Como remover o sinal de atalho dos ícones do Windows95

Criar Atalhos no Windows 95 é simples. Basta localizar um arquivo ou programa, clicar seu ícone com o botão direito do mouse e arrastá-lo até outra pasta ou para a área de Trabalho. Quando o menu de auxílio surgir na tela, é so escolher a opção Criar atlaho aqui. Logo se vê um novo ícone na tela, é so escolher a opção Criar Atalho aqui. Logo se vê um novo ícone - igual ao do arquivo original, mas com um pequeno diferencial. Uma flecha, no canto esquerdo do ícone, indica que trata-se de um siples indicador. Há que não se importe, mas há alguns usuários que dariam tudo para arrancar essa seta dos atalhos de sistemaa. De fato, há um jeito - tudo o que se precisa fazer é editar o arquivo Registry do Windows95. Clique o botão iniciar e escolha Executar. Escreva no campo abrir, o nome "Regedit" (não digite aspas). Salve uma cópia do Registry atual, clicando no menu Registro e, em seguida, na opção Exportar Arquivo de registro. Quando Terminar, clique em editar. Em seguida, escolha Localizar. No campo localizar, escreva "Inkfile" (sem aspas) . Clique Localizar próxima até que o programa encontre a pasta "Inkfile" ( ela deve aparecer na janela esquerda do Editor de Registro). Na janela direita, haverá uma chave chamada IsShortcut. Simplismente apaque-a: clique-a e, em seguida, presione DEL. Agora localize a pasta "piffile" e apague a chave IsShortcut associada, do mesmo modo como fez com "inkfile". Feche o registro e reinicie o Windows. A partir desse instante, as setas dos ícones não aparecerão. Se um erro inesperado acontecer, ou se tiver apagado a cheve errada, não se apavore. Carregue o Regedit, clique no menu Registro e restaure o conteúdo anterior, clicando importar Arquivo de Registro.

Como controlar o PC a partir do botão Iniciar

Para abrir o Painel de Controle é preciso clicar Iniciar, escolher Configurações, selecionar Painel de Controle e esperar a janela surgir na tela, até que se possa ter acesso a algum item de configuração. Caminho pior é o da pasta Acesso à Rede Dial Up, escondida em Meu Computador. Para quem não se conforma com os emaranhados caminhos do Windows95, há uma solução: transformar os itens em opções do menu iniciar. Crie uma nova pasta na Área de Trabalho. Dê a ela o seguinte nome: Painel de Controle.{21ec2020-3aea-1069-a2dd-08002b30309d} Quando terminar, a pasta deverá ter o mesmo ícone do Painel de Controle. Agora, com o botão direito do mouse, clique em Iniciar escolha Abrir. Arraste a pasta recém-criada para dentro da pasta Menu Iniciar. em seguida, feche-a. Experimente clicar o botão iniciar: entre as primeiras opções estará justamente o Painel de Controle. Deixe o cursor repousar sobre a nova opção e será possível ver a lista de todos os itens configuráveis do micro. Para repetir o truque com outras pastas é nescessário usar nomes específicos. Para incluir o Acesso a Rede Dial Up no menu iniciar, crie uma pasta com o nome: Rede Dial Up.{992cffa0-f557-101a-88ec-00dd010ccc48} Já quem quiser adicionar a pasta Impressoras à lista de opções do Inciar deve criar uma pasta com o nome: Impressoras.{2227a280-3aea-1069-a2de-08002b30309d} Um último lembrete nos códigos acimas, 0 é o numero zero. "Painel de Controle" e "Rede Dial Up" Têm espaçoes entre palavras.

 

Alguns truques para facilitar sua vida no Windows95

Pule o logotipo do windows ao inicia-lo - Se você cansou de ver o logotipo quando está carregando o Windows, poderá evitá-lo facilmente. Basta apertar a tecla ESC, um pouco antes se o sistema carregar. Desse modo, ele não vai aparecer.

