mas o próximo álbum será muito mais forte. Não me leve a mal, mas eu acho o som de Time, Unveiled é muito melhor que a maioria das produções que ouço. Entretanto como estou fazendo as coisas um pouco diferentes agora, minha música esta fluindo muito melhor agora. Eu não diria que sou uma pessoa perfeccionista, mas gosto de fazer as coisas realmente perto do que imagino, embora às vezes você tem que dizer "tudo bem" e aceitar o que você tem.

Você tem seu próprio estúdio, o Nightsky Studios, que imagino, deve ser uma grande forma de economizar dinheiro e tempo, e também você pode deixar sua imaginação fluir sem nenhuma cobrança.... Como você consegue conciliar sua vida compondo, tocando, gravando e trabalhando?
(Ron Vento) Sim, eu costumava trabalhar nisso com mais alguém, mas agora comprei minha própria facilidade etc, e estou sozinho. Eu desejo que todos os leitores visitem nightskystudios.org e confiram, é um lugar muito legal e temos alguns ferramentas de gravação formidáveis. Às vezes tenho que gravar música que realmente não gosto, mas isso paga as contas e é muito mais fácil do que fazer um trabalho duro e detalhado. Às vezes estou tão ligado à música que quando chego em casa, não acho que estou fazendo meu próprio som, mas eu ainda gosto de compor, portanto sempre o faço.

Bem cara, você recebeu a ajuda dos três melhores bateristas de Death Metal desse mundo, Tony Laureano, Derik Roddy e Tim Yeung, e seus discos são realmente fortes devido ao trabalho deles também. Como vocês entraram em contato e quais são as principais diferenças entre os mesmos.
(Ron Vento) Sim, concordo Tim Yeung que eles são três dos melhores, com certeza. Todos são únicos em seus estilos e todos são super bateristas. E claro, eles são algumas das razões principais que fazem meus álbuns soar como soam. Um bom baterista é a chave para qualquer Cd bom de Death ou Black Metal. Assim que comecei, basicamente chamei Tony e o deixei ouvir o material, e ele gostou e gravou o primeiro Cd. Antes do primeiro Cd do Aurora, toquei em outra banda com Derik Roddy em Atlanta e éramos amigos muito próximos, então quando comecei a compor o segundo álbum do Aurora, Tony estava muito ocupado, eu apenas convidei o Derik e ele ficou muito feliz em fazê-lo. Com o terceiro Cd, eu chamaria o Derik de novo mas ele e o Tony estavam muito ocupados com suas bandas principais, assim peguei o número de telefone do Tim, que me disse que amaria tocar no novo Cd. Eu realmente fui um felizardo. Eu não lançaria outro Cd do Aurora com qualquer baterista, a música não é escrita para bateristas comuns. Por suas diferenças, Tony é realmente muito, muito rápido, quase não humano, Derik é muito rápido também, porém mais técnico e incorpora um monte de coisas diferentes, e Tim é muito rápido e brutal com um estilo mais reto, realmente direto, mas muito limpo também.

Desde o início, Aurora Borealis tem traçado sua própria identidade e desenvolvido seu jeito muito pessoal de tocar. É definitivamente impossível rotular, pois você tem tantas influências e sonoridades. Isso já era uma intenção, ou esse mix foi uma conseqüência natural de evolução e repertório?
(Ron Vento) Temos sido os mesmos durante anos, muitas pessoas nos chamam de Black, muitas nos chamam de Death. Gosto de pensar que nós tocamos o melhor dos dois mundos e também adicionando trechos de Thrash antigo aqui e ali. Nossa música é realmente rápida e limpa geralmente, sem teclados, vocais bobos cantados ou porcarias folk, o jeito que o Metal deveria ser.

Por que você não tenta achar um membro fixo para completar a line-up? Você acha que isso poderia ofuscar seu auto-espírito de composição ou você apenas não encontrou ainda a pessoa certa?
(Ron Vento) Bem, acho que um pouco dos dois. Não parece que posso encontrar um baixista de bom calibre que ao mesmo tempo contribuirá de uma forma positiva. Eu realmente não penso em tocar ao vivo nunca mais, já foi o suficiente no passado com outras bandas. Quero dizer que ainda poderia fazer turnês, mas isso teria que ser com ajudas de gravadoras e na verdade nenhuma tem propostas. Ainda sou proprietário do estúdio, tenho que manter o barco andando, portanto seria difícil.

