Voltar


Logo Setherial

Setherial Banda: Setherial
Estilo: Fast Black Metal
Origem: Suécia
Entrevista cedida por: Lord Kraath (Guitar, Bass)
Realizado em: 1999
Por: Daniel
Edição: Secrets of the Moon Zine 02
Quando o Setherial foi formado e qual o conceito da banda?
(Kraath) Biografia Oficial: O Setherial foi formado em 1993 por Alastor Mysteriis, no início de 1994 o baixista Thorn e o vocalista Kraath se juntaram ao Setherial assim que a sua banda Egregori se separou. A primavera de 1994 viu o Setherial entrar em estudio para gravar a primeira Demo Tape "A hail to faceless angels", a demo foi bem aceita pela cena o que fez com que o Setherial negociasse com a Arte de occulta (Eles lançaram o 7" EP För Dem Mit Blod, que era limitado em 1000 cópias) pela Napalm Records. No inicio de 1995 a banda entra em estudio para gravar o material que resultou no 7 EP" e a faixa "My veins are open" que saiu na coletânia da Napalm "With us or against us". No outono de 1995 o Setherial foi ao Abyss Studio para gravar o seu debut album "Nord". Logo após as gravações o baterista Zathanel e o baixista Thorn deixaram a banda devido a vários problemas, alguns meses depois o guitarrista Devothan também saiu. Isto não foi visto como um problema para Kraath e Alastor Mysteriis, já que eles eram o núcleo criativo da banda então eles começaram a procurar substitutos para as vagas deixadas. Depois de um longo período de procura por membros que se encaixassem na banda eles finalmente encontraram os novos membrosLord Kraath Chorozon (Guitarra) e Moloch (Bateria). A banda então começou a ensaiar seriamente e escreveu as músicas que faltavam para o album "Lords of the night realm" eles também fizeram alguns shows para testar o material num ambiente ao vivo. No outono de 1997 o Setherial foi ao Hellsound studio em Umeä para gravar o album acima mencionado com o produtor Nils Johansson, e em dezembro eles sairam em tour para lançar o album "Lords of the night realm". Desde o lançamento de "Lords of the night realm" o baterista Moloch deixou a banda após um acordo mútuo entre ele e os outros membros do Setherial, agora a bateria ficou à cargo de Alastor Mysteriis. Então o Setherial entra mais uma vez no estúdio em setembro de 1998 para gravar o seu terceiro álbum, o massacre chamado "Hell Eternal" Este album será lançado no fim do ano (1999) pela Napalm Records. Neste álbum participa Themgoroth ex-Dark Funeral e atualmente na banda sueca Infernal.

Na minha opinião o Setherial é uma das poucas bandas que mantém o velho espírito do Black Metal vivo, que é musica brutal e letras satânicas. Por que vocês escolheram tocar desse modo?
(Kraath) Nós escolhemos tocar este tipo de Black Metal porque ele se encaixa melhor em nossa personalidade. Eu pessoalmente aprecio muito a energia e o poder desta forma de expressão que é o melhor formato para as visões e conceitos que são colocados em nossas letras. Nós tentamos manter tudo o que achamos verdadeiro no que nós criamos, e eu sei que para algumas pessoas tem sido irritante verem que nós não estamos voltando ao nosso velho estilo como eles preferiam. Honestamente nós devemos colocar nossa criatividade acima do interesse dos outros, se você quiser criar alguma coisa com um significado verdadeiro. Eu acho que nós estamos fazendo isso e espero que as pessoas possam reconhecer e entender isso quando ouvirem nossos álbuns.

Como vocês tocam o verdadeiro e puro Black Metal, Lord Kraatho que vocês acham da cena sinfônica da Noruega e de bandas como Dimmu Borgir e Cradle of Filth?
(Kraath) Eu nem penso muito sobre eles em nenhuma dessas maneiras, claro eu prefiro as bandas mais agressivas e satânicas que tocam a musica da arte negra, mas se as intenções deles são verdadeiras e vem deles eu não posso argumentar contra eles. Eu não apreciaria tocar este tipo de Black Metal eu acho isso muito pessoal, isto não é o que eu chamo de Black Metal na minha visão criativa, mas é a visão do músico que realmente importa no fim das contas.

O Setherial tem uma das melhores combinações de brutalidade, atmosfera e letras que eu já ouvi no Black Metal, vocês tem alguma formação musical? Onde vocês buscam inspirações para suas músicas e letras?
(Kraath) Não, eu diria que nós somos autodidatas. Nos só tocamos da nossa maneira e expressamos as nossas idéias assim nós progredimos como indivíduos e músicos. Nossa inspiração pode ser encontrada no vasto campo de experiências com ou sem a nosso espectro musical, nós somos influenciados por tudo, desde ideais Satânicos à circunstâncias que nos cercam como a natureza, literatura e outras coisas.

