Autor: Eng David M Risnik                          dmrsp@terra.com.br                                    * *   2003  *  *

MICROCONTROLADOR

 

Em meu tempo de estudante , a "gloria" de um iniciante em eletronica era montar um multivibrador e fazer um led piscar ! Melhorar ? fazer dois leds piscarem alternados ...rs  Transistores , resistores (ainda os usamos hoje... será por quanto tempo?) e calcular (não sou muito chegado a cálculos , mas as vezes é necessário sim) a constante de descarga de um eletrolitico ...

Tudo isto foi pro vinagre ? Não ! Eu diria que é o alicerce do edifício , a base necessária ao aprendizado da eletronica . Hoje ?  bem ... começamos por : bit , byte , MOV , INC , PORTA , bug  e pronto: o led piscando , sem mesmo ter que descarregar nenhum eletrolitico ! Bruxaria ? não , é a mágica de um bicho chamado SOFTWARE que roda em um microcontrolador .

 Não , não estou me referindo a automóveis !  "roda" (=run) , "porta" (=port)  e "bug" e mais outros tantos termos dos "softeros" (aqueles que fazem software) encabeçam a giria eletronica de hoje . Polarizar um transistor , filtrar um ruido , ou mesmo o simples fato de aplicar  uma alimentação ao circuito ,  "muitas vezes" (acreditem!) são fatos estranhos ao cenário de um softeiro ... não que ele desconheça , mas sim que pouco ouviu  falar na escola ou pior ainda , na Faculdade. "Eu compro tudo pronto , e ligo .... quantas vezes já ouvi esta frase....rs !

Como toda moeda , vamos agora "espiar" um pouco o outro lado: um técnico do "antes micro" , habituado a pensar em  transistor , CI , fontes com mais de 5V , e a tomar choques e queimar o dedo no ferro de solda... ,  normalmente começa a "engasgar"  quando se ve frente a frente com um microprocessador . Clock , porta , que porta ? timer ? interrupt ? não mexo com isto cara !  e sai embirrado ... Calma ! o CI é manso (apesar de parecer uma centopeia) , não morde , e apesar da sua inteligencia (do micro) , pode ser domesticado !

POR QUE OS PROCESSADORES GANHARAM TANTA POPULARIDADE ?

O custo de um microcontrolador hoje "é inferior" comparado a qualquer circuito analógico com as mesmas funções . Em outras palavras , desenvolver um circuito "discreto" utilizandos CI´s , transistores , etc , etc , além de ser "mais caro" , torna-se IMUTÁVEL para futuras alterações . Mexer nas estrutura de um hardware , significa mudar PCI (placa de circuito impresso) , mudar muitas vezes CI´s , circuitos , etc . Mexer no desempenho de um microcontrolador (funções) significa em resumo trabalhar com "letrinhas" ...rs , acrescentar ou retirar instruções , e pronto.  Comprar um microcontrolador é barato ....mas desenvolver o SOFTWARE ...humm ! Ou voce mesmo faz , ou compra um pronto .

Existe uma grande diferença entre os que desenvolvem software para INFORMÁTICA , (microcomputadores) , com o desenvolvimento de PROGRAMAS para rodar em microcontroladores . No segundo caso , uma boa "intimidade" com os circuitos eletrônicos  é imprecindivel !  

O PROFISSIONAL DE HOJE

O estado de arte da eletrônica atual necessita de profissionais que serão muito bem vistos se vestirem as duas fantasias descritas acima . A do softero  hábil em criar programas - que nem quer saber como funciona uma fonte de alimentação regulada , e a do técnico hábil em enxergar circuitos que funcionem (interface - hardware) e transporte ao mundo real o que um micro+software desempenha no mundo lógico  . Pronto: nasce um produto ! .  Facil ? não , não digo que seja  facil  !

FAMILIA 8051

Existem varias linhas de microcontroladores desenvolvidos pelos fabricantes (ATMEL , PHILIPS , MOTOROLA , PIC , etc)  , que a partir de uma estrutura inicial , criam variações visando melhor atender ao projetista - incluindo melhor desempenho e/ou recução de custo . A estas variações denomina-se FAMILIA de CI´S.

MICROPROCESSADOR X MICROCONTROLADOR

 

Qual a diferença entre "processador" e "controlador" ? Os microprocessadores nasceram antes ... foram desenvolvidos unicamente com o intuito principal de serem programaveis  = processar um software. Os microcontroladores , surgiram na necessidade de serem "partes integrantes" de um circuito ou produto eletronico = controlar um circuito . Para isto os microcontroladores dispõe de um numero de PORTAS (conjunto de pinos do CI) que podem ser utilizadas como ENTRADA ou SAÍDA de dados . O que são dados ? do ingles DATA , dados  representam qualquer INFORMAÇÃO . Exemplo mais simples: um determinado pino (um bit de uma porta) pode exibir em instantes especificos a voltagem zero ( V = 0 ) ou 5 ( V = 5 volts) . Pronto , isto já é um DADO . (diferente daquele joguinho com o cubinho de seis lados..). Esta informação "eletronica" , pode dentre outras atribuições , por exemplo ser aplicada a base de um transistor (atravez de um resistor de limitação) que por sua vez vai energizar a bobina de um relê conectada em seu coletor . Temos ai uma interface simples onde um micro controla um relê de saida . Os contatos deste relê podem ligar um motor ! este motor pode estar acoplado a uma bomba dágua ! Esta bomba dágua pode encher um tanque ou uma piscina ! Um sensor pode enviar  informação ao micro quando o tanque ou piscina estiverem cheios  , que baseado em outras informações (outros sensores) o micro pode tomar decisões "inteligentes" desligando o motor ! Um sistema "gigante" controlado por um micro de alguns poucos reais ! Vale a pena gastar algumas horas estudando os microcontroladores ? .. eu acho que sim ! 

 

89c55 - controle digital de velocidade