Banda: Gutted
Estilo: Brutal Death Metal
Origem: Hungria
Entrevista cedida por: Sándor (Vocalista)
Realizado em: 07/2004
Por: Rodrigo
Somente dísponivel no Web-Zine
QUE INJUSTIÇAS SEJAM REPARADAS! O GUTTED COM CERTEZA É UMA DAS MELHORES BANDAS DE BRUTAL DEATH METAL DO CENÁRIO EUROPEU, MAS INFELIZMENTE NÃO TEM APOIO SUFICIENTE DEVIDO A SEU PAÍS NATAL, HÚNGRIA, NÃO POSSUIR GRANDES REVISTAS OU ZINES DE METAL EXTREMO. SEU ÁLBUM "GUTTED" DE 2001 É UM ÍTEM OBRIGATÓRIO AOS FÃS DE BLAST-BEATS, QUEBRADAS E VOCAIS ULTRA-GUTURAIS. CONFIRA AGORA AS PALAVRAS DO VOCALISTA SÁNDOR.
Olá Sándor. Com estão as coisas? Essa é a primeira vez que faço uma entrevista como essa pois eu geralmente entrevisto bandas que estão lançando algo, portanto esse é um caso particular.
Bem, seu debut álbum Defiled foi lançado em 2001 e eu só tive a oportunidade de conferi-lo tardiamente, 3 anos após. Por favor, nos conte tudo o que aconteceu com o Gutted nesses anos e todas as novidades pertinentes que deveríamos saber.
(Sándor)
Olá Flavvio. Obrigado pelo interesse, estou bem. Agora estamos trabalhando duro em nosso segundo álbum que, espero, seja lançado esse ano. Está na hora certa de lançar um álbum novo pois nosso debut foi lançado três anos atrás. Fizemos alguns shows em outros países como: Fleshless, Impure, Gorerotted etc. Em nossa viagem, fomos a países como: Alemanha, República Tcheca, Sérvia etc. Na Hungria, tocamos com muitas bandas locais, e tocamos em um show antes de bandas como Cannibal Corpse/Sinister e Morbid Angel/Krisiun. Nosso guitarrista nos deixou e agora temos dois caras novos na banda.
Como eu disse, algumas pessoas tinham falado bastante sobre seu debut Defiled, mas nada é comparado com a sensação de ouvi-lo com seus próprios ouvidos. O álbum é realmente absoluto, grande e único. Não podia esperar uma surpresa tão prazerosa. Por favor, nos diga como foi a resposta quando o Defiled foi lançado, e se todas suas expectativas foram alcançadas..... Se você pudesse, mudaria algo (som, produção etc...)?
(Sándor)
Na verdade, não tínhamos expectativas reais. Só queríamos lançar algo brutal. Tivemos boas reaçoes com o álbum, mas não sei nada sobre vendagem. Achamos que o som do álbum é muito "magro" e limpo. Queremos um som mais brutal no próximo álbum.
Cara, eu tenho que dizer. Eu amei o jeito que vocês enxergam e tocam o Death Metal extremo. Posso dizer que ele é um dos melhores lançamentos em seu estilo já lançado. O álbum nunca soa datado ou forçado. Sendo assim, nos diga se quando vocês iniciaram a banda, tinham realmente a intenção de tocar um som tão original, ou isso foi somente um desenvolvimento natural?
(Sándor)
Obrigado por suas palavras mas acho que nossa música não é original. É somente simples, extrema e brutal. É impossível fazer música original. Existem poucas bandas que podem fazer isso hoje em dia. E falo sobre bandas como: Nile, Origin e Cephalic Carnage. Acho que podemos dizer que sua música tem alguma originalidade. Quando começamos a banda em 1996, só queríamos algo brutal e nada mais. Espero que possamos fazer o Death Metal mais extremo já ouvido.
Eu cultuo música desafiadora e intricada, portanto fiquei inteiramente fascinado por seu som. É totalmente caótico com uma complexidade atonal e texturas estranhas/curiosas. E acho que isso deve ser mencionado que vocês nunca tentam soar como nenhuma banda. Como vocês criaram esse estilo tão pessoal? Que tipo de música vocês gostam? De onde vem suas inspirações?
(Sándor)
Estamos ouvindo muitos estilos de metal, nossas principais influências vem do Cryptopsy e dos velhos Cannibal Corpse e Deicide. Confiram meus dez álbuns favoritos!
Como
um paralelo a seu som, suas letras são muito diferentes e mesmo estranhas. Nos fale do que suas letras tratam, definitivamente...
(Sándor)
Geralmente eu escrevo todas as letras das músicas. Elas mostram o lado escuro da vida. Por exemplo: o som "Chisel in the Head of a Human Female" é sobre uma garota que trapaceou um cara e ele se vinga dela com um cinzel. Acho que histórias como essas acontecem todos os dias nesse planeta, infelizmente.
