Criação de Avestruz

Mais Informações Aqui
  • Habitat Natural
  • Caracteristicas Gerais
  • Alimentação
  • Produtos do Avestruz
  • Produção
  • Modelos para o Inicio da Criação
  • Ostriches

    HABITAT NATURAL:

    Terras do tipo Sahara, savanas tropicais, mato do Sudão e planícies cobertas de mato. O avestruz pode viver em ambientes bem diferentes, mas necessita de espaços abertos que permite um campo visual extenso. Estes animais adaptam-se ao clima tropical, podendo os adultos permanecerem ao ar livre durante o inverno e sob chuva.

    CARACTERISTICAS GERAIS:

    Os avestruzes não tem a capacidade de voar, mas possuem pernas robustas que lhes permitem deslocar-se velozmente, até velocidades de 60 km/hora durante 10 minutos. As patas apresentam dois dedos, sendo uma patada bastante perigosa. Os machos adultos são pretos e brancos, e as femeas são castanhas pardas. Estas aves podem atingir uma altura máxima de 3 metros, e um peso de cerca de 150 kg.

    ALIMENTAÇÃO:

    A estes animais, podem ser fornecidos vários tipos de alimentos como capim, erva, milho, feno, aveia e um granulado (ração) apropriado para avestruzes. Porém, está ecleticidade alimentar exagerada pode causar problemas comuns de sufocamento, pois ingerem qualquer objeto cuja cor ou forma lhes chame a atenção (vidros, pedras, conchas, pedacos de madeira, plásticos etc) sendo necessário cuidados adequados no manejo.

    PRODUTOS DO AVESTRUZ

    Destes animais podemos obter uma grande variedade de produtos, sendo os principais:
  • a carne, muito saborosa, tenra e saudável (baixo colesterol e gordura). O abate ocorre aos 10-14 meses, dando cada animal cerca de 40 kg de uma carne vermelha escura, comparável com a melhor carne de vitela.
  • a pele para a produção de artigos de primeira linha como carteiras, cintos, sapatos, etc. Trata-se de uma pele muito cara dado a sua exclusividade.
  • as penas utilizadas para confecção fantasias, pela indústria da moda e como utensílio de limpeza(espanadores).
  • PRODUÇÃO:

    A relação ideal é de 1 macho para 2 fêmeas, sendo uma área de 2000 m² suficiente para a criação de cada trio. As fêmeas iniciam a postura dos ovos com cerca de 2 anos e pode alcançar 80 ovos por ano, no entanto, a média anual é de 50 ovos. Atualmente o avestruz apresenta um grande número de vantagens em relação a outros tipos de animais e o mercado brasileiro começa a crescer.

    MODELOS PARA O INICIO DA CRIAÇÃO:

    Compra de ovos fertilizados:

    É preciso equipamento próprio, orientação especializada e conhecimento mínimo do processo para o aproveitamento eficaz da iniciativa. A alternativa será recorrer ao aluguel de equipamento durante o período de incubação, até ao nascimento das crias.

    Pintos:

    Opção mais barata para iniciar uma criação, caso o aluguel daquele recurso não seja possível. O valor das crias aumenta com a idade.

    Aves com um ano de idade:

    É a opção média em termos de investimento financeiro. As fêmeas podem ser férteis com cerca de dois anos, dois anos e meio.

    Aves criadoras:

    É a opção mais cara, mas também é o investimento de menor risco.

    PROJETOS FOTOS LAZER SOFTWARE DICASNEWS

    HOME