De volta ao DOS - Se você instalou o Windows 95 sobre o DOS e este ainda não foi deletado, faça assim para "revive-lo", quando precisar usar programas que não rodam no Windows: 1- Aperte a tecla F8 um pouco ante de o sistema carregar. 2- Depois selecione a opção carrega a Versão Antiga do Dos. 3- Para voltar ao Windows, basta reiniciar o computador

Como alterar os registros (Nome e Organização) do Windows 95

Clique em iniciar, executar e na linha em branco digite c:\windows\regedit.exe. Depois de um clique no sinal de mais da chave "HKEY_LOCAL_MACHINE", faça a mesma coisa com as chaves, SOFTWARE, Microsoft, Windows. Quando aparecer a pasta amarela (Diretório) com o nome CurrentVersion de um clique nela, observe que no seu lado direito aparecerá todo o conteúdo da pasta que você abriu, procure pelo item chamado RegisteredOwner e perceba que na frente deste item está o nome do usuário, para alterar basta dar um clique com o botão direito do mouse sobre o item RegisteredOwner, quando aparecer um menu clique na opção Modificar, aparecerá uma janela com o nome atual, basta apaga-lo escrever outro nome e confirmar clicando no botão OK. 

Lixeira

Como alterar o nome da lixeira do Windows 95 (nome interno e do ícone) Abra o editor de registros, não abra nenhuma chave, clique apenas em Meu computador (acima das chaves). Clique em Editar/Localizar e na linha em branco, digite "lixeira" sem aspas. Clique com o botão direito do mouse sobre o item PADRÃO, no menu que aparece clique em modificar quando aparecer um janela com o nome atual no caso LIXEIRA apague-o e escreva outro nome e confirme com o botão OK. 

Mais desempenho

Para quem tiver 16Mb de RAM ou mais, altere o SYSTEM.INI do windows 95 (clique em Iniciar, Executar, digite SYSEDIT e pressione Enter). Localize a janela do arquivo SYSTEM.INI e procure a seção [vcache]. Embaixo da seção digite Minfilecache=0 e pressione Enter. Digite na linha seguinte Maxfilecache=4096. Assim, a memória RAM vai ser menos utilizada sem alterar a quantidade de memória virtual.

Acelere o Desempenho do seu Windows 95

Para aumentar o desempenho do seu Windows 95 troque os drivers gráficos padrões do Windows 95 para os novos drivers mais recentes dos fabricantes de sua placa gráfica. Segundo a Windows Computing fazendo isso você terá um aumento de desempenho da ordem de 10%. A Microsoft nunca foi boa em desenvolver drivers para seus sistemas operacionais, e os drivers dos fabricantes em sua maioria são superiores aos drivers da Microsoft. Também devemos levar em conta que os fabricantes de hardware tiveram mais de 6 meses para extrair o melhor desempenho do Windows 95. Já que estamos falando de placas gráficas, se você está pensando em trocar a sua placa gráfica por outra, certamente você deverá fazer certas considerações como: pense em adquirir uma placa aceleradora gráfica, esta placa livra o trabalho da CPU além de aumentar a performance. Também pense em memória VRAM ao invês da DRAM, compre com no mínimo 2 Mb para suaplaca gráfica, memória VRAM é mais cara mas também é muito mais rápida. A placa gráfica ideal seria aceleradora PCI com 2 Mb de VRAM. Não se esqueça de verificar se esta placa é compatível com Plug & Play e está no Hardware Compability List da Microsoft.

Atualizando de 4 Mb para 8 Mb de RAM

Se você instalou o Windows 95 em um computador com 4 Mb de RAM e agora atualizou seu sistema para 8 Mb de RAM, para tirar o máximo do Windows 95 é necessário re-instalar seu Windows 95. A razão para isto é que o programa de instalação do Windows 95 instala diferentes arquivos para computadores com 4 Mb de RAM e 8 Mb de RAM.

Delete Arquivos Imediatamente

Quando você pressiona a tecla SHIFT enquanto move arquivos para a lixeira, estes arquivos serão deletados imediatamente. Tenha cuidado ao utilizar esta opção para não deletar um arquivo (ou grupo de arquivos) acidentalmente. Pressionando Shift+Del você obtém o mesmo efeito.

