MOLINETE OU CARRETILHA ?

    De maneira geral, os molinetes são mais fáceis de serem usados do que as carretilhas. Por isso, podem ser a melhor opção para os iniciantes. As carretilhas, por outro lado, são mais eficientes para o corrico, para o uso de iscas vivas e para a pesca de fundo, sendo relativamente fáceis de serem dominadas nessas situações.
    Os molinetes funcionam melhor com linhas de monofilamento de 20 libras para baixo. A tralha para a pesca de arremesso com iscas artificiais se encaixa nos mesmos parâmetros gerais. O uso de linhas mais grossas é mais indicado com carretilhas. É claro que, com o advento das linhas multifilamento - que combinam grande resistência à rupturaa e diâmetro reduzido -, as regras mudaram um pouco. Mas, mesmo que essas linhas tenham seu lugar em certas ocasiões, elas não devem ser sempre consideradas como substitutas do monofilamento.
    Para definir o que se vai ser colocado na ponta da linha, é fundamental saber de que tamanho é a isca viva, o chumbo ou a isca artificial que se pretende usar. Se é preciso, por exemplo, 200 gr de chumbo para alcançar o fundo, ou se a isca artificial pesa mais de 50 gr, uma linha de 10 lbs não vai dar conta do recado muito bem. No entanto, quando se usa iscas e chumbadas mais leves, percebe-se que as linhas de menor diâmetro trazem grande vantagem em termos de distância de arremesso e de uma ação mais realista da isca.
    À medida que se vai avançando na determinação da linha a ser usada, outros fatores devem ser considerados. Um deles é estabelecer o que é mais importante: se a apresentação da isca ou se a batalha que se segue após a fisgada. Quanto mais fina a linha, mais natural parecerá a ação da isca, e melhor será o arremesso. No entanto, se você precisa manter a disputa com o peixe, longe de rochas ou galhadas submersas, é melhor escolher uma linha mais grossa.
    Finalmente, ao definir a linha, não se esqueça de incluir nesse conjunto as suas habilidades como pescador, as condições em que a pescaria acontecerá e o quanto você quer que a briga seja desafiadora. Com a escolha da linha, fica bem mais fácil determinar a vara para o conjunto, pois as opções reduzem, consideravelmente.