Voltar


Logo Decrepit Birth

Decrepit Birth Banda: Decrepit Birth
Estilo: Brutal Death Metal.
Origem: USA.
Entrevista cedida por: Matt (Guitarra)
Realizado em: 01/2004
Por: Flávvio
Somente dísponivel no Web-Zine

Bio: O Decrepit Birth é uma banda de Death Metal moderno, com influências da cena dos anos 90. "Somos uma banda com sérias intenções de criar um som original, com grande velocidade e coerência". Formada originalmente no meio dos anos 90 pelo guitarrista Matt Sotelo e o vocalista Bill Robinson.....as intenções dessa banda tem sido as mesmas......máxima brutalidade. Em Setembro de 2001 Matt e Bill juntaram forças com o ex-DEPRECATED Derek Boyer. Os três começaram a compor material para o primeiro CD. A banda trouxe o baterista Kevin Talley (ex-DYING FETUS/MISERY INDEX) e gravaram uma versão promocional da faixa "Prelude to the Apocalypse". Com sorte, a gravadora Unique Leader os ofereceu um contrato que foi alegremente aceito. Eles necessitavam de um baterista sólido para gravar o primeiro álbum, com habilidade para brutalizar e acrescentar muitos bumbos rápidos. Erik da Unique Leader ofereceu trazer Tim Yeung para a gravação, que ja tinha trabalhado com bandas como HATE ETERNAL, AGIEL, AURORA BOREALIS e mais recentemente como o VITAL REMAINS e COUNCIL OF THE FALLEN. Tim começou a gravar no estúdio de Matt as faixas do futuro álbum que se chamaria "...And Time Begins". A banda completou a gravação em quatro meses. O álbum foi lançado pela Unique Leader em setembro de 2003. Aguarde mais brutalidade do Decrepit Birth nos anos que virão.

QUANDO NOSTRADAMUS PREVEU TODAS AQUELAS PROFECIAS APOCALÍPTICAS E EVENTOS DO JUÍZO FINAL, ELE NEM AO MENOS PODIA IMAGINAR QUE ALGUNS CARAS PODERIAM COMPOR A TRILHA SONORA DESSE TÃO ESPERADO ARMAGEDOM ANTES DE ISSO ACONTECER. 2003 FOI O ANO DA CHEGADA DE "...AND TIME BEGINS", O PRIMEIRO ÁLBUM DA NOVA SENSAÇÃO DO BRUTAL DEATH METAL AMERICANO: DECREPIT BIRTH. ELES CRIARAM UM VERDADEIRO MASSACRE DEATH METAL TOCADO EM SUA POSSIBILIDADE MAIS INTRINCADA E TÉCNICA......SUA ERA COMEÇOU!
Olá Matt, como você está? Primeiro, gostaria de começar aqui afirmando que estou muito contente e satisfeito em fazer essa entrevista. Bem, vocês sabem que gravaram um dos álbum mais lascivos e ofensivos de toda história do Death Metal, empurrando muito mais além os limites do extremismo. Sendo assim, nos conte desde quando vocês decidiram fazer isso, isso era sua intenção ou simplesmente aconteceu de forma natural?
(Matt) Muito obrigado por suas matadoras afirmações meu amigo! Nós criamos o DECREPIT BIRTH para alargar os limites da brutalidade e criar um Death Metal moderno muito técnico e cativante. Acho que a música que criamos vem de dentro portanto é muito natural.

Você sabe, desde a data de lançamento de "...And Time Begins", estou caçando na internet por comentários do álbum e apenas achei alguns fantásticos. Vocês estão satisfeitos com toda a impressão que vocês chocaram a audiência? Estão completamente contentes com os resultados finais do álbum?
(Matt) Sim, tem havido algumas reviews muito boas do nosso álbum, estamos muito satisfeitos sobre isso. Estamos muito orgulhosos com o trabalho duro que tivemos com a gravação de "...And Time Begins", gravamos toda a coisa em meu estúdio particular chamado Legion Studios, e para o nosso primeiro trabalho acho que fizemos um grande trabalho. Existem alguns elementos que poderiam ser melhores que podem ser percebidos na produção, em um próximo lançamento planejamos ter uma produção muito melhor!

