Voltar


Logo Dungortheb

Dungortheb Banda: Dungortheb
Estilo: Death Metal.
Origem: França.
Entrevista cedida por: Jean (Guitarra)
Realizado em: 09/2003
Por: Flávvio
Somente dísponivel no Web-Zine

MUITAS PESSOAS ESTÃO COMENTANDO SOBRE O "RENASCIMENTO DO DEATH METAL TÉCNICO", DEVIDO AO APARECIMENTO DE ALGUMAS BANDAS FANTÁSTICAS POR AÍ, MAS EU DEVO DIZER QUE "MUITO POUCO" TEM O MESMO PODER, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E SENTIMENTO COMO ESSA PÉROLA FRANCESA: DUNGORTHEB. ESSA BANDA ME DEIXOU BOQUIABERTO QUANDO PUDE OUVIR SEU ÁLBUM CHAMADO "INTENDED TO...", QUE TRAZ DE VOLTA TODOS AQUELES CLIMAS E COMPOSIÇÕES PERFEITAS FEITOS NO COMEÇO DOS ANOS 90. LEMBRA-SE? SE NÃO, DEIXE SUA REALIDADE TORTUOSA TE MOSTRAR...
Primeiramente, queria te contar que fiquei realmente surpreso e impressionado quando conheci seu som. Vocês são bastante diferentes da maioria das bandas de Death Metal francesas e suas composições certamente tem sentimento próprio. Sendo assim, nos conte um pouco sobre todo conceito sonoro no Dungotheb. Desde o começo vocês decidiram tocar esse tipo tão diferenciado de Death Metal?
(Jean) Olá! Fico muito feliz em notar que você apreciou nosso álbum! Você sabe tentamos tocar esse estilo do Death Metal por um longo tempo, com poder, técnica e melodias...Os membros que tiveram uma participação maior nas composições foram Hérve (bateria) e eu. Então é óbvio que essas são nossas influências que fluem novamente.

Seu som me faz lembrar a vanguarda do Death Metal americano do início dos anos 90, com uma série de riffs tortuosos, grandes inclusões de baixo, bateria e solos de guitarra ultra-técnicos, vocais severos e quebras de tempo intricadas. Aquelas bandas são suas principais influências?
(Jean) Sim concordo com você! Fomos influenciados por um monte de bandas do início dos anos 90 como o Cynic, Pestilence, Death, Coroner, Atrocity e Nocturnus. Para mim é nesse período que nasceram as bandas cult, que não podem ser igualadas em minha opinião, pois foram os primeiros em sua época!!

Hoje em dia, temos visto milhares de bandas se auto-rotulando como "ultra-técnicas" ou "intrincadas", mas todos sabem que elas realmente não são. Sendo assim, qual sua opinião sobre a publicidade em volta dessas bandas e seus egos exaltados?
(Jean) Essas bandas provavelmente precisam se qualificar para talvez dormirem melhor?! Eles também acham que desse jeito soa melhor! Mas isso não é por que você toca um Death ultra-técnico que sua música é melhor ou boa não?! Nós nos qualificamos com uma banda de Death Metal! Depois essas mídias que nos julgaram como tal! Tocamos Death Metal antes de tudo, a técnica e a melodia são ferramentas que permitem você expressar sua música que você gosta como quiser! Isso é tudo.

Você acha que o excesso de eficiência técnica, virtuosismo e musicalidade podem barrar ou até mesmo ofuscar a criatividade e o espírito natural da composição, pois podemos estamos ouvindo milhares de bandas sem nenhum sentimento real, tocando muito bem, mas com composições frígidas.
(Jean) É isso que eu te disse agora pouco!! Isso depende do jeito que você usa a técnica! Então algumas bandas têm realmente uma boa técnica, mas sem sentimento e senso de melodia, seus sons nunca serão apreciados! Talvez deviam ser apenas elas mesmas, isso é tudo.

Dungortheb Nos conte sobre o processo de composição no Dungortheb. Deve ser um pouco complicado...
(Jean) Sim. Em fato levamos muito tempo para compor nossas peças, pois tentamos transmitir algumas emoções, de passagens que te levam e te dão boas sensações. Realmente gostamos de trabalhar desse jeito, embora leve muito tempo! De fato queríamos que cada riff e seqüência fossem apreciadas por seu valor!

Parece que vocês recentemente conseguiram um novo baixista chamado François. E o Gregory? Ele está só cantando agora?
(Jean) Sim! o Gregory é somente o cantor da banda agora! Isso nos permite mais diversão nos palcos! Você sabe, o DUNGORTHEB teve muitas mudanças de formação desde seu início. É difícil manter músicos motivados e sérios quando você tenta tocar esse tipo de Death Metal. É por essa razão que temos um novo baixista agora.

Vamos falar um pouco agora do grande álbum "Intended to...". Posso dizer que é realmente excitante e prazeroso ouvi-lo se você é um fã de Death Metal de alta-qualidade? O que as pessoas estão achando dele?
(Jean) Até agora, "Intended to.." teve uma série de reviews excelentes ao redor do globo!! Mas é difícil para uma banda como o DUNGORTHEB se transformar numa banda realmente famosa! Isso porque somente algumas bandas novas de Brutal Death Metal estilo americano e Melódico Escandinavo conseguem ficar famosas!! Nós certamente curtimos o resultado desse álbum e esperamos conseguir algo melhor com o próximo!!