Outra coisa que merece atenção no álbum Defiled é a produção cristalina. Ela é matadora. Vocês tiveram dinheiro suficiente e horas de estúdio para utilizar na produção. Seu selo pagou pela produção toda?
(Sándor)
Achamos que o som do álbum poderia ser mais brutal. Como disse antes o som da guitarra é muito magro. Entretanto, estou muito orgulhoso que você gostou. Gastamos três semanas no estúdio de Szekesfehervar, que já está fechado. Teremos que achar outro estúdio para o próximo álbum. Não poderiamos ter gravado o álbum sem a Eclipse Records! Não seríamos nada sem ele!
Falando sobre isso, Defiled foi lançado através do selo japonês Eclipse Records.
Vocês ficaram satisfeitos com a promoção/ajuda quando lançaram o álbum? Vocês ainda têm obrigações de contrato com eles? Quem lançará um futuro álbum do Gutted?
(Sándor)
Não esperamos nada da Eclipse Records. Sabemos que é um selo pequeno independente guiado por um cara. Ele tenta fazer o melhor que trabalham com a Eclipse Records. Infelizmente, ele não pode nos ajudar organizando shows para o Gutted, por causa da distância. Mas conseguimos muitos bons contatos com muitas bandas boas da Europa, portanto estamos prontos para organizar shows no exterior para nós. Não tínhamos um contrato real com a Eclipse Records no acordo na verdade. Somos como amigos do Hitoshi Nakahasi, dono da Eclipse. Não sabemos o que o futuro trará ainda, talvez mudaremos nosso selo no próximo álbum. O tempo dirá. O Gutted está pronto para gravar a segunda destruição!
Vamos falar mais sobre o novo álbum. Vocês já têm sons novos? Se sim, como eles estão? Vocês têm alguma novidade em sua música? O que podemos esperar no futuro da banda? Tem alguma data ou plano de lançamento do novo álbum?
(Sándor)
Agora temos seis sons completos. Estamos progressivamente compondo novos sons. Espero que o Gutted possa entrar em estúdio esse outono. Não espere mudanças, gravaremos um simples álbum de extremo e brutal Death Metal como foi o primeiro. A data do lançamento depende de muitos fatores. Espero que seja lançado esse ano.
Li em seu website que você tem feito muitos shows com várias bandas húngaras, mas eu realmente não conhecia nenhuma. Só conheço algumas bandas de Black Metal que realmente não gosto. Bem, nos fale um pouco da cena underground húngara. Vocês acham que tem ajuda/mídia suficiente aí. Existem bandas que deveríamos conferir?
(Sándor)
Na verdade meu país nao tem bandas
de Death Metal suficientes devido seu tamanho pequeno. Temos uma pequena cena underground que tem poucas pessoas que ajudam. Quero dizer que não existe nenhuma revista ou zine de Death Metal, e não temos lugares interessantes para tocar. Existem alguns festivais, mas é difícil entrar nos mesmos. A mídia é como em todo o mundo, uma merda igual!
Aqui existem algumas bandas: Grindman (eles não tocam Death Metal mas sim um estilo muito brutal, e nosso ex-guitarrista toca lá), Depths of Deprevaty, Masquim Xul (são nossos companheiros de selo).
Vocês acham que se vivessem em outro país europeu, o Gutted poderia ser uma banda muito maior e mais conhecida? Tenho que dizer que vocês são muito melhores (em minha opinião) que a maioria das "bandas famosas". O dinheiro realmente faz a diferença?
(Sándor)
Acho que o sucesso depende de muitos fatores. Especialmente de um bom momento e um bom lugar. Se o Gutted pudesse trabalhar nos Estados Unidos, poderíamos ter uma posição maior facilmente. A cena underground mundial está lambendo a bunda do underground dos Estados Unidos. Quero dizer que um selo está mais interessado em uma banda que venha da América.
Quais são suas ocupações aí? Vocês têm empregos normais além da banda?
(Sándor)
Temos que trabalhar duramente para sobreviver. Se perdessemos nossos empregos, entraríamos em sérios problemas. O dinheiro controla tudo nesse país, como em qualquer parte do mundo.
Bem Sándor, eu realmente gostaria de agradecê-lo pelo tempo cedido. Fique certo que estaremos ao lado do Gutted onde quer que estejam e o que quer que façam. Se esquecer de algo, diga agora...
(Sándor)
Obrigado por sua ajuda incrível.
Espero que os leitores curtam essa entrevista. Quando o segundo álbum for lançado, voce será um dos primeiros a te-lo! Eu prometo.
Agora nos diga seus dez álbuns favoritos.
(Sándor)
1. Cryptopsy- All
2. AC/DC- Back In Black
3. Cannibal Corpse- Tomb/Bleeding
4. Nevermore- Dreaming Neon Black
5. Cephalic Carnage- Exploding/Lucid
6. Creed- Human Clay/Weathered
7. Suffocation- Effigy Of The Forgotten
8. Faith No More- King For A Day
9. Origin- All
10. Grindman- www.world.end
|