Voltar


Logo Svarrogh

Dimo Dimov Banda: Svarrogh
Estilo: Folk Black Metal
Origem: Bulgária
Entrevista cedida por: Dimo Dimov
Realizado em: 10/2005
Por: Fábio
Somente dísponivel no Web-Zine
Conte-nos um pouco sobre a jornada do Svarrogh?
(Dimo Dimov) Olá, Fábio! Bem, Svarrogh começou em 2001, e antes de 2002 gravamos entre 5 demos e promos. Em 2003 o primeiro álbum “Baxas Xebesheth 1883” foi gravado (o primeiro registro foi pela Atlandida Productions, como split com uma banda lituânia de Viking – Ravenclaw), então, o segundo full length álbum, “Lady Vitosha” foi lançado em 2004, pela Medusa Productions. Depois disso, eu gravei o EP “The Bulgarian Art”, e agora estou gravando o novo álbum chamado “Kukeri”, que será lançado em janeiro de 2006, pela Shadowland Music, da Bulgária. A propósito, Svarrogh é o nome de um antigo Deus Eslavo do fogo e do sol. Os antigos búlgaros não foram eslavos! Eles eram “proto” búlgaros, depois disso veio a assimilação com a cultura eslava e búlgara para a nova Bulgária. Então, Svarrogh não é uma mitologia unicamente eslava.

Como tem sido a repercussão de “Lady Vitosha”, as resenhas e vendagens na Europa? E no resto do mundo?!
(Dimo Dimov) Bom, eu não me preocupo realmente com muitas resenhas, mas tem muitas resenhas boas e más também. Sobre as vendas, hummmm, eu acho que está ok! Hehe. O álbum está sendo distribuído também pela Khaosmaster Rec. dos E.U.A. e Sabbathic Rec. Do Japão. Também teve uma boa promoção nos zines na Bulgaria, rádios e Metalshops (sim, nós temos reais lojas de metal, na Alemanha eles não tem muitas).Você pode encontrar o Svarrogh em muitas revistas ou por correspondência. Eu acho que esse é um bom passo, como pode ser difícil, porque minha música não é para todas

“Lady Vitosha” é um puta álbum criativo, com muitas passagens interessantes, misturadas ao Black Metal agressivo. Quais são suas influências, em geral, para combinar esses diferentes elementos que resulta então na música do Svarrogh?!
(Dimo Dimov) Muito obrigado!! Minhas maior influência é meu país Bulgária, eu amo a atmosfera dos “Balkans”, as histórias de folk tradicionais e música folk, o estilo de vida, a história, as paisagens majestosas do sul, os instrumentos folclóricos antigos com seu som arrepiante. No começo do Svarrogh, minha maior influência era Nokturnal Mortum, mas agora eu experimento fazer isso do meu jeito. Isso tem que ter agressão também, e melancolia, que expressa a parte da música cheia de ódio do Black Metal.

Sobre esses elementos presentes na música do Svarrogh, how você descreveria, e qual o significado disso para você? Nós podemos chamar isso de “Folk”?!
(Dimo Dimov) Sinta-se a vontade para chamar do que você quiser, eu não quero inserir quaisquer fronteiras ou um estilo em especial. Eu descreveria isso como “Metal Bitov da Bulgária” (Bitov é uma palavra búlgara que não tem tradução, uma palavra que expressa um estilo de vida arcaico, da historia da Bulgária, uma linguagem ou dialeto antigo, as paisagens de Balkan e sua solidão e melancolia). Tudo bem se você quiser chamar de “folk”, aqui tem elementos Neofolk, Ambient, Ritual, Martial, Industrial, Black/ Death/Thrash/Pagan Metal. Eu acho que é errado limitar-se a si próprio com um estilo de música específico. A mente humana tem muitos horizontes, então a música também.

As letras do Svarrogh são escritas e cantadas na linguagem da Bulgária. Quais os temas e assuntos das suas letras?
(Dimo Dimov) Bem, como muitas pessoas pensam errado, essas não são letras pagãs. Elas são sobre o leste esotérico, rituais, relatos históricos. São também contos folclóricos antigos, descrevendo a vida antiga dos búlgaros, suas guerras e batalhas e seu longo caminho, desde as montanhas de Pamir, da Ásia, até aos Balkans. Muitas letras expressam justamente a beleza e a majestade da Bulgária – as montanhas, lagos, o mar negro. Eu também escrevo sobre coisas abstratas de mim mesmo que ocorreram em locais importantes n Bulgária. É muito difícil lhe descrever exatamente, porque você nunca traduziu as letras, isso destruiria o significado das palavras, frases, e em algumas vezes, os dialetos arcaicos. Eu uso também frases de escritores muito importantes da Bulgária, como Elin Pelin, Ivan Vasov, Hristo Botev ou P. K. Yavorov.