Você tem seu próprio selo, chamado Perennial Quest Records. Você deve ter muito trabalho compondo, ensaiando, trabalhando e administrando o selo. Por favor, nos diga quais são os aspectos positivos e negativos em ter uma própria gravadora e como você consegue lidar com todas essas coisas...
(Jean) Sim, eu criei a PERENNIAL QUEST RECORDS a mais ou menos um ano!! É muito difícil fazer todas essas coisas ao mesmo tempo!! Tenho que organizar toda minha vida muito bem para fazer tudo isso da forma melhor que puder! Mas quando é essa sua paixão, não há problemas!! A única parte negativa é que de vez em quando você tem que dar umas paradas, pois é uma forma muito especial de viver, você me entende! E tenho de ser sempre objetivo em minha vida pessoal....

Falando sobre mídia, na França podemos ver que vocês tem muitos recursos e estrutura para o auxílio do underground, como grandes companhias de filmagem, produções caras, palcos fantásticos, provedores de internet, selos honestos e revistas. Mas nos conte: tudo isso funciona do jeito que parece? Vocês estão satisfeitos com todas essas coisas? Eles realmente podem divulgar seu som?
(Jean) Quê!!! Essa é uma idéia muito ruim sobre tudo isso na França!! Aqui não é o céu do Metal!! É difícil de ter shows (somente bandas grandes ou internacionais tem excelentes condições nos shows)! Isso porque o Metal não é apreciado pelas autoridades! Certamente existem grandes selos de Metal e revistas famosas, mas nada é tão fácil! Cada vez é mais e mais difícil vender Cd´s na França, pois o preço aumenta e aumenta cada gradativamente!! E temos um grande problema com a internet, muitas pessoas estão pirateando CDs o tempo todo!! É muito difícil para as bandas e selos sobreviverem...

E as bandas? De tempos em tempos vemos bandas fantásticas aparecendo por aí e obtendo respeito e contratos internacionais. Nos diga seus favoritos..
(Jean) Sim, possuímos muitas bandas boas por aqui na França, mas é muito difícil para nós obter um grande contrato com grandes gravadoras como a Osmose e a Listenable, pois elas preferem assinar com bandas da Escandinávia ou dos EUA!! Mas porque?? Somente pelo motivo dos franceses não serem muito legais para ajudarem as bandas daqui! Eles preferem comprar o último do In Flames ou do Dimmu Borgir, e copiar o último do Dungortheb por exemplo ah ah ah! Isso é assim e essa é a realidade do marketing do Metal na França, e a mesma coisa para todos os países do Oeste-europeu..

Falando sobre shows. Descreva-nos um do Dungortheb. Deve ser muito difícil tocar seus sons ao vivo...
(Jean) Espero que um show do DUNGORTHEB possa te divertir! Tentamos tocar os sons exatamente como eles são no álbum! Com um feeling real no palco! Estamos trabalhando muito em nosso show! Queremos fazer o melhor show possível!! Pessoas que aparecem em nossos shows tem de manter-nos em suas mentes!! Eu acho que um show do DUNGORTHEB destrói! Você sabe, demonstração de técnica no palco é muito legal, pois as pessoas permanecem imóveis, olhando para você com uma consideração emocional! E isso é muito legal para nós!! Gostamos disso...

Sobre o futuro. Vocês têm algum material novo? Pode nos adiantar algo? O que devemos esperar?
(Jean) Agora estamos Dungortheb trabalhando nos novos sons e tentamos trabalhar do mesmo jeito!! Temos alguns shows aqui na França, para promoção do "Intended to...", e temos que trabalhar muito m shows também! Temos três sons novos e acho que eles soam como sons do DUNGORTHEB : poderosos, técnicos, melodiosos e brilhantes. Esperamos assinar um contrato com uma gravadora maior, mas será muito difícil achar isso na França...

Isso é tudo. Muito obrigado por cada palavra! Esse espaço é todo seu...
(Jean) Obrigado por essa entrevista e espero que o povo de seu país tenham a malícia de ouvir os sons do DUNGORTHEB!!!

Agora é a hora de nos contar quais são seus dez álbuns favoritos?
(Jean) Meus dez mais!!! difícil!
1 - Pestilence - Sphere,
2 - Death - Human,
3 - Suffocation - Pierced from Within,
4 - Carcass - Heartwork,
5 - Coroner - Mental Vortex,
6 - Arch Enemy - Stigmata,
7 - Morbid Angel - Domination,
8 - Luciferion - The Apostate,
9 - Therion - Secret of the Runes e finalmente
10 - Testament - The Gathering! Tem um monte de outras bandas que gosto como Atrocity, Massacra, Crematory, Kreator ...

Perennial Quest Records - 14 rue des Alouettes - 88150 Thaun Les Vosges - France Phone: (33) 612 93 51 29 - E-mail : jean_marc.werly@club-internet.fr

  • http://perennialquest.free.fr