Abrindo Databases
Qualquer script ASP que precisa conectar em um database, deve primeiramente abrí-lo no servidor. Para isso existem duas formas:
Uma conexão via DSN requer que o Administrador do banco ou da rede, configure um DSN no servidor Internet/Intranet usando o Painel de Controle (ODBC 32 bits) ou utilize um componente ASP que implementado no seu script pode fazer mudanças na registry do servidor e criar o DSN necessário. Esses componentes são de terceiros e podem ser encontrados em sites especializados em ASP.
Conexões via DSN geralmente requerem um nome de DSN, um usuário e uma senha. Abaixo temos o código que abre um banco com DSN igual a "estudante", usuário igual a "estudante" e uma senha igual a "magic". Isso segue o mesmo procedimento realizado nos relatórios do sistema de pagamento.
1 set
conntemp=server.createobject("adodb.connection")
2 conntemp.open
"estudante","estudante","magic"
3 set rstemp=conntemp.execute("select *
from autor")
O que acontece se não tivermos um DSN? Se você conhece o nome do arquivo (baseado em databases como Access, Paradox, FoxPro, etc.) ou o nome do Data Source (SQLserver por exemplo) tudo pode ser resolvido. Abaixo está uma maneira de abrir um Data Source sem um DSN. Note que você deve conhecer o path completo do arquivo no servidor, isto é, msapgt.mdb não é suficiente. É preciso ter "Z:\users\pagamento\msapgt.mdb". Existe uma função no ASP chamada server.mappath que pega um nome de arquivo e retorna o path completo do arquivo no servidor, mas não é muito segura.
1 set
conntemp=server.createobject("adodb.connection")
2 cnpath="DBQ=" & server.mappath("sua_tabela.mdb")
3 conntemp.Open "DRIVER={Microsoft Access Driver
(*.mdb)}; " & cnpath
4 set rstemp=conntemp.execute("select * from
autor")
Aqui estão os tipos mais comuns de nomes para drives ODBC que você pode precisar:
Para Access --> driver = {Microsoft Access Driver (*.mdb)};
Para SQL -----> driver = SQL Server;
Copyright (c) 1998 - Alexandre Barreto