Desinstalando o Windows 95

Inicie o Windows 95 pelo diskete de sistema do emsmo, e digite: "A:\Unistall", isso pode ser feito também, iniciando o Windows 95 normalmente, e executando o mesmo comando pelo Windows 95.

Configurando o Autoplay para CDs de música

Por padrão, o Windows 95 é configurado para começar o CD Player e tocar os CDs de música assim que inseridos no drive. Para mudar isso, vá no Windows Explorer, menu Exibir/Opções.../Tipos de Arquivos. Selecione "Audio CD" e clique em Editar. Na lista de ações, selecione "Play" e clique em editar. Agora, escreva na caixa de texto a linha de comando para chamar o programa que você quer usar para tocar seus CDs. Se você apagar por completo a linha, nada acontecerá quando você inserir um CD de música no drive.

Mudando as telas de início e fim do Windows

Essas telas são bitmaps no tamanho 320x400, que podem ser criados com muitos programas, incluindo o Paint. Tudo que você tem que fazer é substituir os arquivos Logow.sys (para a tela de espera) e Logos.sys (para a tela onde o computador já pode ser desligado), que estão no diretório \WINDOWS. Para a tela de início do Windows, crie ou substitua o arquivo Logo.sys do diretório raiz. E lembre-se de criar um backup dos arquivos caso você deseje voltar ao normal!

Fechando várias pastas de uma só vez

Se você abriu várias pastas e agora quer fechar todas, o modo mais fácil de fazê-lo é segurando Shift enquanto fecha a última janela (clicando no X no canto superior direito da janela.)

Abrindo o Prompt do MS-DOS em um diretório específico

Para abrir o Prompt do MS-DOS direto em um diretório que você quiser, vá no Explorer, selecione o diretório, agora vá no menu Iniciar, Executar, digite Command e pressione OK.

Usando nomes de arquivos longos no Prompt do MS-DOS

Você pode usar nomes de aruqivos longos em janelas DOS, basta colocar o nome entre aspas. Exemplo: cd "Arquivos de Programas"

Reiniciando o Windows sem reiniciar todo o computador

Quando você precisar reiniciar o Windows para completar a instalação de algum programa, eis como fazê-lo sem ter que reiniar o computador e esperar toda a seqüência de boot: Clique no Menu Iniciar, Desligar. Escolha Reiniar o Computador. Agora, mantenha a tecla Shift pressionada, enquanto clica no botão OK. Pronto, seu Windows será reiniciado!

Evitando ter que reiniciar o computador

Se você, por algum motivo, escolher para desligar o computador e depois lembrar-se que precisa fazer mais alguma coisa, você pode simplesmente digitar 'WIN' quando a tela "Seu computador já pode ser desligado com segurança" aparecer. Se quiser ir para o prompt do DOS, simplesmente digite 'MODE CO80'. Isso acontece porque o Windows apresenta uma tela gráfica, mas, na verdade, ele está em um normal Prompt do DOS.

Evitando que os últimos arquivos abertos sejam mostrados no menu Documentos

Normalmente, não há como fazer isso, mas há um meio que resolve o problema: Primeiro, saia para o modo MS-DOS. Normalmente, os documentos são guardados na pasta \WINDOWS\RECENT. No DOS, apague a pasta RECENT. Por último, crie no diretório \WINDOWS um arquivo chamado RECENT, pois tendo um arquivo com o mesmo nome no mesmo diretório o Windows não poderá recriar a pasta assim que for iniciado.

Mudando o Ícone do MENU INICIAR

Copie com outro nome o arquivo USER.EXE que se encontra no diretório "C:\Windows\System" e abra o mesmo num editor de Ícones qualquer, e mude os ícones (de todos os tamanhos), depois copie o arquivo modificado para po mesmo diretorio. OBS: Faça backup do arquivo antes de apaga-lo.

GeoCities Counter