Todos os aspectos de "...And Time Begins" são totalmente marcantes, não tenho palavras suficientes para elogia-lo... Como disse acima, o nível técnico, a brutalidade incessante e os impressionantes ritmos supersônicos são e estão no top, incrivelmente insanos. Minha pergunta é: como vocês fazem para compor, tocar e ensairar tanta loucura musical? Eu imagino que sua fase de composição deve ser alguma das tarefas mais difíceis para a banda definitivamente... É difícil se lembrar de todas as passagens, licks, quebradas, cadências e riffs? Tim Yeung
(Matt) Toco guitarra a 14 anos e Death Metal a 10 anos. Eu fiz dessa música minha vida e puz tudo nela. Tentamos compor uma música que não segue um processo de composição "normal" ou "tradicional". Eu amo música que não é repetitiva, e que desafia a mente. Eu trabalhei anos para desenvolver minha habilidade e técnica, portanto isso é produto de meu trabalho árduo. Seguimos nossas próprias regras de composição, as estruturas dos sons são todas naturais portanto não tenho dificuldades em tocá-los definitivamente, pois nós os escrevemos.

O contexto lírico do álbum é esplêndido e muito inovador. Eles são testamentos da destruição. Por favor nos diga de onde vem essa inspiração apocalíptica e profética? E comentando sobre isso, que tipo de leitura vocês gostam?
(Matt) O conceito por trás de "...And Time Begins" é muito apocalíptico, muita ficção-científica, mas cheio de verdades abstratas por trás dele. Queríamos criar um linha de história que trata do julgamento do homem da forma que conhecemos isso. É muito divertido escrever essas letras, pois criamos nossos próprio mundo dentro das letras, com muito subtópicos envolvidos. Não quero dizer exatamente do que a história trata, prefiro deixar as pessoas reservarem tempo para ler as letras e tentar figurar as idéias por si próprios. Eu direi que planejamos em continuar a história no próximo álbum. Ele será muito mais profundo e mais óbvio no decorrer da história. Eu sinto que cada som conbina perfeitamente com o humor das letras que ele carrega. Provavelmente terá mais alguns álbuns para ter a história completa. Pessoalmente não leio muitos livros, leio muito material técnico como o Manual de Instrução para Cubase (programa de gravação digital) e o manual do meu Alesis Adat. Nosso vocalista lê livros todo tempo, ele é muito inteligente e escreve letras matadoras, mas no fim das idéias para as letras e tópicos Derek, Bill e eu opinamos. Todos nós gostamos de trabalhar nesse aspecto.

A arte será feita pelo grande artista "Deather", que tem feito grandes trabalhos para muitas bandas. Como vocês entraram em contato com ele e como será o conceito de arte do novo álbum?
(Matt) No começo convidamos o grande artista japonês Toshihiro Egawa do Estúdio Sho, mas sua agenda estava muito cheia para entregar o trabalho a tempo. Como Deather nos impressionou muito com sua arte dark, especialmente para o Sect of Execration (TX), eu o escrevi um e-mail e ele concordou. A capa formidável que ele fez para nós refere-se com o título, você vê um "Deus " malvado e podre, drogado e cheio de ódio, alucinado e rodeado de demônios. Alguns desses elementos foram usados no encarte que ja foi concebido por Thomas Westphal da revista Necromaniac. "God on Acid" para nós significa a invalidez de religiões organizadas em vista das ações da humanidade, destruindo a si próprio e seu planeta. Deus apodrece quando vê a merda que ele criou, hehe. Sendo assim isso se encaixa com nosso conceito anti-humano também.

Desde meus primeiros contatos com o Death Metal, tenho sido maravilhado como o trabalho do artista (ilustrador e desenhista) Dan Seagrave. Parece que você também. Imagino que você ficou MUITO satisfeito com o trabalho dele em "...And Time Begins". Aquela capa é fascinante e maravilhosa, em minha opinião seu melhor trabalho até o momento. Como surgiu a idéia de convidá-lo para contribuir com vocês nesse trabalho? Algumas pessoas me disseram que ele nunca gostou de Death Metal, nem mesmo ouviu nada, isso é verdade? Isso é muito curioso.........
(Matt) Eu ouví a mesma coisa, que Dan não ouve Death Metal de forma alguma, realmente não tenho certeza. Tive a idéia da capa pois ela tem a ver com o tema. E como você disse desde os primórdios do Death Metal sempre achei que o trabalho do Dan era meu favorito, especialmente em capas de bandas como SUFFOCATION, GORGUTS e MALEVOLENT CREATION. Eu o contatei e o questionei se poderia fazer a arte, ele gostou de minha idéia e então foi contratado para criar essa capa matadora! Nós certamente planejamos trabalhar com Dan SeaGrave no futuro.