Quais os sentimentos presentes na música do Svarrogh?!
(Dimo Dimov) Desilusão, orgulho, desgraça, esperança, amor, sol e lua, sentimentos de ritual. A música te mostra o silêncio das colinas de Balkans, a solidão das montanhas de Rhodopa, os vilarejos cobertos de neve, as batalhas dos Búlgaros. A melancolia dos Balkans e o luto das mulheres.

Dimo Dimov Qual sua opinião sobre religião? Do cristianismo ao satanismo, o que você acha de todo o radicalismo presente em todas as religiões e crenças?!
(Dimo Dimov) Embora Svarrogh seja o nome de um Deus Eslavo, eu não me preocupo com religião. Satanismo é realmente ridículo, isso não faz nada para elevar um ser humano a ser mais inteligente, como a maioria dos satanistas dizem. Tudo está na natureza, eu vejo minha “religião” como misticismo, espiritualidade esotérica da natureza – IYI TANGRA IYI – Eu não ligo para o cristianismo, isso não é nada para mim. Os cristãos muitas vezes vivem em suas “jaulas” e “buracos”, guardando frases dogmáticas. Cristianismo e Islamismo são os inimigos de uma mente humana livre. Natureza é a única lei! Como você pode ver esse tema está nas antigas culturas européias, e também no antigo espírito pagão da Bulgária. Mas, eu não odeio o cristianismo oriental (o qual é completamente diferente da escória católica e protestante), porque essa espécie de cristianismo (leste ortodoxo) tem dado poder às pessoas através dos séculos, como a Bulgária teve 500 anos sob o cerco de opressão do Islã. Então você pode dizer que a Bulgária não teria sobrevivido sem o apoio do cristianismo oriental. Eu não sou um cristão, mas eu não tenho nada contra a igreja ortodoxa oriental, como esta é a última obstrução pra a ideologia maçônica, maçons liberais, (a igreja católica já está infiltrada na maçonaria liberal), e judaísmo ou islamismo. Contudo – satanismo moderno é apenas uma invenção maçônica.

Svarrogh sempre foi uma “banda de um homem só” ? Nunca teve alguma participação de algum outro membro? Existe essa possibilidade?!
(Dimo Dimov) Sim, eu sempre tenho músicos participantes em meus álbuns, exceto em “Lady Vitosha”. No próximo álbum, por exemplo, eu usarei meus companheiros do Hatred Divine para um coro e um solo de guitarra de nosso guitarrista. Também, Drynwhyl fará algumas partes de vocal feminino. Nas primeiras demos e no primeiro álbum “Baxas...” eu tive também alguém para tocar clarinete, violino, e fazer alguns solos e pequenas partes de vocal. Mas, o Svarrogh sempre estará sobre meu comando, ehehehehe. Esses caminhos me guiam desde o começo. Nós também tocamos em alguns shows em 2004 com 2 músicos contratados. Mas eu tentarei montar uma nova formação para tocar ao vivo em alguns concertos em 2006.

Como é o processo de composição e gravação do Svarrogh?! Você toca todos os instrumentos?!
(Dimo Dimov) Sim, eu toco tamboura, guitarras, baixo, sintetizador, gaita de fole, percussão e bateria (em “Lady Vistosha” e “Kukeri” esse instrumento é uma máquina programada – em “Lady Vitosha” não tive oportunidade para gravar com bateria real, mas em “Kukeri” eu fiz um trabalho que não precisou de bateria real, devido a uma boa máquina de bateria programada que deu à música uma melhor atmosfera e melhor som). Sobre sua primeira questão: Eu não sei, isso flui e flui... quando se tem inspiração suficiente, virá a música, quando não – sem chances. Eu tenho um grande tempo para gravar, pois eu gravo em meu próprio estúdio caseiro, onde eu tenho o equipamento necessário, sem pagar um dinheirão por estúdios caros.

Como é trabalhar como Mike da Medusa / Dragon Design Productions? Seu trabalho tem sido satisfatório?
(Dimo Dimov) Eu estou muito contente com trabalho que Mike está fazendo por mim, eu estou muito grato; ele tem trabalhado desde os 25 anos com Metal. Ele faz “art design”, promoção e distribuição muito bem, e ele tem muitos contatos. Mas, eu preciso fazer uma nova experiência, e claro, eu quero que meu projeto cresça, então eu mudarei para um novo selo para o próximo álbum.

