Voltar


Logo Two Witches

Jyrki Witch Banda: Two Witches
Estilo: Gothic Rock
Origem: Finlândia
Entrevista cedida por: Jyrki Witch (Vocalista)
Realizado em: 11/2005
Por: Fábio
Somente dísponivel no Web-Zine
Lenda. Two Witches é uma lenda no mundo do Gothic Rock. Seu som ora depressivo, ora empolgante, vocal marcante, meio rasgado, meio cadavérico, e suas temáticas bizarras, sempre abordando temas de lesbianismo, onde as capas abusam das ilustrações eróticas entre mulheres (teria partido daí as influências sobre o Type O’Negative?) realmente influenciou muita gente, tanto dentro da cena Gótica, como na cena Metal, entre bandas de Doom, Dark, e Gothic Metal. Nessa entrevista feita por através de carta (correio normal), Jyrki apesar de ser um mito, é super atencioso e se mostrou muito amigável e interessado pela entrevista. Valeu a pena esperar por estes envelopes indo e voltando do Brasil para a Finlândia...

Two Witches é uma “Banda – ícone” para a música Gótica em geral, muito importante para essa cena, e está a aproximadamente 20 anos nessa jornada. Conte-nos um pouco sobre todos esses anos?!
(Jyrki Witch) Huh, 18 anos é um longo tempo. Tantas coisas aconteceram, então, eu realmente não consigo contar tudo nessas poucas palavras. Nós temos viajado muito, tocamos em 2 concertos em São Paulo, há uma década. Desde 1987 nós temos tocado algumas centenas de concertos, em 20 diferentes países, feitos em cima de 10 álbuns e muitos singles. Talvez esses sejam os fatos mais importantes. E, sim, nós estamos vivos e botando pra quebrar!

Desde a década de 80 até hoje, você acredita que a música gótica ainda tem a mesma assência?! O que você acha dessas bandas que praticam um “novo estilo de música gótica”, como Gothic Metal, Gothic Doom, e aquelas bandas com “vocais góticos líricos femininos”... etc?!
(Jyrki Witch) Mesmo nos anos 80 existiam diferentes variações dentro da música gótica. Se você avaliar, por exemplo, Alien Sex Fiend, Fields Of Nephilim, Christian Death, All About Eve, Virgin Prunes e Bauhaus, o que eles têm em comum?! Nada, eu suponho... exceto pelo fato de todas elas serem bandas góticas. Pessoalmente, eu não gosto de Gothic Doom, etc, e bandas como estas...

Falando sobre esses novos segmentos, que bandas você aprecia no cenário Metal, que possuem algum tipo de influência gótica?! E bandas de Metal em geral, você aprecia?!
(Jyrki Witch) Não, eu não gosto, não escuto nenhum tipo de metal...

Hoje, Two Witches é uma inspiração e influência para muitas bandas no cenário Gótico. Quando Two Witches iniciou sua jornada, quais eram suas influências, instrumentalmente e liricamente, enfim, o que cooperou para as “inspirações” em suas composições?!
(Jyrki Witch) A vida em si mesma tem sido minha maior influência, amor e ódio, paixão e desejo, sexo, relacionamentos, outros objetivos, religiões, envelhecimento, etc, etc... As banda que ouvíamos no começo era Bauhaus, Joy Division, Christian Death, Siouxsie & The Banshees, The Clash, David Bowie, Fields Of Nephilim, Virgin Prunes, Soft Cell, Depeche Mode, Japan, Einstuerzende Neubauten, Coil, All About Eve… e eu ainda continuo ouvindo a mesma coisa

Quais os sentimentos presentes na música do Two Witches?! Nos conte um pouco sobre os temas e composições do Two Witches?!
(Jyrki Witch) Two Witches é puro, é uma banda de Gótico que não sente vergonha das coisas, para pessoas que curtem suas vidas, gostam de sexo e diversão. Você vive uma única vez!

Two Witches Qual o significado para o tema “sin” [pecado em inglês] presente em muitas de suas letras?! Você é um fascinado por esse “pecado”, pelos sentimentos e desejos proibidos?!
(Jyrki Witch) Sim, eu sou. No começo, aqui já se pecava... e o fruto proibido sempre saboreou a “doçura”, não é?! Eu sou um pecador, como todos nós. Mas ao contrário da maioria das pessoas, eu estou preparado para admitir.

Two Witches teve, alguma vez, algum tipo de problema com censura ou algo relativo à isso por causa dos temas e fotos eróticas nos encartes de seus discos, etc...?!
(Jyrki Witch) Infelizmente essa é uma verdade. Especialmente em Atenas, Grécia, nós fomos para lá há alguns anos atrás, alguns proprietários de clubes não aceitaram nossas fotos. Isso foi divertido, pois nossa própria história é cheia de figuras “gay sexuais”. Mas lesbianismo e grupos de sexo é proibido lá. Na Finlândia nós não podemos tocar em concertos para menores, por causa das letras. Isso é estranho também, pois o Black Metal é aceito. Mas, se você está indo para falar sobre diferentes caminhos de sexo, você terá problemas rapidamente em qualquer lugar.

Como estão as aclamações e receptividade do álbum “Saints & Sinners”?! O que os fãs do Two Witches estão achando sobre os remixes do Saints & Sinners cd II?!
(Jyrki Witch) Porque a maioria dos nossos lançamentos anteriores estão esgotados (e a maioria desses selos já não existem mais), nós decidimos que estava na hora de lançar uma compilação abordando esses primeiros 18 anos. Esse é um álbum duplo, um sumário de nossas melhores músicas, mas também juntadas com demos, cooperações, faixas ao vivo, remixes feitos por nossos amigos (de bandas como Project Pitchfolk, Intra-Venus/ Suspiria, Soil & Eclipse, etc.) e eu espero que nossos fãs apreciem esse material.

