Voltar


Logo Ophiolatry


Ophiolatry Banda: Ophiolatry
Estilo: Brutal Death Metal
Origem: Brasil
Entrevista cedida por: Fábio (Guitarrista)
Realizado em: 09/2002
Por: Flávvio
Somente dísponivel no Web-Zine

O ATO DA BLASFÊMIA ESCOLHEU SEU NOVO NOME: OPHIOLATRY. A NOVA PROMESSA DO BRUTAL DEATH METAL BRASILERIO FALA SOBRE SEU DEBUT "ANTI-EVANGELISTIC PROCESS" E NOS EXPLICAM COMO TOCAR DEATH METAL TÃO BRUTAL E TÉCNICAMENTE.
Hell-o Fabio. Bem, primeiramente gostaria de saber se desde o início da banda vocês tinham a intenção de produzir um som tão pessoal, variado, devastadoramente, pesado e original que nem o que vocês fazem hoje em dia.
(Fábio) Formamos o OPHIOLATRY pois nós queríamos realmente levar a banda a sério e criar um som original, então decidimos nos trancar em um quarto e ensaiar muito cada parte, cada riff de nossas músicas, começamos a estudar muito nossos instrumentos e nos dedicar o máximo possível ao nosso trabalho duro e árduo.Temos a consciência que atualmente uma banda tem que ser extremamente profissional para alcançar grande objetivos.

Quais são suas principais influências musicais?
(Fábio) Eu particularmente admiro e gosto de sons caóticos e dissonantes, além das grandes Bandas da cena Death Metal, também gosto de compositores Contemporâneos, Modernos e os que trabalham com um estilo Impressionista como: Heitor Villa -Lobos, Jean Claude Debbussy, Leo Brower e muitos outros.

No Ophiolatry, podemos notar uma dedicação fora do comum de cada membro para com seu instrumento. É só checar a assombrosa estruturação das músicas, passagens intrincadas, acordes invertidos, harmônicos e a extrema velocidade. Como é o processo de composição (eu imagino que deve ser bem complicado!!!)?
(Fábio) Nós particularmente demoramos para compor pois sempre estamos experimentando algumas idéias, não existe complicações na parte de execução, o maior problema, é decidir a melhor opção para música, que rumo ela deve tomar, isso é o mais difícil para mim.

Vocês acabaram de lançaram seu debut "Anti- Evangelistic Process", via Evil Vengeance Records. Como vocês obtiveram contatos para que isso se concretizasse. A boa repercussão da coletânea da Relapse Records "Brazilian Assault" deve ter dado outras dimensões ao seu trabalho e também das outras bandas, pois todas fazem partes do cast de gravadoras estrangeiras.
(Fábio) Gene Palubicki Ophiolatry já conhecia nosso trabalho e quando ele ficou sabendo que estávamos procurando um selo, nos contatou e ofereceu um contrato, com certeza o apoio da Relapse também abriu várias portas para nós e para outras bandas no Exterior.

"Anti-Evangelistic Process" tem recebido ótimas críticas de todas as partes. Quais são suas impressões sobre isso.
(Fábio) Consequência absoluta de nosso trabalho, sempre trabalhamos sério e com dedicação absoluta, nunca ganhamos nem R$ 1,00 sequer com nossa música, mas hoje em dia tenho a satisfação de acompanhar grandes reviews de pessoas do Brasil, Europa e USA isso é o mais importante.

As artes do álbum combinam perfeitamente com o clima caótico do álbum. Desmond Sea fez um grande trabalho. Vocês ficaram satisfeitos com o resultado final?
(Fábio) Sim! O trabalho de Desmond sempre foi magnífico, ele é um grande e insanos artista além de ser um grande admirador do nosso trabalho, estamos contentes com os desenhos, mas eu não gostei da impressão gráfica do álbum

O Ophiolatry é uma das poucas bandas que continuam pregando o lado mais blasfemo do Death Metal, enquanto muitas outras tendem a amenizar o teor satânico de suas letras. O que você acha da mudança de personalidade de algumas pessoas da cena?
(Fábio) Na minha opinião o Satanismo não é apenas você abrir um livro e sair cantando. O OPHIOLATRY traz a verdadeira essência da palavra SATÃ, o inimigo de deus, declarando guerra à tudo que está relacionado à fraude e a hipocrisia santa. Em meu ponto de vista existem várias formas de atacar e desmascarar Deus, não sou contra as pessoas mudarem sua forma de compor o inserir novos elementos líricos, mas existem bandas que usam a Palavra "SATÃ" não para fazer guerra e sim para fazer marketing apenas, e quando isso acontece, depois de 2 ou 3 discos eles já estão mostrando suas carinhas cristãs. Não acredito que as pessoas mudam sua personalidade, apenas a omitem.

Observando a letra de "Psychodemoniac Mentalities", pude notar além do tradicional sentimento extremamente satânico a citação " Faça o que tu queres, tu as de ser toda lei" que é tradicionalmente considerada a Lei de Thelema, doutrina difundida por Aleister Crowley. Quão influente são os conceitos dessa doutrina nas letras do Ophiolatry.
(Fábio) Posso garantir que não temos tanta influência assim de escritores, magos e ocultistas em nossas música, gostamos de ler e ter conhecimento das grandes personalidades obscuras deste mundo. Crowley assim como vários outros, tinha em si a idéia de liberdade absoluta e é isso que essa grande citação representa, ela tem tudo a ver com a nossa personalidade Psycodemoníaca, e de ultima hora durante as gravações resolvemos inserir na letra pois caiu como uma luva Observe a letra calmamente.

O Ophiolatry faz parte de uma geração de bandas que tem recebido grande destaque e reconhecimento por parte da crítica e fãs. Quais bandas brasileiras merecem seu destaque.
(Fábio) ANCESTRAL MALEDICTION, ABHORRENCE, FUNERATUS, HORNED GOD e outras..

Fabio, muito obrigado por suas nobre palavras. Algum comentário final...
(Fábio) Para obter maiores informações escreva-nos ou mande e-mails.

Por último, nos diga seu playlist (10 álbuns favoritos). Ophiolatry
(Fábio) Isso é complicado, mas no momento os que mais escuto são:
1. BLACK SABBATH - Sabbath Bloody Sabbath
2. BLACK SABBATH - Born Again
3. BLACK SABBATH - Mob Rules
4. SLAYER - South of Heaven
5. MORBID ANGEL - Blessed are the Sick
6. IMMOLATION - Here in After
7. SINISTER - Cross the Styx
8. KRISIUN - Black Force Domain
9. DEICIDE - Legion
10. MONSTROSITY - Imperial Doom

Contato: Evil Vengeance Records - P.O. Box 273797 = Tampa. FL 33688
E-mail: evil666vengeance@aol.com
Ophiolatry - Avenida Fortunato Moreira, 314 - Pindamonhangaba-SP
CEP: 12400-000 = Brasil E-mail: ophiolatry@hotmail.com