Microsoft Exchange

O Microsoft Exchange Server integra correio electrónico, agendas de grupo, formulários electrónicos e aplicações de groupware numa só plataforma, que pode ser administrada com um programa de gestão centralizado e fácil de utilizar. O Microsoft Exchange Server foi concebido para tornar o sistema de comunicação mais fácil, mais fiável e mais aberto à evolução em organizações das mais diversas dimensões.

Até agora, as empresas que precisavam de um sistema de correio electrónico tinham apenas duas opções. Os sistemas baseados em computadores centrais (hosts) oferecem poderosas capacidades administrativas, mas são muito dispendiosos e não se integram com as aplicações baseadas em PC. Os sistemas baseados em redes locais (LAN) integram-se com as aplicações baseadas em PC, mas são menos abertos à evolução e menos fiáveis. O Microsoft Exchange Server é o servidor de correio electrónico com groupware integrado que elimina estas desvantagens e simplifica todo o sistema de comunicação.

Com o Microsoft Exchange Server, o correio electrónico deixa de ser um problema. O Microsoft Exchange Server proporciona a fiabilidade e segurança indispensáveis a aplicações críticas. As mensagens são entregues rápida e coerentemente podendo ser protegidas com assinatura e modificação digitais para maior segurança. O suporte nativo para X.400 e a conectividade com a Internet permitem ao utilizador comunicar para além dos limites da empresa.

O Microsoft Exchange inclui groupware integrado, oferecendo assim uma plataforma global e única para Bouletin Board Systems (BBS’s), aplicação de controlo de registo de clientes e bibliotecas de documentos. O Microsoft Exchange Client simplifica a criação e personalização deste tipo de aplicações e ainda o planeamento de reuniões. Adicionalmente, o Microsoft Exchange inclui uma ferramenta integrada para a criação de formulários, suporta o sistema de programação Microsoft Visual Basic e o sistema de desenvolvimento Microsoft Visual C++ para a personalização avançada de aplicações.

A instalação e configuração do Microsoft Exchange é muito simples. A sincronização de encaminhamento e directórios é configurada automaticamente para os servidores localizados numa empresa. O Microsoft Exchange aumenta a capacidade do Microsoft Windows NT Server coexistir com outros sistemas como o NetWare.

Um dos pontos fortes é o programa de administração gráfico, Microsoft Exchange Server Administrator que lhe proporciona uma visão central de todo o sistema da empresa. Permite gerir todos os utilizadores e componentes a partir de uma só consola. Monitores inteligentes notificam automaticamente o gestor da rede quando ocorrem problemas e reiniciam o sistema, se necessário.

O Microsoft Exchange Server facilita e simplifica as comunicações na sua empresa integrando-se perfeitamente com o resto da família de produtos servidores Microsoft BackOffice, criando assim poderosas soluções cliente-servidor que o ajudam a tirar o máximo proveito do mundo da informação.

O correio electrónico deixa de ser um problema

O Microsoft Exchange Server move com segurança correio electrónico e ficheiros através do sistema da empresa, independentemente do número de utilizadores ou servidores, acompanhando assim o crescimento da mesma.

A partir do Microsoft Exchange Client, o utilizador pode aceder ao correio electrónico, pedidos de reunião, formulários electrónicos, faxes e muito mais. Regras especiais baseadas no servidor processam automaticamente as mensagens que entram, mesmo quando o utilizador não se encontra na empresa. A formatação em Rich Text e as capacidades de edição aumentam significativamente a produtividade do utilizador.

O Microsoft Exchange Server suporta ligações múltiplas entre localizações, reencaminhando de uma forma automática as mensagens através de uma ligação diferente se a actual se encontrar temporariamente inoperacional. O Microsoft Exchange Server distribui a carga de uma forma equilibrada através das ligações existentes de forma a optimizar o desempenho. A sua base de dados com elevada tolerância a falhas, juntamente com a capacidade de criar cópias de segurança elimina, de facto, os períodos de inoperacionalidade do servidor.

