INTRODUÇÃO
PROPÓSITO
A Linguagem de Modelagem de Realidade Virtual (VRML) é um formato de arquivo para descrição de objetos e mundos 3D interativos. VRML é projetada para ser usada na Internet, intranets, e sistemas clientes locais. É também desejo da VRML ser um formato de intercâmbio universal para gráficos 3D e multimídia integrados. VRML pode ser usada em uma variedade de áreas de aplicação tais como engenharia e visualização científica, apresentações multimídia, títulos de entretenimento e educacionais, páginas da web, e mundos virtuais compartilhados.
CRITÉRIOS DE PROJETO
VRML tem sido projetada para cumprir os seguintes requerimentos:
Facilidade de autoria
Habilita o desenvolvimento de programas de computador capazes de criar, editar, e manter arquivos VRML, bem como programas de tradução automática para conversão de outros formatos de arquivo 3D, geralmente usados, para arquivos VRML.
Facilidade em compor
Providencia a habilidade para usar e combinar objetos 3D dinâmicos dentro de um mundo VRML e assim permitir reusabilidade.
Facilidade em estender
Providencia a habilidade para adicionar novos tipos de objetos não explicitamente definidos em VRML.
Ser capaz de implementação
Capacidade de implementação em uma larga variedade de sistemas.
Performance
Enfatiza escalabilidade, performance interativa em uma larga variedade de plataformas de computação.
Escalabilidade
Habilidade de mundos 3D dinâmicos arbitrariamente grandes.
CARACTERÍSTICAS DA VRML
VRML é capaz de representar objetos 3D estáticos e dinamicamente animados e multimídia com hiperlinks para outras mídias como texto, sons, filmes, e imagens. Navegadores VRML, bem como ferramentas de autoria para a criação de arquivos VRML, são largamente disponíveis para muitas plataformas diferentes.
VRML suporta um modelo para extensão que permite novos objetos 3D dinâmicos serem definidos, permitindo que comunidades de aplicações desenvolvam extensões de interoperabilidade para a base do padrão. Existem mapeamentos entre objetos VRML e características API 3D geralmente usadas.
ESCOPO
A Linguagem de Modelagem de Realidade Virtual (VRML), define um formato de arquivo que integra gráficos 3D e multimídia. Conceitualmente, cada arquivo VRML é um espaço 3D baseado no tempo, que contém objetos gráficos e ambientais que podem ser dinamicamente modificados através de uma variedade de mecanismos. Está parte, define um conjunto primário de objetos e mecanismos que encorajam composição, encapsulamento, e extensão.
A semântica do VRML descreve um comportamento funcional abstrato baseado no tempo, 3D interativo e informação multimídia. ISO/IEC não definem um dispositivo físico ou qualquer outro conceito dependente de implementação (por exemplo, resolução de tela e dispositivos de entrada). É desejo que possa se conectar em uma larga variedade de dispositivos e aplicações, e providencie uma grande latitude na interpretação e implementação da funcionalidade. Por exemplo, ISO/IEC não assume a existência de um mouse ou mostrador 2D.
Cada arquivo VRML:
a. implicitamente estabelece um espaços de coordenada do mundo para todos os objetos definidos no arquivo, bem como todos os objetos incluídos pelo arquivo;
b. explicitamente define e compõem um conjunto de objetos 3D e multimídia;
c. pode especificar hiperlinks para outros arquivos e aplicações;
d. pode definir comportamentos de objetos.
Uma importante característica dos arquivos VRML é a habilidade para compor arquivos juntos, através da inclusão e relação de arquivos juntos através de hiperlinks. Por exemplo, considere o arquivo terra.wrl o qual especifica um mundo que contém uma esfera representando a terra. Este arquivo pode também conter referências a uma variedade de outros arquivos VRML representando cidades na terra (por exemplo, paris.wrl). O arquivo agrupante, terra.wrl, define o sistema de coordenadas de todas as cidades residentes nele. Cada arquivo de cidade define o sistema de coordenadas do mundo naquela cidade residente mas que torna-se um sistema de coordenadas local quando contido pelo arquivo terra.
Inclusões em arquivos hierárquicos habilitam a criação de mundos dinâmicos, arbitrariamente grandes. Portanto, VRML assegura que cada arquivo é completamente descrito pelos objetos contidos dentro dele.
Outra característica essencial do VRML é que ele é intencionado para ser usado em um ambiente distribuído tal como a World Wide Web. Há vários objetos e mecanismos construídos dentro da linguagem que suportam arquivos múltiplos distribuídos, incluíndo:
in-lining de outros arquivos VRML;
hipelinks para outros arquivos;
i. usando padrões estabelecidos pela Internet e ISSO para outros formatos de arquivo;
j. definindo uma sintaxe compacta.
OBS: Esta tradução pode conter erros ou ambiguidades, Seu propósito é meramente educacional e divulgador.
Copyright © 1997 The VRML Consortium Incorporated.