Falando sobre seu estilo pessoal de tocar, gostaria de dizer que apreciei muito........suas formas não convencionais quase 100% abafadas e as estranhas passagens intrincadas. Suas influências devem ser as mais diversas......por favor nos diga o qual faz seu sangue ferver em termos musicais?
(Matt) Obrigado cara! Eu sempre ouví e amei muito música, desde cedo. Eu sempre quis tocar guitarra, quando eu comecei tinha uns 11 anos e amava bandas como ANTHRAX, METALLICA e TESTAMENT. Então eu comecei a me aplicar mais em meu instrumento e comecei a ouvir coisas como JOE SATRIANI, STEVE VAI e AL DIMEOLA. Eu também estava entrando em contato com coisas mais pesadas e Jazz moderno, mas as vezes gosto de me divertir ouvindo boa e velho música dos anos 80!

Temos que admitir que "...And Time Begins" nunca seria o que é sem a impressionante e opressiva bateria de Tim Yeung. Esse cara desenvolveu uma performance tão técnica e brutal que é quase impossível acreditar que é um ser humano tocando aquilo. Sabe, tenho acompanhado o trabalho dele desde o primeiro Hate Eternal e achava que sua performance mais rápida e caótica era no CD do Agiel, mas agora "...And Time Begins" superou tudo aquilo. Como vocês entraram em contato com ele e quanto tempo a gravação tomou de vocês? Decrepitbirth
(Matt) Concordo que Tim é muito impressionante, entretanto eu sabia exatamente o que queria na bateria, então acho que qualquer um que tivesse tocado no CD teria que fazer um trabalho maravilhoso pois era isso o que estávamos precisando na banda. Conhecí Tim através Erik Lindmark (DEEDS OF FLESH/UNIQUE LEADER), ele nos disse que Tim estava querendo viajar até a Califórnia e tocar a bateria para nós. Estou muito honrado em ter trabalhado com Tim, ele se transformou um grande amigo nosso e eu não ficaria surpreso se ele tocasse conosco novamente no futuro.

Ele não é um membro fixo do Decrepit Birth, mas acho que ele se encaixa perfeitamente nela....... Como vocês farão para tocar todos aqueles som desumanos ao vivo? Vocês estão testando novos bateristas agora? Você acha que ele poderia se tornar um membro fixo em sua banda?
(Matt) Sim, estou trabalhando atualmente com um baterista que é desconhecido, ele é um baterista muito impressionante também, mas ele não é um membro oficial ainda....portanto estamos atualmente convidando qualquer bateristas em potencial em contatar-nos!

Vocês são parte do time de um dos selos mais brutais do planeta, a Unique Leader Records. Sabe, confio 100% no bom gosto deles...vocês estão satisfeitos com o trabalho deles? Como vocês entraram em contato com Erik e os caras?
(Matt) A Unique Leader é uma grande gravadora, estou muito feliz em ser parte de seu time. Eles tem nos dado grande ajuda. Vivemos a poucas horas da sede deles então de vez em quando vamos visitá-los para trocar umas idéias. É muito legal trocar idéias com eles, Erik é um cara muito legal e apreciamos tudo que ele tem feito para nós.

Fora a banda, como é a sua vida diária?
(Matt) Bem, minha vida pessoal é legal eu acho, eu simplesmente odeio pagar aluguel e trabalhar todo dia. Mas eu gosto de gravar bandas locais em meu estúdio, espero expandí-lo no futuro. Eu estou também aprendendo webdesign, e faço um monte de artes gráficas.

Isso é tudo cara. Muito obrigado por suas nobres palavras. Esteja certo que esse zine sempre os ajudará em qualquer coisa que façam. Cuide-se e suadações.
(Matt) Muito obrigado por suas perguntas matadoras ! Só queria convidar todos a visitar nosso site para novidades e merchandise, e também para as próximas informações do DECREPIT BIRTH. Estamos filmando também um vídeo para a faixa título do nosso CD em Dezembro.

Finalizando, nos conte seus dez álbuns favoritos.
1. SUFFOCATION "Effigy of the Forgotten"/ "Pierced from Within"e
2.DEATH "Human"
3.DEICIDE "Legion"
4.GORGUTS "The Erosion of Sanity"
5.METALLICA "And Justice for All"
6.TOM COSTER "The Forbidden Zone"
7.DEEDS of FLESH "Inbreeding the Anthropophagi"
8.CYNIC "Focus"
9.HATE ETERNAL "Conquering the Throne"
10.JOE SATRIANI "Flying in a Blue Dream"
11.PSYCROPTIC "the SCEPTER of the ANCIENTS"

Line Up : Matt Sotelo - Guitarra
Derek Boyer - Baixo
Bill Robinson - Vocal
Tim Yeung - Bateria

Discografia : "...And Time Begins" - 2003 - Unique Leader Records

Contato:

  • www.uniqueleader.com
    E-mail: info@uniqueleader.com
  • www.decrepitbirth.com
    E-mail: decrepitbirth@msn.com