O correio electrónico do Exchange é ainda possuidor das seguintes características:

· Pasta "A Receber" universal para o acesso por MAPI a todas as fontes de informação;
· Conectividade remota integrada através do Protocolo Ponto-a-Ponto (PPP) e serviços de acesso remoto (RAS);
· Formatação e edição Rich Text, incluindo arrastar-e-largar e edição directa;
· Regras baseadas no servidor (assistentes automáticos) para processar o correio electrónico;
· Barra de ferramentas personalizável;
· Opcionais: assinaturas digitais e modificação pública e privada;
· Integração com o modelo de segurança do Microsoft Windows NT para inícios de sessão seguros, controlas de acesso discricionários, auditoria e Lds de segurança;
· X.400 Message Transfer Agent nativo conforme norma CCITT 1984 e 1988;
· Conectividade SMTP nativa incluindo suporte para RFC 821, RFC 822, Test RFC 1154 e RFC 1521 (MIME);
· Escolha de combinação de caixas de correio electrónico baseadas no servidor e/ou locais;
· Replicação de directórios multimaster, accionada por acontecimentos, nas localizações baseadas no Microsoft Exchange;
· Atributos de utilizador personalizáveis no livro de endereços;

Groupware incorporado

As pastas públicas do Microsoft Exchange permitem a replicação servidor-para-servidor e possibilitam a partilha de informação através de uma organização geograficamente dispersa. O Microsoft Exchange inclui também todo um conjunto de aplicações que permite ao utilizador iniciar-se rapidamente nas aplicações de groupware mais comuns. Com a ferramenta de criação de formulários electrónicos do Microsoft Exchange, não é preciso saber programar para desenhar formulários electrónicos ou para criar vistas personalizadas para a apresentação de informação.

Estes formulários e vistas podem ser combinados com pastas públicas para criar BBS’s, bibliotecas de documentos e aplicações de controlo de registo de clientes. Os programadores podem personalizar estas aplicações de uma forma mais avançada utilizando o Microsoft Visual Basic ou o Microsoft Visual C++.

O Microsoft Schedule+, inteiramente integrado com o Microsoft Exchange Server, oferece poderosas funções de agenda de grupo para todos os utilizadores e recursos através de uma empresa descentralizada.

Com o groupware do Exchange tem ainda a possibilidade de disponibilizar das seguintes características:

· Incorporado: BBS’s, bibliotecas de documentos e aplicações de controlo de registo de clientes;
· Vistas personalizáveis para especificar colunas, agrupamentos, critérios de ordenação para organizar, gerir e apresentar as informações nas pastas;
· Sistema de Estruturação de Formulários do Microsoft Exchange;
· Exemplos de aplicações de pasta pública;
· Agendas de grupo e agendas pessoais;
· Gestão integrada de tarefas e contactos;
· Vistas múltiplas de agenda
· Mais de 1.500 formatos de impressão, incluindo formatos de brochura

Gestão centralizada, fácil e poderosa

Quer a sua empresa tenha um só Microsoft Exchange Server, quer tenha centenas, o programa gráfico de administração permite uma visualização central e unificado de todo o sistema. O encaminhamento e a replicação de directórios são configurados automaticamente quando são acrescentados servidores a um sistema existente baseado no Microsoft Exchange. Os monitores incorporados para servidores e ligações avisam o gestor da rede quando ocorre um problema e, se necessário, reiniciam o sistema.

As empresas que actualmente utilizam o Microsoft Mail, podem recorrer ao assistente de migração para transferir os utilizadores para o Microsoft Exchange Server. Os utilizadores actuais do Microsoft Mail podem trocar mensagens e pedidos de reunião sem quaisquer problemas com o Microsoft Exchange, utilizando a ferramenta de conectividade para o Microsoft Mail.

A integração perfeita com o Microsoft Windows NT Server permite criar caixas de correio electrónico do Microsoft Exchange, sendo possível acrescentar, ao mesmo tempo, utilizadores ao Microsoft Windows NT Server. A resolução de problemas e o controlo do desempenho do sistema podem ser feitos com ferramentas no Microsoft Windows NT Server.

Algumas vantagens na gestão, que o Exchange oferece são:

· Administração centralizada dos componentes do sistema através do programa de administração gráfico;
· Integração com Performance Monitor e Event Víewer no Microsoft Windows NT Server;
· Suporte de protocolos independentes da rede possibilitando a coexistência com o NetWare da Novell;
· Microsoft Mail Connector para a coexistência com os utilizadores do Microsoft Mail;
· Directory Synchronization Service para a sincronização multi-módulo de 32 bits com o Microsoft Mail e outros sistemas;
· Criação em batch de utilizadores do Microsoft Windows NT Server, NetWare 3.x Bindery, e NetWare 4.x NDS;
· Delegação de acesso às caixas de correio electrónico;
· Delegação da administração das listas de distribuição