Eu pude notar algumas diferenças, principalmente na música, entre todos os álbuns, o que você poderia dizer sobre esta evolução desde o álbum "Nord" até o novo "Hell Eternal"
(Kraath) Bem, as evoluções sempre nos pareceram naturais, nós queríamos tentar usar toda a nossa habilidade para criar músicas de várias maneiras e isso resultou numa série de álbuns variados. Eu acho que é importante continuar desenvolvendo, tanto como músico e como indivíduo, você tende a perder o seu poder pessoal se ficar muito estagnado.

As mudanças na formação tiveram alguma influência na música do Setherial?Alastor
(Kraath) As mudanças na formação naturalmente nos afetou de alguma maneira também, a saída e a chegada de membros não nos afetou negativamente de maneira nenhuma, mas nos ajudou à alcançar o nosso som atual de várias maneiras. Eu duvido que nós teríamos progredido tanto se nós tivéssemos nos mantidos intactos em termos de formação e ao longo da história como banda. Se você der uma olhada no núcleo criativo da banda você vai ver que poucas coisas mudaram nesse departamento, "Nord" foi escrito por Alastor e por mim e nós temos estado presentes ao longo de todos os álbuns do Setherial.

Desde a Demo Tape "For Dem Mit Blod" até o último álbum "Lords of the Night Realm", eu pude notar algumas influências de Dissection, Mayhem e Dark Funeral, essas continuam sendo as suas influências? Que bandas vocês tem ouvido ultimamente?
(Kraath) Bem, eu ouço um campo bem vasto de bandas realmente, tudo desde música clássica à Black Metal pode ser encontrado em minha coleção de discos. Dentro do Black Metal eu atualmente ouço bandas como Mayhem, Dark Funeral (o MCD "Secrets..." principalmente), Marduk, Emperor antigo e outros.

O que os fãs do Setherial podem esperar do novo álbum "Hell Eternal"?
(Kraath) "Hell Eternal" é o nosso álbum mais poderoso até agora na minha opinião, é rápido, agressivo e tem um sentimento de união entre as diferentes músicas de um jeito diferente dos outros álbuns. Do jeito que eu vejo as coisas é o progresso natural do "Lords..." em conceito e material, ele começa onde o álbum terminou e leva aquele estilo um passo a frente tanto musicalmente como liricamente. Eles podem esperar um Black Metal descompromissado, um álbum que mostra o Setherial mais poderoso do que nunca.

Como está a agenda da banda atualmente?Lord Choronzon Vocês pretendem vir ao Brasil e á América do Sul?
(Kraath) Não há nenhum plano de tours até esse ponto, mas eu gostaria de fazer alguns shows num futuro próximo. Assim como ir ao Brasil e à América do Sul eu apreciaria muito isso, o tempo vai dizer o que acontece.

O que você conhece da cena Black Metal brasileira e Sul Americana?
(Kraath) Não tenho muito a dizer, Não conheço muitas bandas dessas áreas.

Aqui no Brasil nós tivemos um boom de bandas de NS Black Metal. O que você pensa dessas bandas?
(Kraath) Bem, nós temos uma boa quantidades delas aqui também. Eu realmente não sei o que pensar delas, mas eu acho que eles definirem o seu trabalho como Black Metal é bem estranho. Pra mim Black Metal representa temas Obscuros e Satânicos, não políticos, e realmente não importa qual o ponto de vista político que alguém tenha, isto simplesmente não pertence à arte do Black Metal na minha opinião. Eu definitivamente posso entender o apelo que muitos encontram nesses tópicos e esses pontos não são os ideais, eu sou totalmente não-político em meus pontos de vista, o problema é que a forma de se expressar deles é rotulada como Black Metal. Eu não tenho problemas com as pessoas que procuram expressar seus pontos de vista da maneira que elas escolheram, mas eu preferiria que as massas os rotulassem de maneira diferente, porque a maioria dessas bandas não se consideram Black Metal, elas são rotuladas pelo mundo que os cerca.

Você poderia fazer um playlist com seus 10 álbuns favoritos?
(Kraath) Na verdade é bem difícil, mas eu não deixo por menos:
1. Iron Maiden - Piece of Mind
2. Venom - Welcome to Hell
3. Bathory - The Return
4. Deicide - s/t
5. Possessed - Beyond the Gates
6. Merciless - The Awakening
7. Mayhem - De Mysteriis Dom Sathannas
8. Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath
9. Emperor - In the Nightside Eclipse
10. Filds of Nephelim - Earth Inferno

Contatos:
E-mail: kraath666@hotmail.com

  • www.infernalhorde.com/setherial/
    Napalm Records - www.napalmrecords.com/