Como está a atual cena do Metal Extremo na Bulgária?! Existem muitas bandas e selos?!
(Dimo Dimov) Uff, essa é uma questão muito difícil. Primeiramente, eu quero lhe recomendar algumas grandes bandas da Bulgária: DEMONISM, MORIA, AGONIC FAINT, KOROZY, VRANI VOLOSA, DARK INVERSION, INSPELL, BOLG, ENTHRALLMENT, SARAKT, BLEEDIN BLACK, ISIHIA, BALKANDJI... A Bulgária é muito pequena pelo contraste com outros países como Alemanha, E.U.A., França ou Rússia. Mas nossa cena é muito forte, nós temos muitas bandas e cada vez mais projetos. Infelizmente, o maior problema aqui é a situação financeira da maioria das pessoas; bandas ou selos não têm dinheiro suficiente para promoções, gravações... muitas bandas não tem condições de serem distribuídas fora da Bulgária. Nós temos alguns bons selos, como Wizard, O43, SMF, Shadowland Music, AMF, Distribuitor Of Pain. E nós temos um programa de rádio muito bom chamado “Evil Night”, que é muito caótico, coisa massacrante!! Harr Harr... Nossas primeiras bandas de Black/ Death nasceram aqui nos anos 90, infelizmente nós não temos muitas bandas de Thrash/Heavy porque até 1990 nós tivemos o comunismo na Bulgária, e então era difícil para se tocar Metal.

O que você acha da cena Metal, em geral, ao redor do mundo hoje?! Você aprecia vários estilos de metal ou música de outros gêneros?.
(Dimo Dimov) Bem, eu não me preocupo com a cena ao redor do mundo. Tudo o que posso dizer é que a cena está se tornando cada vez mais comercial, e também, existe um underground forte que jamais existiu! Sim, eu ouço desde Metal, Folklore, Techno e Ritual Music, algumas vezes Industrial, EBM, Ambient e muito mais.

Você conhece a cena Metal Brasileira?! O que você conhece do Brasil?!
(Dimo Dimov) Eu tenho alguns materiais do Nephast, Krisiun, Sarcófago, Abhorrence, Sepultura (antigo), Evil. No Brasil eu penso que é como na Bulgária: Corrupção e mentiras por parte do governo. Você tem uma população muito grande, e um país grande com muitas grandes paisagens (rio amazonas, floresta tropical, enfim). Infelizmente seu país é muito explorado! Eu nunca estive no Brasil, mas algum dia pode ser... e, sim, eu não gosto do seu time de futebol, ehehehehe. Eu conheço muitas coisas: talvez a maior queda d’água do mundo está aí no Brasil: Iguaçu?

Quais são os planos do Svarrogh para o futuro?!
(Dimo Dimov) Conquistar melhor e melhor progresso! Shows e turnês com novos músicos contratados, mas isso requer um pouco mais de tempo! Espero gravar na primavera de 2006 um novo EP. Espero ter algum dinheiro suficiente para gravar material no meu próprio selo. Em algumas semanas será lançado o novo LP “Kukeri”, gravado pela Shadowland Music da Bulgária. Este tem 9 novas músicas de pura arte de Folk Esotérico. Um outro plano para o futuro é fazer meu “Xebesheth Distro” (minha pequena ordem de correspondência on-line no website do Svarrogh – http://svarrogh.de.vu/), para poder promover ao máximo que eu puder as bandas underground que eu gosto. Dimo Dimov
Sobre sua outra banda, Hatred Divine, você poderia nos contar um pouco a respeito dela?! Como será o álbum? Mike disse que estará pronto para ser lançado em novembro/ 2005...
(Dimo Dimov) Nós somos uma banda de Black Metal Melódico localizada em Bavaria, Alemanha. Acesse www.hatreddivine.de ! Nós gravamos agora um novo álbum “Blindfolded Eyes...” e será lançado por Mike – Medusa Productions. Eu ESPERO pelo lançamento em novembro, porque o estúdio em que gravamos está em descanso, humpf... Trata-se de um Black Metal muito técnico e sacro, com um som cru, e muitos teclados. Nosso segundo guitarrista é um russo, então nós não somos realmente uma banda “alemã”, ehehe.

Bem, Dimo, estou muito grato pela sua atenção e participação em nosso Web Zine!! Esse espaço é seu... deixe-nos sua mensagem
(Dimo Dimov) Obrigado, também!!! Boa sorte e permaneça na luta! Visite nosso website http://svarrogh.de.vu/ Mantenha a eterna chama das mentes conspirativas acesa!!! Nunca desista! Maçons liberais para os leões!! Que o passado pagão esteja com você, IYI.
Para finalizar, nos conte quais são seus 10 álbuns favoritos de todos os tempos?!
(Dimo Dimov) Hei, Questão legal... bem, isso é muito difícil... então, aqui você terá meu playlist atual:
Hate Forest – Battlefields (coooooooooold)
Negura Bunget – Sala Molksa
Kayno Yasno Slunce – Elohim Neva Sanzu (grande neofolk)
Nokturnal Mortum – Nechrist
Pelican – The Fire In Our Throats Will Beckon The Thaw (sluuuuuuuuudge)
Dark Throne – Transylvanian Hunger
Motörhead – Ace Of Spades
Nile – Annihilation Of The Wicked
Morbid angel – Blessed Are The Sick
The Magic Of The Balkans – Bulgarian Folklore Compilation


Dimo Dimov - Millauerstr.32 - 83024 Rosenheim - Germany
E-mail: welkesblatt@gmx.de
http://svarrogh.de.vu/