O Cd “Saints & Sinners disc I” é uma compilação normal, com músicas do Two Witches de várias épocas; e “Saints & Sinners disc II” é quase somente de remixes, canções muito eletrônicas. Seu projeto chamado “SinMasters” é bem eletrônico também. Qual a razão para isso?! Você realmente aprecia música eletrônica, ou isso são apenas experimentalismos?!
(Jyrki Witch) Eu gosto de testar meus limites a todo tempo. Se você faz apenas uma coisa igual sempre, você se tornará algo como o Ramones, e essa não é minha intenção. Two Witches continuará em seu ato Gótico, mas, por exemplo, esses remixes eu gosto de ouvir, pois são músicas que eu gostaria de fazer. Eu não vejo nenhum sentido se uma banda gótica fizer um remix de uma outra banda gótica, eles poderiam adicionar alguma coisa a mais para essas músicas?! Além de Two Witches (Gótico) e SinMasters (música eletrônica pós gótica com guitarras pesadas), eu tenho um monte de outros projetos. Gravehill Paris Witch é um dark ambient, projeto experimental (com o guitarrista do Two Witches Marko and ex- Rozz Williams’ Christian Death/ Shadow Project tecladista Paris), Molto Molto é um novo projeto com Marko, Lloyd James (do Naevus), John Murphy (do Current 93) e David E. Williams. Então, eu também estou fazendo minhas atividades solo agora.
Ah, mas eu não rotulo música como “gothic” e outros estilos, mas apenas as chamo de “boa música” ou de “não boa música”.

Finlândia é um país que tem um bom cenário Metal, com muitas bandas “grandes”, e, o cenário Gótico é tão grande quanto este em seu país?! Você poderia citar algumas bandas nesse gênero que representa a cena finlandesa?!
(Jyrki Witch) A música Gótica não tem uma cena grande na Finlândia. Não como o Metal, pelo menos. Metal lidera na Finlândia. Quase cada lançamento de Metal é elevado para o top 50, e suas vendas são grandes aqui, as rádios tocam Metal o tempo todo. Isso é como uma discoteca aqui. Mas, nós temos alguns atos Góticos também, Angélica Kult, Suruaika, The Mimic...

Quais bandas você conhece do Brasil, em vários estilos dentro do cenário da música extrema?! O que você acha do Brasil, um país tão diferente em relação à Finlândia?!
(Jyrki Witch) Gargula Valzer, Asaradel, Posthuman Tantra (e os trabalhos solos de Edgar Franco), Símbolo, Sick Terror... essas são as bandas que eu tenho seus releases. É claro que eu conheço bandas como o Sepultura! Eu caí de amores pelo Brasil quando nós estivemos aí, por duas semanas em 1997. eu gosto do seu clima, pessoas boas e bonitas, enfim, toda a atmosfera. Eu gostaria de tocar aí de novo, algum dia!

Como está a jornada do Two Witches agora? Shows? Novas composições? Possibilidades para gravar um novo álbum?!
(Jyrki Witch) Agora nós estamos planejando uma turnê pela Europa e Rússia. Nós apenas relançamos alguns álbuns para o mercado russo. Essa área é um território novo totalmente para nós. Bem, então talvez nós gravaremos um novo álbum, mas não temos qualquer expectativa para isso ainda. Two Witches
Ao longo desses anos, como tem sido a “line up” do Two Witches? A banda teve alguma dificuldade de manter uma formação fixa, membros permanentes?!
(Jyrki Witch) O maior problemas para tudo ao longo desses anos tem sido dinheiro. Nós jamais ganhamos algum dinheiro com isso. As gravadoras nos deve muito dinheiro, pois usamos de muitos recursos os quais temos colocado de nosso próprios bolsos todo tempo. Nós ainda continuamos a percorrer esse caminho que, apenas ganhamos para nossas despesas. Então, as pessoas entram para a banda, continuam por alguns anos, ou algumas turnês, perdendo suas economias e então começam a olhar para outras coisas. Mas para mim, música é tão importante que não quero parar nunca!

Ok, Jyrki, acredito que isso já seja o suficiente. Deixe-nos sua mensagem, os fãs brasileiros...
(Jyrki Witch) Eu simplesmente amo seu país e os brasileiros! Eu gostaria de tocar em seu país novamente. Então, se você conhecer algum organizador de shows, por favor, peça para eles entrarem em contato conosco, e nós estaremos voltando aí imediatamente!
E lembre-se de manter o espírito Gótico sempre ativo!!
Para finalizar, nos conte seus 10 álbuns favoritos de todos os tempos...
(Jyrki Witch) Hummmm... são muitos para mencionar... mas direi alguns:
DAVID BOWIE – Ziggy Stardust
CHRISTIAN DEATH – Sex And Drugs And Jesus Christ
DEPECHE MODE – Black Celebration
VIRGIN PRUNES – If I Die I Die
BAUHAUS – In The Flatfield
DIVINYLS – Divinyls
THE CLASH – London Calling
JAPAN – Tin Drum
THE LORDS OF THE NEW CHURCH - The Lords Of The New Church
FIELDS OF THE NEPHILIM – Elizium
LOVE LIKE BLOOD – An Irony Of Faith
TANGERINE DREAM – Phaedra
ALL ABOUT EVE – Scarlet
THE MISSION – God’s Own Medicine
JOY DIVISION – Closer
Ok, já foram mais de 10, mas eu não poderia deixar algum desses de fora...


Two Witches - Box 29 - 33201 Tampere - Finland - Europe
E-mail: welkesblatt@gmx.de
www.two-witches.com/