Outra característica marcante do Aurora Borealis é o fabuloso conceito lírico. Vocês nunca trataram de temas clichês ou coisas normais. Parece que vocês preferem falar sobre a beleza caótica da natureza e sobre as principais obras primas construídas pelo homem..... Nos diga sobre isso.
(Ron Vento) Sim, definitivamente. Eu realmente odeio letras que tratam de Satã ou matar cristãos, ou podreira e cadáveres. Sem interesse nenhum sobre essas coisas. Eu sou um fã de história, portanto só escrevo sobre coisas que me surpreendem. Matar uma pessoa não significa nada para mim, também cantar sobre um deus mal imaginário. É muito engraçado como as pessoas levam essas coisas a sério. Eu apenas leio muito e escrevo o que gosto, é uma extensão disso.

O Aurora Borealis não faz parte da cena tradicional e normal americana de Death Metal, pois vocês possuem um som e personalidade tão atípicos, que definitivamente não tem descrição. Nos diga sua opinião sobre o cenário Death Metal em seu país e o que você acha de muitas bandas se auto-denominando como "USA Technical Brutal Death Metal"?
(Ron Vento) Existem bandas muito boas daqui, mas para cada bom você acha 10 ruins, e são como você disse muito típicos e não muito bons. Eu não estou muito a par de toda essa coisa de Brutal Death, mas posso respeitar algumas bandas. Não consigo gostar do estilo rosnador do Death Metal de Nova Iorque, mas sei que ele é muito popular. Sempre fui mais ligado a sonoridades Black Metal em geral, e as partes técnicas também de sons melódicos. Existem muitas bandas de Death Metal daqui que são muito genéricas.

Uma curiosidade. Qual (quais) livro (livros) você tem lido ultimamente?
(Ron Vento) Boa pergunta. Ok, me deixe voltar no tempo atrás na ordem do último. Eu acabei de finalizar uma série de 4 livros chamado Gateway Series. São séries de ficção científica. Antes eu li um livro da Anne Rice chamado Blackwood Farm. Também tenho lido por mais ou menos seis meses um livro chamado the History of the World. É um livro muito detalhado e toma meu tempo com ele. Eu também finalizei alguns meses atrás, História da Magia e do Oculto, mas antes li um combo de livros chamados Riverworld. Eu poderia continuar para sempre, mas acho que temos um limite. Meus gostos variam muito.

Ok cara. Muito obrigado por suas palavras. Sinta-se a vontade.....
(Ron Vento) Deixe-me primeiramente Ron Vento dizer obrigado pela entrevista, eu realmente aprecio a chance de falar para todos os seus leitores. Encorajo todos que quiserem entrar em contato por qualquer razão. Podemos ser encontrados no PO BOX 1327 Clinton MD 20735-5327 USA ou Via internet no AURORA4DTH@aol.com, e também em nossa página no www.auroraborealis.org, ou o estúdio no www.nightskystudios.org para qualquer banda americana que possa vir a ler isso. Obrigado de novo.

Para terminar, nos diga seus dez álbuns favoritos.
(Ron Vento) Eu realmente não posso responder essa questão, pois gosto de tantos álbuns. Esses não são necessariamente os dez melhores, mas são alguns bons em minha opinião.
Kreator - Extreme Aggressions
Setherial - Hell Eternal
Neglected Feilds - Synthinity
Dark Funeral - Diablos Interium
Dark Tranquilty - The Gallery
Behemoth - Thelema .6
Vader - De Profundis
Dissection - Storm of the Lights Bane, poderia continuar eternamente, mas pararei por aqui. Obrigado novamente.

Diehard Music A/S - Vindegade 101 - 5000 Odense C - Denmark Phone: + 45 66177537 - Fax: + 45 6612 9336 - E-mail: diehard@diehardmusic.com

  • www.diehardmusic.com
    Aurora Borealis - E-mail: aurora4dth@aol.com
  • www.auroraborealis.org
  • www.nightskystudios.org